MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos
Notícia em primeiro lugar

Concurso Pré Sal: órgão indica avanços para primeira seleção para contratação de efetivos

Primeiro concurso Pré-Sal para efetivos segue em pauta e aguarda aprovação final do plano de cargos pelo governo federal

Concurso Pre Sal: navio no mar
Concurso Pre Sal: navio no mar - Divulgação

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 23/04/2021, às 06h30 - Atualizado às 14h44

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O primeiro concurso Pré Sal Petróleo – PPSA (Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A) para preenchimento de pessoal efetivo segue em análise e está cada vez mais próximo de se concretizar.   De acordo com o relatório da administração, publicado no diário oficial da União desta sexta-feira, 23 de abril, uma das iniciativas estratégcas da instituição é realizar seu primeiro concurso para o quadro permanente de pessoal. Neste sentido, já elaborou seu plano de cargos e salários. O documento, segundo o relatório, já foi aprovado pelo Conselho de Administração e pelo Ministério de Minas e Energia e, após revisão, agora aguarda apenas análise e aprovação final por parte da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST). Novas informações devem ser confirmadas em breve

Atualmente, o quadro de pessoal da Pré Sal é composto de 58 empregados de livre-provimento, três diretores e um diretor presidente. 

De acordo com o estatuto, a empresa terá, no máximo, 150 empregados permanentes, além destas 58 funções de livre-provimento

A realização do primeiro concurso Pré-Sal para efetivos é aguardada desde 2016. Em julho de 2019 foi publicada a portaria 21, que aprova o quadro de pessoal próprio da empresa, para preenchimento por meio da seleção. Na época, a intenção era iniciar as contratações por meio de preenchimento de 53 vagas, sendo 23 com prazo de vigência limitados, sendo extintas de acordo com um cronograma já indicado até 2023.  

Concurso Pré Sal: veja publicação oficial

A empresa encerrou 2020 com 57 empregados em seu quadro. Uma das iniciativas estratégicas da PPSA pressupõe a realização de processo seletivo público para contratação de quadro permanente. Para tanto, a empresa elaborou o seu primeiro Plano de Cargos e Salários, já aprovado pelo seu Conselho de Administração e pelo MME. Após recomendações da SEST, o plano foi revisado e se encontra em fase de análise e aprovação final, pelo mesmo órgão.

Composição do Quadro de Pessoal da PPSA:

  • ·1 diretor-presidente
  • ·3 diretores
  • ·58 empregados de livre provimento (aprovação: Portaria SEST nº 2.772, de 30/01/2020)

(*) Regime de pessoal regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas - Lei nº 12.304/2010, art.13.

(**) De acordo com o Estatuto Social, a companhia terá, no máximo, 150 empregados permanentes, além dessas 58 funções gratificadas de livre provimento, observado o limite aprovado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), do Ministério da Economia.

Concurso Pré-Sal: saiba como foi a última seleção 

Embora o primeiro concurso Pré-Sal Petróleo ainda não tenha ocorrido, um processo seletivo já ocorreu em 2017, contando com uma oferta de 240 vagas temporárias, sendo 15 para preenchimento imediato e 225 para formar cadastro reserva de pessoal.
Todas as oportunidades foram para o cargo de assistente, com exigência de nível superior, distribuídas por áreas específicas, sendo 2 para planejamento pleno, 2 para gerenciamento de projetos pleno, 1 de tecnologia da informação II, 1 de contabilidade e finanças, 1 para licitação e contratos II, 1 para licitação e contratos III, 3 para desenvolvimento e produção sênior, 1 para exploração pleno, 1 para exploração sênior e 2 para reservatórios pleno.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Pré-Sal Petróleo 2024

Pré-Sal Petróleo
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

31/01/2025 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda
concursosconcursos federaisconcursos 2024provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.