Agora é oficial. O prefeito Ricardo Nunes sancionou, por meio de publicação no diário oficial do município de São Paulo desta sexta-feira, 29 de setembro, a lei 17.997, que cria a carreira de analista de previdência, para a realização do primeiro concurso Iprem SP (Instituto de Previdência Municipal de São Paulo) na área. A nova lei corresponde ao projeto de lei 447/23, do próprio prefeito, aprovada em 16 de agosto, com aprovação, na sessão extraordinária da Câmara Municipal de São Paulo. Com isso, a seleção já pode ser autorizada pelo prefeito.
A nova lei cria 70 vagas para a carreira, para preenchimento por meio de primeiro concurso público no Iprem. Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior. A remuneração dos servidores será feita por meio de subsídios, com remuneração inicial de R$ 9.540 mil, para jornada de trabalho de 40 horas semanais, podendo chegar a R$ 18.021,49 no final da carreira.
Para concorrer será necessário possuir formação nas seguintes áreas:
- Administração,
- Ciências Jurídicas,
- Estatística,
- Ciências Atuariais,
- Ciências Contábeis
- Economia
A carreira contará com quatro níveis (I, II, III e IV), com cinco categorias nos dois primeiros, quatro no terceiro e três no quarto.
Desta forma, a evolução salarial é a seguinte:
Nível I
- 1- R$ 9.540
- 2 - R$ 10.018
- 3 - R$ 10.318,53
- 4 - R$ 10.628,10
- 5 - R$ 10.946,94
Nível II
- 1 - R$ 11.603,74
- 2 - R$ 11.951,86
- 3 - R$ 12.370,17
- 4 - R$ 12.803,13
- 5 - R$ 13.251,25
Nível III
- 1 - R$ 14.046,32
- 2 - R$ 14.537,94
- 3 - R$ 15.046,77
- 4 - R$ 15.573,41
Nível IV
- 1 - R$ 16.661,88
- 2 - R$ 17.328.36
- 3 - R$ 18.021,49
De acordo com a lei que cria o cargo, além das provas objetivas, a seleção poderá contar com um curso de formação profissional
Concurso Iprem SP: veja atribuições do cargo
- I - Instruir, analisar, revisar, cadastrar, acompanhar e manifestar-se tecnicamente nos processos de concessão, pagamento, manutenção, revisão e extinção de benefícios previdenciários;
- II - Realizar o cálculo e implementar o benefício em folha de pagamento, bem como relatar eventuais distorções que possam ocorrer no cálculo ou em virtude de alteração legislativa, propiciando a manutenção regular do benefício;
- III - Planejar, implantar, avaliar, atender, orientar e capacitar sobre as ações voltadas ao atendimento, orientação e informação aos segurados ativos, aposentados e pensionistas do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS zelando pela manutenção e atualização do banco de dados e do cadastro previdenciários;
- IV - Propor, implantar, executar e avaliar políticas públicas, projetos, planos, pesquisas e ações voltadas ao aprimoramento da gestão previdenciária municipal e da sustentabilidade financeira e atuarial do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, emitindo notas e pareceres técnicos e propondo o aperfeiçoamento de
normas complementares; - V – Realizar o gerenciamento dos ativos e passivos previdenciários, de forma a manter uma compatibilidade entre ambos, analisando riscos e formulando planos de mitigação, incluindo a elaboração, acompanhamento e revisão da política anual de investimentos, com a elaboração de relatórios e demonstrativos da alocação,
gestão dos riscos e desempenho da carteira, sempre considerando a análise econômica do mercado e seus indicadores, em seus aspectos conjunturais e de
estrutura; - VI – Gerar relatórios gerenciais e operacionais, mantendo sempre atualizado o cadastro de imóveis do Fundo Previdenciário, realizando inventário e reavaliação
anual; - VII - Proceder aos cálculos necessários ao planejamento da previdência dos servidores municipais; com o cálculo de reservas que o órgão deve manter para garantir o pagamento dos benefícios atuais ou compromissos futuros, com análise de riscos, de forma a subsidiar a área técnica de administração dos fundos de
Previdência; - VIII - Realizar ou acompanhar os estudos técnicos e estatísticos para estimar a incidência de doenças, mortes e acidentes de trabalho, bem como calcular a
probabilidade de eventos; - IX - Desenvolver, implantar, executar e avaliar sistemas, processos e métodos de gestão nas áreas de concessão, manutenção e auditoria de benefícios previdenciário e desenvolver, acompanhar, executar e avaliar a execução do orçamento, bem como a elaboração de sua programação financeira, exercício do controle de suas contas bancárias, administração de seus haveres financeiros e mobiliários, gestão patrimonial, considerando o regime de financiamento pelos fundos previdenciários segregada da unidade gestora, conforme exigido e autorizado pela legislação;
- X - Formular, implantar, executar e avaliar as atividades especializadas de alta complexidade de planejamento, orçamento, finanças, controles internos, contabilidade, auditoria, gestão e, sob supervisão, as tarefas de natureza acessória e complementar, bem como de acompanhamento e operacionalização dos expedientesrelacionados com o atendimento a determinações judiciais e requisições de Órgãos e Entidades de fiscalização e controle;
- XI - Atuar de forma integrada com Órgãos e Entidades dos Poderes do Município e demais esferas de governo, em assuntos relacionados ao Regime Próprio de Previdência Social - RPPS, bem como na promoção da transparência e gestão fiscal responsável;
- XII – Fornecer apoio técnico-jurídico e administrativo às diversas áreas de atuação da autarquia, nos limites definidos pelos órgãos da Procuradoria Geral do Município, por meio da análise e informações de natureza jurídica em processos administrativos referente a acordos, convênios, contratos e suas minutas, licitações, a aplicabilidade da legislação que rege a Administração Pública e a gestão previdenciária, a subsídio à defesa e a prestação de informações aos Tribunal de Contas e Ministério Público;
- XIII - Verificar o cumprimento de normas constitucionais, leis, decretos, regulamentos, resoluções e outras atos normativos aplicáveis ao campo de atuação da Autarquia;
- XIV- Realizar a capacitação e o aperfeiçoamento dos servidores que atuam na área previdenciária do IPREM, da Administração Direta e Indireta, do Tribunal de Contas
do Município de São Paulo – TCMSP e da Câmara Municipal de São Paulo – CMSP; - XV - Desenvolver outras atividades afins que lhe forem designadas pelos seus superiores e que estejam de acordo com a sua habilitação profissional.
Outros cargos em pauta
Além do primeiro concurso para analista de previdência, com previsão de 70 vagas, o Iprem SP também conta com outra seleção em pauta, para o preenchimento de mais 58 vagas, para cargos com exigências de ensino médio e nível superior, com iniciais de até R$ 6.106,33.
Das 58 vagas previstas, 25 são para o cargo de assistente administrativo de gestão (AAG), com exigência de ensino médio, e 33 para o cargo de analista de planejamento e desenvolvimento organizacionial (APDO), com necessidade de nível superior. No caso de assistente, a remuneração inicial é de R$ 2.517,50, passando para R$ 2.650 em 2024 e chegando a R$ 5.570,20 no final da carreira. Para apdo, a remuneração, no último concurso, realizado em 2015, foi de R$ 6.106,33.
saiba mais sobre o cargo de AAG
O cargo de assistente administrativo de gestão foi criado pela lei 17.721, de 2021, que reestrutura as carreiras de ensino fundamental e médio da prefeitura de São Paulo.
Com a reestruturação, a carreira conta com três níveis:
- I - Nível I: 10 (dez) Categorias;
- II - Nível II: 6 (seis) Categorias;
- III - Nível III: 2 (duas) Categorias
Saiba como foi o último concurso APDO
No concurso Iprem SP, o último certame para analista de planejamento e desenvolvimento organizacional da prefeitura ocorreu em 2015, quando foram oferecidas 178 vagas, sendo 95 para analista de informações, cultura e desporto - biblioteconomia, 73 para apdo na área de ciências contábeis e 10 para apdo na área de ciências econômicas. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Vunesp.
Para os dois cargos de APDO, a prova objetiva contou com 80 questões. No caso de contabilidade, a distribuição foi a seguinte:
- conhecimentos gerais - 40
- conhecimentos específicos - 40
As questões de conhecimentos gerais foram distribuídas da seguinte forma:
- língua portuguesa - 15
- raciocínio lógico - 5
- administração pública - 20
Para a área de ciências econômicas;
- conhecimentos gerais - 40
- conhecimentos específicos - 40
Na área de conhecimentos gerais, a distribuição foi a seguinte:
- língua portuguesa - 10
- raciocínio lógico - 10
- administração pública - 12
- realidades municipais - 8
Siga o JC Concursos no Google NewsSobre FCC - Fundação Carlos Chagas
Instituição de direito privado e sem fins lucrativos, a Fundação Carlos Chagas (FCC) concentra suas atividades em duas grandes áreas: pesquisa/educação e organização de concursos/processos seletivos. A banca pode ser contatada pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
concursosconcursos 2024concursos sp (são paulo)provas anteriores