Cresce a expectativa pela realização do novo concurso Iprem SP (Instituto de Previdência Municipal de São Paulo). Acontece que, durante a 10ª Sessão Ordinária do Conselho Deliberativo, realizada no último dia 10 de outubro, os conselheiros decidiram reiterar para a Casa Civil a necessidade de autorização do novo certame, para o novo cargo de analista de previdência, criado em 29 de setembro, por meio da lei 17.997, pelo prefeito Ricardo Nunes, ou para o cargo de analista de planejamento e desenvolvimento organizacionial (APDO). A ata da reunião foi publicada no diário oficial desta terça-feira, 24 de outubro.
No caso de analista, este será o primeiro concurso do Iprem. Ao todo foram criadas 70 vagas e para concorrer é necessário possuir formação de nível superior. A remuneração dos servidores será feita por meio de subsídios, com remuneração inicial de R$ 9.540 mil, para jornada de trabalho de 40 horas semanais, podendo chegar a R$ 18.021,49 no final da carreira.
Para concorrer será necessário possuir formação nas seguintes áreas:
- Administração,
- Ciências Jurídicas,
- Estatística,
- Ciências Atuariais,
- Ciências Contábeis
- Economia
De acordo com a lei que cria o cargo, além das provas objetivas, a seleção poderá contar com um curso de formação profissional
Concurso Iprem SP: veja atribuições do cargo
- I - Instruir, analisar, revisar, cadastrar, acompanhar e manifestar-se tecnicamente nos processos de concessão, pagamento, manutenção, revisão e extinção de benefícios previdenciários;
- II - Realizar o cálculo e implementar o benefício em folha de pagamento, bem como relatar eventuais distorções que possam ocorrer no cálculo ou em virtude de alteração legislativa, propiciando a manutenção regular do benefício;
- III - Planejar, implantar, avaliar, atender, orientar e capacitar sobre as ações voltadas ao atendimento, orientação e informação aos segurados ativos, aposentados e pensionistas do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS zelando pela manutenção e atualização do banco de dados e do cadastro previdenciários;
- IV - Propor, implantar, executar e avaliar políticas públicas, projetos, planos, pesquisas e ações voltadas ao aprimoramento da gestão previdenciária municipal e da sustentabilidade financeira e atuarial do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, emitindo notas e pareceres técnicos e propondo o aperfeiçoamento de
normas complementares; - V – Realizar o gerenciamento dos ativos e passivos previdenciários, de forma a manter uma compatibilidade entre ambos, analisando riscos e formulando planos de mitigação, incluindo a elaboração, acompanhamento e revisão da política anual de investimentos, com a elaboração de relatórios e demonstrativos da alocação,
gestão dos riscos e desempenho da carteira, sempre considerando a análise econômica do mercado e seus indicadores, em seus aspectos conjunturais e de
estrutura; - VI – Gerar relatórios gerenciais e operacionais, mantendo sempre atualizado o cadastro de imóveis do Fundo Previdenciário, realizando inventário e reavaliação
anual; - VII - Proceder aos cálculos necessários ao planejamento da previdência dos servidores municipais; com o cálculo de reservas que o órgão deve manter para garantir o pagamento dos benefícios atuais ou compromissos futuros, com análise de riscos, de forma a subsidiar a área técnica de administração dos fundos de
Previdência; - VIII - Realizar ou acompanhar os estudos técnicos e estatísticos para estimar a incidência de doenças, mortes e acidentes de trabalho, bem como calcular a
probabilidade de eventos; - IX - Desenvolver, implantar, executar e avaliar sistemas, processos e métodos de gestão nas áreas de concessão, manutenção e auditoria de benefícios previdenciário e desenvolver, acompanhar, executar e avaliar a execução do orçamento, bem como a elaboração de sua programação financeira, exercício do controle de suas contas bancárias, administração de seus haveres financeiros e mobiliários, gestão patrimonial, considerando o regime de financiamento pelos fundos previdenciários segregada da unidade gestora, conforme exigido e autorizado pela legislação;
- X - Formular, implantar, executar e avaliar as atividades especializadas de alta complexidade de planejamento, orçamento, finanças, controles internos, contabilidade, auditoria, gestão e, sob supervisão, as tarefas de natureza acessória e complementar, bem como de acompanhamento e operacionalização dos expedientesrelacionados com o atendimento a determinações judiciais e requisições de Órgãos e Entidades de fiscalização e controle;
- XI - Atuar de forma integrada com Órgãos e Entidades dos Poderes do Município e demais esferas de governo, em assuntos relacionados ao Regime Próprio de Previdência Social - RPPS, bem como na promoção da transparência e gestão fiscal responsável;
- XII – Fornecer apoio técnico-jurídico e administrativo às diversas áreas de atuação da autarquia, nos limites definidos pelos órgãos da Procuradoria Geral do Município, por meio da análise e informações de natureza jurídica em processos administrativos referente a acordos, convênios, contratos e suas minutas, licitações, a aplicabilidade da legislação que rege a Administração Pública e a gestão previdenciária, a subsídio à defesa e a prestação de informações aos Tribunal de Contas e Ministério Público;
- XIII - Verificar o cumprimento de normas constitucionais, leis, decretos, regulamentos, resoluções e outras atos normativos aplicáveis ao campo de atuação da Autarquia;
- XIV- Realizar a capacitação e o aperfeiçoamento dos servidores que atuam na área previdenciária do IPREM, da Administração Direta e Indireta, do Tribunal de Contas
do Município de São Paulo – TCMSP e da Câmara Municipal de São Paulo – CMSP; - XV - Desenvolver outras atividades afins que lhe forem designadas pelos seus superiores e que estejam de acordo com a sua habilitação profissional.
Vagas para carreira de APDO
O Iprem SP também conta com outra seleção em pauta, para o preenchimento de mais 58 vagas, para cargos com exigências de ensino médio e nível superior, com iniciais de até R$ 6.106,33.
Das 58 vagas previstas, 25 são para o cargo de assistente administrativo de gestão (AAG), com exigência de ensino médio, e 33 para o cargo de analista de planejamento e desenvolvimento organizacionial (APDO), com necessidade de nível superior.
No caso de assistente, a remuneração inicial é de R$ 2.517,50, passando para R$ 2.650 em 2024 e chegando a R$ 5.570,20 no final da carreira. Para apdo, a remuneração, no último concurso, realizado em 2015, foi de R$ 6.106,33.
Saiba mais sobre o cargo de AAG
O cargo de assistente administrativo de gestão foi criado pela lei 17.721, de 2021, que reestrutura as carreiras de ensino fundamental e médio da prefeitura de São Paulo.
Com a reestruturação, a carreira conta com três níveis:
- I - Nível I: 10 (dez) Categorias;
- II - Nível II: 6 (seis) Categorias;
- III - Nível III: 2 (duas) Categorias
Veja publicação oficial
ATA N.º 10/2023 - 10ª SESSÃO DE ORDINÁRIA
No décimo dia do mês de outubro do ano de dois mil e vinte e três, de forma virtual, ocorreu a 10ª Sessão Ordinária do Conselho Deliberativo presidida pelo Conselheiro Everaldo Guedes de Azevedo França e pela Conselheira Lisandra Cristiane Gonçalves
com os demais conselheiros Enrico Van Blarcum de Graaf Misasi, Ejivaldo do Espírito Santo, Letícia Grisólio Dias, Marcelo Gonzalez, Rafael Rodrigues Aguirrezabal e Rosalina Rochade Miranda. Participaram também da reunião, a Sra. Eni Pereira de Souza e a Sra Sonia Cristina Alves Follador, Conselheiras Suplentes. Participaram também da reunião, como convidados, Marcelo Pierantozzi e Lucas Bonotte Duarte que respondem pelo setor de Contabilidade.
Após análise sobre os quadros de servidores do IPREM, o Conselho indicou necessidade de reiterar para a Casa Civil o pedido sobre o concurso para APDO ou nova carreira previdenciária, com urgência. A Conselheira Lisandra pede para que seja enviada uma cópia desta, para a Casa Civil.
Saiba como foi o último concurso APDO
No concurso Iprem SP, o último certame para analista de planejamento e desenvolvimento organizacional da prefeitura ocorreu em 2015, quando foram oferecidas 178 vagas, sendo 95 para analista de informações, cultura e desporto - biblioteconomia, 73 para apdo na área de ciências contábeis e 10 para apdo na área de ciências econômicas. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Vunesp.
Para os dois cargos de APDO, a prova objetiva contou com 80 questões. No caso de contabilidade, a distribuição foi a seguinte:
- conhecimentos gerais - 40
- conhecimentos específicos - 40
As questões de conhecimentos gerais foram distribuídas da seguinte forma:
- língua portuguesa - 15
- raciocínio lógico - 5
- administração pública - 20
Para a área de ciências econômicas;
- conhecimentos gerais - 40
- conhecimentos específicos - 40
Na área de conhecimentos gerais, a distribuição foi a seguinte:
- língua portuguesa - 10
- raciocínio lógico - 10
- administração pública - 12
- realidades municipais - 8
Siga o JC Concursos no Google NewsSobre FCC - Fundação Carlos Chagas
Instituição de direito privado e sem fins lucrativos, a Fundação Carlos Chagas (FCC) concentra suas atividades em duas grandes áreas: pesquisa/educação e organização de concursos/processos seletivos. A banca pode ser contatada pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
concursosconcursos 2024concursos sp (são paulo)provas anteriores