Tudo Sobre

Concurso PC BA

Concurso PC BA: mil vagas autorizadas para segundo semestre

O novo concurso PC BA (Polícia Civil do Estado da Bahia) contará com 100 vagas para delegado, 100 para escrivão e 800 para agente, que requerem nível superior



Patricia Lavezzo
Publicado em 14/07/2021, às 08h50 - Atualizado às 09h09

Concurso PC BA
Google street view

Boa notícia do concurso PC BA (Polícia Civil do Estado da Bahia). O governador Rui Costa anunciou no último dia 13 de julho, durante o seu programa Papo Correria, a autorização do certame para nada menos que 1.000 vagas.

Segundo o governador, a Saeb (Secretaria de Administração do Estado da Bahia) já foi autorizada a iniciar os preparativos. A Saeb e a Secretaria de Segurança irão preparar e fazer a publicação.

“Autorizei ontem a Saeb, junto com a Secretaria de Segurança Pública, para iniciar os preparativos de fazer o concurso neste segundo semestre de mil vagas para a Polícia Civil”, disse o governador.

As ofertas do concurso PC BA estão distribuídas entre os seguintes cargos de nível superior:

  • 100 vagas para delegado;
  • 100 vagas para escrivão;
  • 800 vagas para agente.

Anteriormente, Costa já havia explicado que, embora a corporação tenha realizado seleção recentemente, o certame não foi suficiente para preencher todos os postos para os cargos de agente e delegado, o que justifica uma nova avaliação.

Concurso PC BA: último edital

O último concurso PC BA ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 1.000 vagas, sendo 880 para o cargo de investigador, 82 para delegado e 38 para escrivão. A banca foi a Fundação Vunesp.

Para os cargos de investigador e escrivão foi exigido possuir formação de nível superior em qualquer área para ingresso, com remuneração inicial de R$ 3.915,85. Para a carreira de delegado, os interessados deveriam possuir formação superior em direito, com inicial de R$ 11.389,96.

O último concurso PC BA contou com sete fases, incluindo provas objetivas, provas discursivas, exame biomédico, teste de aptidão física, exame psicotécnico e análise de títulos.

Para as três carreiras, a prova objetiva contou com 100 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 70 de conhecimentos específicos.

Em conhecimentos gerais foram abordados temas de língua portuguesa, informática, raciocínio lógico, atualidades, promoção da igualdade racial e de gênero, medicina legal, noções de administração e leis específicas.

concursos publicosconcursos ba (bahia)concursos 2021

Comentários

Mais Lidas