MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso Sefaz SP: órgão precisa contratar mais de 2 mil servidores

Sem novo concurso Sefaz SP (Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo), a pasta tem constante aumento de defasagem de pessoal

Concurso Sefaz SP: unidade da Sefaz SP
Concurso Sefaz SP: unidade da Sefaz SP - Google Maps

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 13/10/2020, às 10h42 - Atualizado às 15h06

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Mesmo sem alguma previsão de quando poderá ocorrer um novo concurso Sefaz SP (Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo) a necessidade de contratações é cada vez maior no órgão. De acordo com o último levantamento funcional, divulgado em 30 de abril, a pasta conta com uma defasagem de nada menos do que 2.562 servidores. É importante ressaltar que o levantamento tem como base o dia 31 de dezembro de 2019. Desta forma, como não há concurso em validade para nenhum cargo, que permita a convocação de remanescentes, desde então a tendência é de que a carência tenha aumentado ainda mais desde então.

O cargos que apresenta maior necessidade de pessoal é o de técnico da fazenda estadual, que necessita de contratação de nada menos do que 1.148 profissionais. De um quadro total de 2.172 funcionários, a pasta conta com apenas 974 cargos preenchidos.

Outra carreira bastante cobiçada entre quem pretende ingressar no funcioinalismo público e conta com grande carência de servidores é a de agente fiscal de rendas. Sem novo concurso para ingresso de pessoal desde 2013, a Sefaz SP necessita de pelo menos novos 724 novos profissionais. De um total de 3500 fiscais, a pasta conta com apenas 2.776 servidores em atividade 

Tanto quando para técnico quanto para agente, o órgão já contava com expectativa de novas contratações. Embora nenhum dos dois concursos ainda estivesse efetivamente autorizado, já existiam processos internos em andamento aguardando aval para 305 postos de técnico e 53 agentes. 

No entanto, a possibilidade de novos concursos em 2020 acabou sendo efetivamente descargada em abril, em decorrência do decreto 64.937, do governador João Doria, que dispõe sobre medidas para redução de despesas com pessoal e encargos sociais durante o estado de emergência de saúde pública decorrente da pandemia de Coronavírus. O texto inclui a suspensão temporária de novas contratações de servidores, aprovados em concursos já realizados, bem como o início de novas seleções.

Desta forma, mesmo ainda sem previsão efetiva, a expectativa é de que, uma vez superada a crise de saúde, novas seleções para estas carreiras voltem a ser cogitadas pelo governo estadual.

Concurso Sefaz SP: outros cargos com carência de pessoal

Além de técnico e auditor, existem outros cargos com carência de pessoal e necessidade de um novo concurso Sefaz SP.

 O total de vagas em aberto no órgão para estas funções é o seguinte: agente técnico de assistência à saúde (23), analista em planejamento, orçamento e finanças públicas I (149), analista sociocultural (1), cirurgião dentista (1), especialista contábil (55), especialista em políticas públicas I (129), executivo público (33), médico I (182), oficial administrativo (85), oficial operacional (11)  e técnico de enfermagem (21).

Concurso Sefaz SP: saiba como foi o último edital para técnicos

No último concurso Sefaz SP para técnicos, realizada em 2010, foram registrados 49.716 inscritos para a oferta inicial de 550 vagas. A organizadora foi a Fundação Carlos Chagas e a prova foi composta de 80 questões, sendo 40 de conhecimentos gerais e 40 de conhecimentos específicos. Conhecimentos gerais contou com temas de língua portuguesa (20 perguntas), matemática e raciocínio lógico (dez), noções de informática (cinco) e atualidades (cinco). Em conhecimentos específicos, noções de direito constitucional (dez), noções de direito administrativo (dez), noções de direito penal (cinco), noções de direito tributário (dez) e noções de direito civil (cinco).

Concurso Sefaz SP - Saiba como foi a última seleção para agente fiscal de rendas

O último concurso Sefaz SP para agente fiscal de rendas ocorreu em 2013. Ao todo foram registrados 35.304 inscritos para a oferta de 885 vagas, sendo 782 para a área de gestão tributária (com 31.359 candidatos) e 103 para tecnologia de informação (com 3.495 inscritos).

A organizadora foi a Fundação Carlos Chagas e a seleção foi composta de duas fases, com três provas objetivas na primeira e curso de formação profissional na segunda.

As duas primeiras provas, de conhecimentos gerais e básicos, respectivamente, foram iguais para as duas opções, ambas contando com peso um. Já a terceira, de conhecimentos específicos, com peso dois, foi diferenciada de acordo com a opção do candidato.

Em conhecimentos gerais foram 100 questões, sendo 30 de língua portuguesa, dez de matemática financeira/estatística, dez de raciocínio crítico, dez de atualidades, dez de inglês, dez de administração pública e 20 de economia e finanças públicas.

Em conhecimentos básicos foram 80, sendo 20 de direito, dez de direito constitucional, dez de direito tributário I, 15 de legislação tributária do estado de São Paulo, 15 de contabilidade geral e dez de auditoria.

Finalmente, em conhecimentos específicos também foram 80 questões. Para a área de gestão tributária foram 20 de direito tributário II, 25 de legislação tributárias do estado de São Paulo II, 25 de contabilidade avançada e custos e dez de tecnologia de informação. Para as vagas em tecnologia da informação foram dez de direito tributário II, dez de contabilidade avançada e custos e 60 de tecnologia da informação.    

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso SEFAZ SP - Técnico

Sefaz SP - Secretaria Estadual da Fazenda de São Paulo
Vagas: 849
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: técnico da fazenda estadual
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário: De R$ 2039,00 Até R$ 2974,00
Estados com Vagas: SP

concursosconcursos 2023concursos sp (são paulo)provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.