MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Concurso PF: diretor-geral reforça negociação para novas contratações

Novo concurso PF (Polícia Federal) está sendo discutido com o Governo Federal dentro de um pacote de medidas para restrição de armas

Concurso PF: diretor-geral reforça negociação para novas contratações
Concurso PF: diretor-geral da PF, Andrei Passos Crédito José Cruz EBC
Fernando Cezar Alves

Fernando Cezar Alves

fernando@jcconcursos.com.br

Publicado em 05/01/2024, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O novo concurso PF (Polícia Federal) está cada vez mais próximo de ocorrer ainda em 2024. A seleção já havia sido anunciada na última quarta-feira, 3 de janeiro, por meio de notícia veiculada pela Globo News. Agora, na última quinta, dia 4, o próprio diretor-geral da corporação, Andrei Passos, em entrevista também para a Globo News, reforçou que o certame já está sendo negociado com o Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos.

A contratação de mais servidores na PF faz parte de um plano da corporação no sentido de promover um maior controle de armas no país. Desta forma, a expectativa é de que o certame conte com um total de de nada menos do que 2 mil vagas. 

"Nós precisamos de meios, de recursos, para poder prestar um serviço à sociedade à altura do que é necessário. Portanto, sim, já há tratativas com o Ministério da Justiça, e com a própria ministra Esther Dweck, para que a gente tenha uma estrutura fortalecida", explicou.

A intenção é que sejam oferecidas oportunidades para todos os estados e para o Distrito Federal.

Vale lembrar que, em 21 de junho, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, já havia anunciado que a intenção é realizar concursos anuais não somente para a PF, mas para todos os órgãos de segurança pública federal.

Saiba como foi a última seleção

O último concurso PF ocorreu em 2021, quando foram oferecidas inicialmente 1.500 vagas, em diversos cargos de nível superior, com iniciais de até R$ 23.692,73. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.

A distribuição de vagas por cargos foi a seguinte:

  • agente - 893 vagas
  • delegado - 123 vagas
  • escrivão - 400 vagas
  • papiloscopista - 84 vagas

A seleção contou com as seguintes etapas:

  • provas objetivas e discursivas,
  • exames de aptidão física,
  • avaliação médica,
  • avaliação oral para o cargo de delegado,
  • prova prática de digitação para o cargo de escrivão,
  • análise de títulos para delegado,
  • avaliação psicológica
  • curso de formação profissional

Para os cargos de agente, escrivão e papiloscopista, a prova objetiva contou com três blocos, com 60 questões no bloco I, 36 no II e 24 no III, além da prova dissertativa, com até 30 linhas. Para delegado, a prova objetiva contou com 120 questões e a dissertativa, com três questões e uma peça profissional

Para delegado, as questões versaram sobre direito administrativo, direito constitucional, direito civil, direito processual civil, direito empresarial, direito internacional público e cooperação internacional, direito penal, direito processual penal, criminologia, direito previdenciário e direito financeiro e tributário.

Para agente de polícia, no bloco I, língua portuguesa, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional, noções de direito penal e processual penal, legislação especial, estatística e raciocínio lógico. No bloco II, informática e no bloco III, contabilidade geral.

Para escrivão, no bloco I, língua portuguesa, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional, noções de direito penal e processual penal, legislação especial, estatística e raciocínio lógico. No bloco II, informática e no bloco III, contabilidade geral e arquivologia.

Para papiloscopista, no bloco I, língua portuguesa, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional, noções de direito penal e processual penal, legislação especial, estatística e raciocínio lógico. No bloco II, informática e no bloco III, biologia, física e química

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso PF 2024

PF - Polícia Federal
Vagas: 2000
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Policial
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:

concursosconcursos federaisconcursos 2024provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.