As oportunidades do concurso PC CE (Polícia Civil do Ceará) são destinadas para os cargos de escrivão e inspetor, que exigem nível superior
Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 02/06/2021, às 12h17
Na semana passada foi publicado o edital do concurso PC CE (Polícia Civil do Ceará). O processo seletivo visa o provimento de 1.500 vagas para os cargos de escrivão e inspetor. Como este certame despertou o interesse de grande parte dos concurseiros cearenses, e até de todo o Brasil, o JC Concursos destrinchou o edital para apresentar as principais informações da seleção. Confira
Para participar do concurso PC CE, o candidato deve ter formação em nível superior, pode ser qualquer curso, e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria B para os dois cargos. Os salários iniciais também são iguais, no valor de R$ 3.732,86, com uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Enquanto que a distribuição das vagas está da seguinte forma:
Para o cargo de inspetor são 1.200 postos, sendo 400 imediatas e 1.200 cadastros. Dos 400 postos imediatos, 300 são para a ampla concorrência, 20 para portadores de deficiência e 80 cotas raciais. Das 800 vagas de cadastro são 600 para ampla concorrência, 60 para deficientes e 160 para cotas raciais.
LEIA TAMBÉM
No caso de inspetor são 300, sendo 100 imediatas e 200 cadastros. Das imediatas são 5 para portadores de deficiência e 20 para cotas raciais. Dos 200 cadastros, 150 para ampla concorrência, 10 para deficientes e 40 para cotas raciais.
O inspetor de polícia civil têm as seguintes atribuições:
Já o escrivão de polícia civil tem as seguintes atribuições:
No concurso PC CE, as inscrições poderão ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da banca organizadora, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Instituto Idecan).
No primeiro dia, o atendimento poderá ser feito a partir das 14 horas. As taxas são de R$ 150 para os dois cargos. O pagamento poderá ser feito até o primeiro dia útil após o último dia de inscrições (20 de julho).
A aplicação das provas objetivas e discursivas do concurso PC CE está marcada para ocorrer em 4 de setembro para as vagas de escrivão e 5 de setembro para inspetor. Nos dois dias, o exame terá início às 13 horas, com duração de seis horas.
A prova objetiva contará com 100 questões, sendo 20 de conhecimentos comuns e 80 de conhecimentos específicos para os dois cargos.
Em conhecimentos comuns os temas abordados serão:
Já em conhecimentos específicos:
A prova discursiva contará com quatro questões sobre o conteúdo programático.
Ao todo o certame contará cinco etapas, da seguinte forma:
1ª Fase: Provas escritas Objetivas e Discursivas, de caráter eliminatório e classificatório;
2ª Fase: Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
3ª Fase: Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
4ª Fase: Exame Toxicológico, de caráter eliminatório;
5ª Fase: Curso de Formação Profissional e Avaliação de Verificação de Aprendizagem, ambos de caráter.
A prova objetiva do concurso PC CE contará com os seguintes conteúdos programáticos:
Conhecimentos básicos para as duas carreiras:
LÍNGUA PORTUGUESA
INFORMÁTICA
Conhecimentos Específicos
NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL:
NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO:
NOÇÕES DE DIREITO PENAL:
NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL:
LEGISLAÇÃO PENAL EXTRAVAGANTE:
LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA:
Os teste físicos são avaliados com os seguintes exercícios, sendo que a capacidade será diferente para candidatos do sexo feminino e masculino:
Teste para o sexo feminino:
FLEXO-EXTENSÃO DE COTOVELOS SOBRE O SOLO EM APOIO NO BANCO
Posição inicial: decúbito ventral, perpendicularmente ao banco sueco com os joelhos apoiados sobre ele, mãos espalmadas e apoiadas no solo na largura dos ombros, cotovelos estendidos. A candidata deverá flexionar os braços (cotovelos) até formar um ângulo menor do que 90 graus ao aproximar o tórax a 10 centímetros do solo e retornar à posição inicial somente estendendo repetidamente os cotovelos. As execuções incorretas ou os movimentos incompletos não serão computados. Os cotovelos devem estar em extensão total para o início do movimento de flexão.
A candidata, durante a execução dos movimentos, deverá permanecer com a coluna ereta e os joelhos estendidos. A movimentação de quadris ou pernas, como forma de auxiliar a execução do movimento, o invalidará. O banco sueco a ser utilizado pelas candidatas para a execução deste exercício possuirá altura de, aproximadamente, 30 cm.
Uma linha a 10 centímetros da borda do banco sueco será marcada em toda a extensão de seu comprimento, que delimitará a área em que deverão estar apoiados os joelhos da candidata. Caso a candidata encoste com qualquer parte do corpo no solo (exceto as mãos), a contagem será encerrada.
Durante a execução do teste a candidata poderá ficar na posição de "repouso", sendo esta considerada a do início da execução do exercício, qual seja: decúbito ventral, perpendicularmente ao banco sueco com os joelhos apoiados sobre ele, mãos espalmadas e apoiadas no solo na largura dos ombros, cotovelos estendidos.
O objetivo é repetir os movimentos corretamente o máximo de vezes possíveis, em 60 segundos O teste é iniciado com as palavras “Atenção... Já!” e terminado com a palavra “Pare!”. O número de movimentos executados corretamente em 60 segundos será o resultado obtido. O cronômetro será acionado ao ser pronunciada a palavra “Já” e travado na pronúncia de “Pare!”.
RESISTÊNCIA ABDOMINAL
A candidata coloca-se em decúbito dorsal (de costas voltadas para o chão), com o corpo inteiramente estendido, bem como os braços, no prolongamento do corpo, acima da cabeça, tocando o solo com as mãos. Através de contração da musculatura abdominal, sem qualquer outro auxílio, a candidata adotará a posição sentada, flexionando simultaneamente os joelhos.
É requisito para a execução correta do movimento que os braços sejam levados à frente estendidos e paralelos ao solo, e ainda que a linha dos cotovelos ultrapasse a linha dos joelhos durante a flexão. Em seguida, a candidata retorna à posição inicial até que toque o solo com as mãos, completando um movimento, quando então poderá dar início à execução de novo movimento.
O teste é iniciado com as palavras “Atenção... Já!” e terminado com a palavra “Pare!”. O número de movimentos executados corretamente em 60 (sessenta) segundos será o resultado obtido. O cronômetro deverá ser acionado ao ser pronunciada a palavra “Já” e travado na pronúncia de “Pare!”. É permitido o repouso entre os movimentos, sem interrupção da cronometragem do tempo previsto.
CORRIDA DE 50 METROS
A candidata deve posicionar-se atrás da linha de largada, preferencialmente em afastamento ântero-posterior das pernas, devendo o pé da frente estar o mais próximo possível da referida linha. Ao ser dada a voz de comando “Atenção...Já!”, momento em que é acionado o cronômetro, a candidata deverá percorrer, no menor período de tempo possível, os 50 metros existentes entre a linha de largada e a linha de chegada.
A marcha do cronômetro será interrompida quando a candidata ultrapassar a linha de chegada com o tórax. O teste deve ser desenvolvido em pista de atletismo ou em área de superfície plana convenientemente demarcada. Caso ocorra a necessidade de se repetir o teste, haverá um intervalo máximo de 10 minutos e máximo de 15 minutos.
O resultado do teste será indicado pelo tempo utilizado pela candidata para completar o percurso, com a precisão de centésimos de segundo.
CORRIDA EM 12 MINUTOS
A candidata deve percorrer em uma pista de atletismo ou em uma área demarcada e plana, a maior distância possível, com precisão de dezena de metro (10 em 10 metros completos), em 12 minutos, sendo permitido andar durante o teste. O teste terá início através da voz de comando “Atenção...Já!” e será encerrado através de dois silvos longos de apito no 12º minuto.
Aos 10 minutos de corrida será emitido um silvo longo de apito para fins de orientação aos candidatos, avisando que faltam 2 minutos. Ao término da prova o(a) candidato(a) não deverá caminhar para frente do local correspondente ao apito de 12 minutos, podendo caminhar transversalmente ao percurso da pista.
Testes para o sexo masculino:
FLEXO-EXTENSÃO DE COTOVELOS EM APOIO DE FRENTE SOBRE O SOLO
Posição inicial: deitado, em decúbito ventral (peito voltado ao solo), pernas estendidas e unidas e ponta dos pés tocando o solo, cotovelos estendidos, mãos espalmadas apoiadas no solo, com dedos estendidos e voltados para frente do corpo, com a abertura um pouco maior que a largura dos ombros, o corpo totalmente estendido.
O candidato executará o exercício com a flexão dos cotovelos aproximando, o corpo alinhado, do solo em 10 centímetros, sem haver contato com qualquer parte do corpo com o solo, a não ser a ponta dos pés e as mãos, realizando a extensão dos braços voltando à posição inicial, completando assim 1 movimento completo.
Durante a execução do teste o candidato poderá ficar na posição de "repouso", sendo esta considerada a do início da execução do exercício, qual seja: deitado, em decúbito ventral (peito voltado ao solo), pernas estendidas e unidas e ponta dos pés tocando o solo, cotovelos estendidos, mãos espalmadas apoiadas no solo, com dedos estendidos e voltados para frente do corpo, com a abertura um pouco maior que a largura dos ombros, o corpo totalmente estendido. Caso, durante a flexão dos cotovelos, o corpo esteja desalinhado ou toque alguma parte do corpo no solo a contagem será encerrada.
O objetivo é repetir os movimentos corretamente o máximo de vezes possíveis, em 60 (sessenta) segundos.
O teste é iniciado com as palavras “Atenção... Já!” e terminado com a palavra “Pare!”. O número de movimentos executados corretamente em 60 (sessenta) segundos será o resultado obtido. O cronômetro será acionado ao ser pronunciada a palavra “Já” e travado na pronúncia de “Pare!”.
RESISTÊNCIA ABDOMINAL
O candidato coloca-se em decúbito dorsal (de costas voltadas para o chão), com o corpo inteiramente estendido, bem como os braços, no prolongamento do corpo, acima da cabeça, tocando o solo com as mãos. Através de contração da musculatura abdominal, sem qualquer outro auxílio, o candidato adotará a posição sentado, flexionando simultaneamente os joelhos.
É requisito para a execução correta do movimento que os braços sejam levados à frente estendidos e paralelos ao solo, e ainda que a linha dos cotovelos ultrapasse a linha dos joelhos durante a flexão. Em seguida, o candidato retorna à posição inicial até que toque o solo com as mãos, completando um movimento, quando então poderá dar início à execução de novo movimento.
O teste é iniciado com as palavras “Atenção... Já!” e terminado com a palavra “Pare!”. O número de movimentos executados corretamente em 60 (sessenta) segundos será o resultado obtido. O cronômetro deverá ser acionado ao ser pronunciada a palavra “Já” e travado na pronúncia de “Pare!”. É permitido o repouso entre os movimentos, sem interrupção da cronometragem do tempo previsto.
CORRIDA DE 50 METROS
O candidato deve posicionar-se atrás da linha de largada, preferencialmente em afastamento ântero-posterior das pernas, devendo o pé da frente estar o mais próximo possível da referida linha. Ao ser dada a voz de comando “Atenção...Já!”, momento em que é acionado o cronômetro, o(a) candidato(a) deverá percorrer, no menor período de tempo possível, os 50 metros existentes entre a linha de largada e a linha de chegada. A marcha do cronômetro será interrompida quando o candidato ultrapassar a linha de chegada com o tórax.
O teste deve ser desenvolvido em pista de atletismo ou em área de superfície plana convenientemente demarcada. Caso ocorra a necessidade de se repetir o teste, haverá um intervalo mínimo de 10 minutos e máximo de 15 minutos. O resultado do teste será indicado pelo tempo utilizado pelo candidato para completar o percurso, com a precisão de centésimos de segundo.
CORRIDA EM 12 MINUTOS
O candidato deve percorrer em uma pista de atletismo ou em uma área demarcada e plana, a maior distância possível, com precisão de dezena de metro (10 em 10 metros completos), em 12 (doze) minutos, sendo permitido andar durante o teste. O teste terá início através da voz de comando “Atenção...Já!” e será encerrado através de dois silvos longos de apito no 12º minuto.
Aos 10 minutos de corrida será emitido um silvo longo de apito para fins de orientação aos candidatos, avisando que faltam 2 minutos. Ao término da prova o candidato não deverá caminhar para frente do local correspondente ao apito de 12 minutos, podendo caminhar transversalmente ao percurso da pista.
Siga o JC Concursos no Google News
PC CE
- Polícia Civil do Ceará
Vagas: 1500
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos: Escrivão,
Inspetor
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Até R$ 3732,00
Organizadora: Idecan
Estados com Vagas: CE
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.