MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Como conquistar a tão sonhada vaga

“Comecei a estudar, correr atrás de materiais, de depoimentos de pessoas que conseguiam alcançar os seus sonhos”, diz o jovem Bruno Lisanti

Redação
Publicado em 20/05/2016, às 08h40

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Meu nome é Bruno Lisanti, tenho 26 anos, nasci no interior de São Paulo, na cidade de Caconde, divisa de Minas Gerais. Cursei ensino médio técnico em informática. Logo depois comecei meus estágios na área de informática. E, após isso, entrei na área de comunicação social em relações públicas, no qual meu primeiro emprego neste setor foi em uma agência de publicidade. Fiz também assessoria de imprensa e trabalhei na OI, empresa de Telecon.
Naquela época, muitos amigos meus falavam sobre concurso público, que estavam estudando, que conheciam outras pessoas que já tinham passado e iam lutar por isso. Vi nos meus estudos toda a experiência que obtive e a chance de melhorar e crescer profissionalmente. Acendeu uma chama de curiosidade em mim e fui pesquisar sobre o assunto. 
Por ter tido experiência em comunicação, analisei quais eram os concursos públicos que ofereciam vagas nesta área. Achei diversos cargos para a área de marketing, assessoria de imprensa, atendimento ao cliente, mas o que mais despertou meu interesse foi a vaga para relações públicas na Força Aérea Brasileira (FAB). Resolvi arriscar.
O processo até a aprovação é um pouco diferente. A primeira parte é a análise curricular, depois são as provas internas durante o curso. Mas para entrar, efetivamente, precisa ser aprovado pela análise curricular, pois a graduação do candidato, o tempo já trabalhado no mercado e os cursos realizados contam como pontuação e nisso é gerado uma classificação. A prova, de fato, é só depois que entra na FAB.
Analisei todo o meu currículo, atualizei os dados e o que eu poderia colocar para agregar na análise curricular. Fui aprovado já na análise curricular e também consegui a aprovação nas disciplinas que fiz durante o curso.
Comecei a estudar, correr atrás de materiais, de depoimentos de pessoas que conseguiam alcançar os seus sonhos e quando me dei conta, já tinha apostilas, livros, videoaulas e simulados na cabeceira da minha cama, com uma vontade incomum de ler e querer aprender cada vez mais, visando atingir meu objetivo. 
Enfim, chegou o dia da prova referente à matéria técnica interna da FAB. Minhas mãos soavam e estavam frias. Esforçava-me para lembrar dos pequenos detalhes do que havia estudado com tanta dedicação para aquele tão esperado dia. Tentava voltar ao tempo para não esquecer de nada. Tirava a caneta do bolso e colocava de novo, sem perceber que já havia feito isso por longos minutos. Pensava em como seria minha vida se eu passasse, o que mudaria, o que poderia melhorar, quais seriam as minhas dificuldades, meus planos e projetos. 
No dia seguinte da prova, estava ansioso esperando pelo gabarito para verificar quantas questões havia acertado e a possibilidade de conseguir passar neste concurso. Meus olhos ficaram arregalados ao ver que tinha ido muito bem, inclusive suprido as minhas próprias expectativas. Fiquei feliz pelo meu desempenho e inquieto esperando o resultado final.
E, por fim, consegui minha aprovação para relações públicas do Instituto de Logística da Aeronáutica Brasileira. Um centro de ensino onde capacita militares na Aeronáutica.
A minha história é simples, tudo aconteceu muito rápido, cerca de um ano durou todo este processo, mas foi uma experiência que eu faria tudo outra vez. A sensação de ver o seu nome aprovado na lista é única e gostaria sim de senti-la outra vez. Pois ela mostra a dedicação, perseverança e insistência que um ser humano pode ter quando está determinado a alcançar algum objeto ou meta estabelecida. 
Quero mostrar também que não precisa ficar entre os primeiros para obter sua nomeação. E mais do que isso, que vale a pena acreditar até o fim, até o último dia. Atualmente, sou relações públicas na FAB, no Instituto de Logística da Aeronáutica, e amo o que eu faço.
Quem quiser saber mais sobre o meu percurso e os desafios que enfrentei para conseguir minha aprovação, nesta segunda-feira, dia 23/05, às 20h, estarei na FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação), na rua Major Maragliano, 191 - Vl. Mariana - São Paulo/SP, participando de um Talk Show com a turma de relações públicas para falar mais novidades sobre minha vida profissional.
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Diário do Concurseiro

Diário do Concurseiro
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

20/05/2017 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.