Concurso Itesp SP (Fundação Instituto de Terras de São Paulo) pode ocorrer nos próximos meses, para reposição de pessoal, em diversos cargos
Cresce a expectativa pela realização de um novo concurso Itesp SP (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo). Nesta terça-feira, 3 de junho, foi publicada, no diário oficial da Assembleia Legislativa (Alesp), a emenda 1.170, ao projeto de lei 412/2025, o projeto do orçamento estadual de 2026, que prevê a contratação de servidores na instituição, pela realização de novo certame. Vale lembrar que, em 16 de abril, o deputado Guilherme Cortez (PSOL), encaminhou um requerimento de informações ao Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai Filizzola, sobre a necessidade e procedimentos que estão sendo tomados para a realização do novo certame.
A necessidade do concurso é reforçada pelo grande período de tempo sem seleções para o instituto. O último ocorreu há 12 anos, em 2013. O prazo de validade foi encerrado em 2018, após prorrogação.
Atualmente, o Itesp conta com um total de 279 vagas em aberto, de acordo com levantamento anual divulgado em 30 de abril. O levantamento considera até o dia 31 de dezembro de 2024. Desta forma, é possível que a necessidade tenha aumentado desde então, decorrentes de aposentadorias, exonerações e falecimentos.
De acordo com o levantamento, as necessidades são para os seguintes cargos:
LEIA TAMBÉM
Emenda nº 1170, ao Projeto de Lei nº 412/2025
Acrescente-se ao anexo III - Metas e Prioridades - do Projeto de Lei nº 412, de 2025, os seguintes Produtos do Programa abaixo relacionado:
"Programa: 1320 - Dignidade e Desenvolvimento nas Políticas Fundiária e Agrária.
Órgão: 13000 - SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO
Produto: 2521 - Fomento ao Desenvolvimento das Unidades Produtivas"
JUSTIFICATIVA
A Fundação ITESP é responsável pela execução da política agrária do governo do Estado de São Paulo. Necessita ser priorizada para receber recursos para os Assentamentos e áreas quilombolas a fim de garantir a requalificação da estrutura viária, perfuração de poços artesianos, rede de distribuição de água, galpões para estocagem e classificação de produtos entre outras benfeitorias necessárias para alavancar a produção de alimentos no Estado de São Paulo. Também são necessárias correções na ocupação do solo e investimentos nas áreas de preservação permanente e outras áreas de interesse ambiental.
Do mesmo modo, é necessário recompor as perdas inflacionárias em 40%, conforme estudo apresentado pela Associação dos Funcionários - AFITESP. Esta defasagem salarial ocorreu ao longo das últimas décadas e os últimos índices de reajuste concedidos pelo Governos Doria/Garcia e Tarcísio não foram capazes de recompor sequer a inflação deste período.
Devido aos baixos salários praticados, mas também pelo envelhecimento do quadro original de servidores, pelo menos 250 vagas do quadro permanentemente estão vagas. Tal defasagem sobrecarrega a qualidade do serviço, prejudicando os beneficiários das políticas públicas, sejam eles assentados, quilombolas, pequenos posseiros e moradores das periferias dos municípios rurais em busca de regularização fundiária.
Assim, deve-se urgentemente organizar concurso público para contratação de novos funcionários. Para atualização profissional do quadro de funcionários, é necessário contratar extensionistas com formação específica para agroecologia e produção de alimentos saudáveis, além de repor os perfis profissionais de desenvolvimento agrário, regularização fundiária, administração pública e direito.
É necessário reconstruir a Fundação ITESP que precisa voltar a ser um órgão promotor do desenvolvimento agrário e parceiro da reforma agrária.
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em 02/06/2025.
Donato, Ana Perugini, Beth Sahão, Dr. Jorge do Carmo, Eduardo Suplicy, Emídio de Souza, Enio Tatto, Leci Brandão, Luiz Claudio Marcolino, Luiz Fernando T. Ferreira, Márcia Lia, Maurici, Paulo Fiorilo, Professora Bebel, Reis, Rômulo Fernandes, Simão Pedro, Teonilio Barba, Thainara Faria
O último concurso Itesp SP foi realizado em 2013, com uma oferta de 134 vagas, distribuídas por diversos cargos, de níveis fundamental, médio e superior. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Vunesp.
No caso de ensino médio, as oportunidades foram para o seguinte cargo:
Para ensino médio/técnico:
Para nível superior:
ITESP
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação:
Não definido
Escolaridade:
Não definido
Faixa de salário:
Estados com Vagas: SP
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.