Nível superior

Concurso Sesipe DF: Ministério Público recomenda contratação de servidores

Secretaria de Segurança Pública confirmou a realização do novo concurso Sesipe DF (Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal) para agente penitenciário

0,00(0.0%)0 voto(s)

Camila Diodato
Publicado em 10/07/2019, às 15h42 - Atualizado às 16h39

Concurso Sesipe DF: edital confirmado
Pedro Ventura/Agência Brasília

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou a realização de novo concurso Sesipe DF (Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal).

Foi encaminhado aos secretários de Segurança Pública e de Planejamento do DF que os gestores adotem medidas para preencher todos os postos vagos de agente penitenciário.

Conforme levantamento do MPDFT, o órgão tem defasagem de mais de mil agentes penitenciários. Atualmente, 1.667 servidores cuidam de 17 mil presos, o que significa que cada servidor é responsável por aproximadamente 10 presos.

Na recomendação, os promotores de justiça do Nupri (Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional) destacaram que o quantitativo vigente de pessoal afronta o Código Penitenciário do DF, que estipula uma proporção de um agente para cada cinco presos.

Os membros do Nupri ressaltaram que “a falta de servidores traz graves repercussões para o sistema penitenciário e para o sistema de Justiça, na medida em que compromete a segurança das unidades prisionais e o processo de ressocialização do preso. Além disso, inúmeras audiências judiciais são canceladas, em razão da falta de agentes para realizar as escoltas”.

Concurso Sesipe DF: resposta da Secretaria de Segurança Pública

A Secretaria de Segurança Pública informou que a previsão é de que ainda em 2019 seja lançado o edital do concurso da Sesipe DF. Serão mais de 1.100 vagas agente penitenciário, que exige formação superior completa em várias áreas de atuação.

Por enquanto, não foi divulgada uma data específica para a divulgação do certame e nem como estão os preparativos.

Concurso Sesipe DF: último edital

Em 2014, saiu o concurso Sesipe DF com 1.100 oportunidades para agente penitenciário, sendo 200 de início imediato e 900 para formação de cadastro reserva.

A seleção ficou sob a organização da Fundação Universa e o processo seletivo constou das seguintes etapas:

  • Prova objetiva,
  • Teste de aptidão física,
  • Avaliação psicológica e
  • Investigação social.

Todas as etapas do concurso Sesipe DF foram aplicadas em Brasília.

+ Acompanhe no JC Concursos todas as novidades sobre o novo concurso Sesipe DF.

Comentários

Mais Lidas