Concurso Metrô SP (Companhia do Metropolitano de São Paulo) está previsto desde 2022, quando anunciado pelo então presidente da empresa, Silvani Pereira
A realização de novo concurso Metrô SP (Companhia do Metropolitano de São Paulo) é uma das principais reivindicações da categoria, que chegou a anunciar que iniciaria uma paralisação das atividades a partir desta quarta-feira, 15 de fevereiro. No entanto, em reunião realizada na noite da terça, dia 14, os funcionários resolveram não aderir à greve, após a instituição acenar que negociará com o sindicato da categoria. Um novo concurso chegou a ser anunciado em 2022, pelo então presidente Silvani Pereira. Porém, ao deixar o comando da companhia em janeiro, um novo parecer ainda é aguardado por parte da nova administração.
Os funcionários do Metrô SP cobram que novas contratações sejam feitas em caráter efetivo o quanto antes, em detrimento de terceirizações, que estão sendo praticadas.
A categoria também cobra o pagamento de progressões salariais e um abono referente aos três anos trabalhados durante a pandemia de Covid 19. Quanto a isto, a compahia já se posicionou de que encaminhará um pedido ao governo do estado. Neste sentido, nova reunião para negociações está marcada para o próximo dia 28.
De acordo com levantamento oficial, divulgado em abril de 2022, a companhia já contava com uma carência de nada menos do que 2.387 servidores.
LEIA TAMBÉM
De um total de 10.109 vagas existentes, 7.722 atualmente estão preenchidas. Porém, é importante ressaltar que o levantamento leva em consideração dados obtidos até 31 de dezembro de 2021. Desta forma, novas necessidades podem ter surgido desde então, em decorrência de aposentadorias, falecimentos e exonerações. Um novo levantamento deve ser anunciado em 30 de abril.
De acordo com o documento, a maior necessidade é para o cargo de operador de transporte metroviário, com um total de 878 vagas em aberto. De um total de 3.286 oportunidades em seu quadro, apenas 2.408 estão preenchidas.
A segunda maior carência é para oficial de manutenção industrial, com 233 vagas em aberto. De um quadro de 1.065 vagas, apenas 832 estão preenchidas.
Por fim, a terceira maior necessidade é para analista de desenvolvimento e gestão, com 229 necessidade. O quadro é de 673 vagas, das quais 444 estão preenchidas.
Alguns outros cargos ocm necessidade de pessoal são os seguintes:
O último concurso Metrô SP ocorreu em 2019, quando foram oferecidas quatro vagas iniciais para o cargo de agente de segurança metroviário masculino e feminino, com duas vagas cada. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas (FCC). Para concorrer foi necessário possuir apenas ensino médio e altura mínima de 1,70m para homens e 1,65m para mulheres. A remuneração inicial foi de R$ 3.075,16.
A seleção foi composta de duas etapas:
A parte objetiva contou com 50 questões, da seguinte forma:
Antes disso, em 2018, um outro certame foi realizado para o preenchimento de oito vagas para o cargo de oficial de logística e almoxarifado. Neste caso, para concorrer foi necessário possuir ensino médio e carteira de habilitação a partir da categoria "B", com remuneração inicial de R$ 3.113. A banca também foi a Fundação Carlos Chagas
Siga o JC Concursos no Google News
Metrô São Paulo
- Companhia do Metropolitano de São Paulo
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação:
Não definido
Escolaridade:
Não definido
Faixa de salário:
Estados com Vagas: SP
Cidades: São Paulo - SP
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.