Tudo Sobre

Concurso Polícia Civil do Mato Grosso (PC MT)

Concurso PC MT: governador confirma que novo edital sai ainda este ano

Novo concurso PC MT (Polícia Civil do Mato Grosso) já conta com dotação prevista no orçamento para cargos de nível superior, para investigador, delegado e escrivão



Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 09/08/2021, às 08h55 - Atualizado às 14h38

Concurso PC MT: servidores da PC MT
Divulgação

O edital do novo concurso PC MT (Polícia Civil do Mato Grosso) deve mesmo ser publicado ainda em 2021. A confirmação é do governador Mauro Mendes, em anúncio sobre investimentos em pessoal na área de segurança. Segundo ele, além deste, também deverão ser realizados novos certames para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).   Novas informações devem ser confirmadas em breve.

Embora o governador não tenha antecipado a oferta de vagas, a PC MT conta com aval no orçamento de 2021 para o preenchimento de 2.632 vagas, destinadas a três cargos, todos com exigência de nível superior para ingresso.

Do total de postos, 1.944 são para o cargo de investigador de polícia, 530 de escrivão e 158 delegados. O quantitativo é bastante superior ao anunciado inicialmente, que será de 1.200 postos, sendo 600 para escrivão e 600 para investigador. Para os dois cargos, na época do aval, em 2018, os iniciais eram de R$ 5.310,83, com jornada de trabalho de 40 horas semanais, para os cargos de escrivão e investigador. Para o último, além da escolaridade, costuma ser exigida carteira de habilitação nas categoria "C" ou "D".

Concurso PC MT - veja atribuições dos cargos

No caso de escrivão do concurso PC MT, as atividades estão relacionadas com o recolhimento e análise de dados de interesse da investigação policial, em assessoria e sob designação de autoridade policial, além de cumprir despachos e portarias registradas por escrito pela autoridade, bem como lavrar os seguintes atos procedimentais: certificar atos cartorários e expedir intimações e notificações.

Já ao investigador cabe proceder, na ausência de autoridade policial, os devidos encaminhamentos aos procedimentos policiais nas tarefas que não forem privativas de autoridade policial, realizar intimações e notificações, assessorar estudos para a execução de projetos de organização e reorganização na área policial, efetuar prisões em flagrante e arrecadar instrumentos relacionados à prática de infrações penais, de acordo com as disposições legais.

Concurso PC MT - saiba mais sobre a seleção anterior 

O último concurso PC MT para estas carreiras ocorreu em 2013 e foi organizado pela Funcab e contou com duas fases. Na primeira os participantes foram submetidos a provas objetivas, prova de digitação para escrivão, exames de saúde, testes de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social. Na segunda, os candidatos foram submetidos a um curso de formação profissional. A parte objetiva contou com 70 questões, sendo 15 de língua portuguesa, dez de conhecimentos gerais e 45 de conhecimentos específicos. Das dez de conhecimentos gerais foram duas de ética e filosofia, quatro de atualidades e quatro de história e geografia do Mato Grosso. Já das 45 de conhecimentos específicos, cinco de noções de informática, seis de noções de direito administrativo, seis de noções de direito constitucional, seis de organização e estatuto da Polícia Judiciária Civil/MT, dez de noções de direito processual penal e 12 de noções de direito penal.

concursosconcursos mt (mato grosso)concursos 2022provas anteriores

Comentários

Mais Lidas