MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos
Notícia em primeiro lugar

Concurso Iprem SP: conselho pede urgência para autorização do prefeito Ricardo Nunes

Primeiro concurso Iprem SP (Instituto de Previdência Municipal de São Paulo) para analista será para formados de nível superior, com R$ 9,5 mil

Concurso Iprem SP: conselho pede urgência para autorização do prefeito Ricardo Nunes
Concurso Iprem SP: sede da prefeitura de São Paulo: Divulgação
Fernando Cezar Alves

Fernando Cezar Alves

fernando@jcconcursos.com.br

Publicado em 24/10/2023, às 08h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Cresce a expectativa pela realização do novo concurso Iprem SP (Instituto de Previdência Municipal de São Paulo). Acontece que, durante a 10ª Sessão Ordinária do Conselho Deliberativo, realizada no último dia 10 de outubro, os conselheiros decidiram reiterar para a Casa Civil a necessidade de autorização do novo certame, para o novo cargo de analista de previdência, criado em 29 de setembro, por meio da lei 17.997, pelo prefeito Ricardo Nunes, ou para o cargo de analista de planejamento e desenvolvimento organizacionial (APDO). A ata da reunião foi publicada no diário oficial desta terça-feira, 24 de outubro. 

No caso de analista, este será o primeiro concurso do Iprem. Ao todo foram criadas 70 vagas e para concorrer é necessário possuir formação de nível superior. A remuneração dos servidores será feita por meio de subsídios, com remuneração inicial de R$ 9.540 mil, para jornada de trabalho de 40 horas semanais, podendo chegar a R$ 18.021,49 no final da carreira.

Para concorrer será necessário possuir formação nas seguintes áreas:

  • Administração,
  • Ciências Jurídicas,
  • Estatística,
  • Ciências Atuariais,
  • Ciências Contábeis
  • Economia

De acordo com a lei que cria o cargo, além das provas objetivas, a seleção poderá contar com um curso de formação profissional

Concurso Iprem SP: veja atribuições do cargo

  • I - Instruir, analisar, revisar, cadastrar, acompanhar e manifestar-se tecnicamente nos processos de concessão, pagamento, manutenção, revisão e extinção de benefícios previdenciários;
  • II - Realizar o cálculo e implementar o benefício em folha de pagamento, bem como relatar eventuais distorções que possam ocorrer no cálculo ou em virtude de alteração legislativa, propiciando a manutenção regular do benefício;
  • III - Planejar, implantar, avaliar, atender, orientar e capacitar sobre as ações voltadas ao atendimento, orientação e informação aos segurados ativos, aposentados e pensionistas do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS zelando pela manutenção e atualização do banco de dados e do cadastro previdenciários;
  • IV - Propor, implantar, executar e avaliar políticas públicas, projetos, planos, pesquisas e ações voltadas ao aprimoramento da gestão previdenciária municipal e da sustentabilidade financeira e atuarial do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, emitindo notas e pareceres técnicos e propondo o aperfeiçoamento de
    normas complementares;
  • V – Realizar o gerenciamento dos ativos e passivos previdenciários, de forma a manter uma compatibilidade entre ambos, analisando riscos e formulando planos de mitigação, incluindo a elaboração, acompanhamento e revisão da política anual de investimentos, com a elaboração de relatórios e demonstrativos da alocação,
    gestão dos riscos e desempenho da carteira, sempre considerando a análise econômica do mercado e seus indicadores, em seus aspectos conjunturais e de
    estrutura;
  • VI – Gerar relatórios gerenciais e operacionais, mantendo sempre atualizado o cadastro de imóveis do Fundo Previdenciário, realizando inventário e reavaliação
    anual;
  • VII - Proceder aos cálculos necessários ao planejamento da previdência dos servidores municipais; com o cálculo de reservas que o órgão deve manter para garantir o pagamento dos benefícios atuais ou compromissos futuros, com análise de riscos, de forma a subsidiar a área técnica de administração dos fundos de
    Previdência;
  • VIII - Realizar ou acompanhar os estudos técnicos e estatísticos para estimar a incidência de doenças, mortes e acidentes de trabalho, bem como calcular a
    probabilidade de eventos;
  • IX - Desenvolver, implantar, executar e avaliar sistemas, processos e métodos de gestão nas áreas de concessão, manutenção e auditoria de benefícios previdenciário e desenvolver, acompanhar, executar e avaliar a execução do orçamento, bem como a elaboração de sua programação financeira, exercício do controle de suas contas bancárias, administração de seus haveres financeiros e mobiliários, gestão patrimonial, considerando o regime de financiamento pelos fundos previdenciários segregada da unidade gestora, conforme exigido e autorizado pela legislação;
  • X - Formular, implantar, executar e avaliar as atividades especializadas de alta complexidade de planejamento, orçamento, finanças, controles internos, contabilidade, auditoria, gestão e, sob supervisão, as tarefas de natureza acessória e complementar, bem como de acompanhamento e operacionalização dos expedientesrelacionados com o atendimento a determinações judiciais e requisições de Órgãos e Entidades de fiscalização e controle;
  • XI - Atuar de forma integrada com Órgãos e Entidades dos Poderes do Município e demais esferas de governo, em assuntos relacionados ao Regime Próprio de Previdência Social - RPPS, bem como na promoção da transparência e gestão fiscal responsável;
  • XII – Fornecer apoio técnico-jurídico e administrativo às diversas áreas de atuação da autarquia, nos limites definidos pelos órgãos da Procuradoria Geral do Município, por meio da análise e informações de natureza jurídica em processos administrativos referente a acordos, convênios, contratos e suas minutas, licitações, a aplicabilidade da legislação que rege a Administração Pública e a gestão previdenciária, a subsídio à defesa e a prestação de informações aos Tribunal de Contas e Ministério Público;
  • XIII - Verificar o cumprimento de normas constitucionais, leis, decretos, regulamentos, resoluções e outras atos normativos aplicáveis ao campo de atuação da Autarquia;
  • XIV- Realizar a capacitação e o aperfeiçoamento dos servidores que atuam na área previdenciária do IPREM, da Administração Direta e Indireta, do Tribunal de Contas
    do Município de São Paulo – TCMSP e da Câmara Municipal de São Paulo – CMSP;
  • XV - Desenvolver outras atividades afins que lhe forem designadas pelos seus superiores e que estejam de acordo com a sua habilitação profissional.

Vagas para carreira de APDO

O Iprem SP também conta com outra seleção em pauta, para o preenchimento de mais 58 vagas, para cargos com exigências de ensino médio e nível superior, com iniciais de até R$ 6.106,33.

Das 58 vagas previstas, 25 são para o cargo de assistente administrativo de gestão (AAG), com exigência de ensino médio, e 33 para o cargo de analista de planejamento e desenvolvimento organizacionial (APDO), com necessidade de nível superior.

No caso de assistente, a remuneração inicial é de R$ 2.517,50, passando para R$ 2.650 em 2024 e chegando a R$ 5.570,20 no final da carreira. Para apdo, a remuneração, no último concurso, realizado em 2015, foi de R$ 6.106,33.

Saiba mais sobre o cargo de AAG

O cargo de assistente administrativo de gestão foi criado pela lei 17.721, de 2021, que reestrutura as carreiras de ensino fundamental e médio da prefeitura de São Paulo.

Com a reestruturação, a carreira conta com três níveis:

  • I - Nível I: 10 (dez) Categorias;
  • II - Nível II: 6 (seis) Categorias;
  • III - Nível III: 2 (duas) Categorias

Veja publicação oficial

ATA N.º 10/2023 - 10ª SESSÃO DE ORDINÁRIA
No décimo dia do mês de outubro do ano de dois mil e vinte e três, de forma virtual, ocorreu a 10ª Sessão Ordinária do Conselho Deliberativo presidida pelo Conselheiro Everaldo Guedes de Azevedo França e pela Conselheira Lisandra Cristiane Gonçalves
com os demais conselheiros Enrico Van Blarcum de Graaf Misasi, Ejivaldo do Espírito Santo, Letícia Grisólio Dias, Marcelo Gonzalez, Rafael Rodrigues Aguirrezabal e Rosalina Rochade Miranda. Participaram também da reunião, a Sra. Eni Pereira de Souza e a Sra Sonia Cristina Alves Follador, Conselheiras Suplentes. Participaram também da reunião, como convidados, Marcelo Pierantozzi e Lucas Bonotte Duarte que respondem pelo setor de Contabilidade.

Após análise sobre os quadros de servidores do IPREM, o Conselho indicou necessidade de reiterar para a Casa Civil o pedido sobre o concurso para APDO ou nova carreira previdenciária, com urgência. A Conselheira Lisandra pede para que seja enviada uma cópia desta, para a Casa Civil.

Saiba como foi o último concurso APDO

No concurso Iprem SP, o último certame para analista de planejamento e desenvolvimento organizacional da prefeitura ocorreu em 2015, quando foram oferecidas 178 vagas, sendo 95 para analista de informações, cultura e desporto - biblioteconomia, 73 para apdo na área de ciências contábeis e 10 para apdo na área de ciências econômicas. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Vunesp.

Para os dois cargos de APDO, a prova objetiva contou com 80 questões. No caso de contabilidade, a distribuição foi a seguinte:

  • conhecimentos gerais - 40
  • conhecimentos específicos - 40

As questões de conhecimentos gerais foram distribuídas da seguinte forma:

  • língua portuguesa - 15
  • raciocínio lógico - 5
  • administração pública - 20

Para a área de ciências econômicas;

  • conhecimentos gerais - 40
  • conhecimentos específicos - 40

Na área de conhecimentos gerais, a distribuição foi a seguinte:

  • língua portuguesa - 10
  • raciocínio lógico - 10
  • administração pública - 12
  • realidades municipais - 8

Siga o JC Concursos no Google News

Sobre FCC - Fundação Carlos Chagas

Instituição de direito privado e sem fins lucrativos, a Fundação Carlos Chagas (FCC) concentra suas atividades em duas grandes áreas: pesquisa/educação e organização de concursos/processos seletivos. A banca pode ser contatada pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

+ Resumo do Concurso Iprem SP 2024

Iprem SP - Instituto de Previdência Municipal de São Paulo
Vagas: 30
Taxa de inscrição: De R$ 98,75
Cargos: Analista
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 9655,08
Organizadora: FCC
Estados com Vagas: SP
Cidades: São Paulo - SP

+ Agenda do Concurso

05/07/2024 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
15/08/2024 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
15/09/2024 Prova Adicionar no Google Agenda
concursosconcursos 2024concursos sp (são paulo)provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.