MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Embrapa quer novo concurso público em 2024 para 1.126 vagas em quatro anos

O concurso Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) pode ser realizado em breve; cargos ainda devem ser confirmados

Embrapa quer novo concurso público em 2024 para 1.126 vagas em quatro anos
Concurso Embrapa: sede do Embrapa: Divulgação
Fernando Cezar Alves

Fernando Cezar Alves

fernando@jcconcursos.com.br

Publicado em 08/08/2023, às 12h04 - Atualizado às 14h18

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Cresce a expectativa pela realização de novo concurso Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Em 14 de abril, em entrevista ao Correio Braziliense, o  presidente da estatal, Celso Moretti, confirmou que a nova seleção estava em estudos, para ocorrer ainda em 2023. No entanto, de acordo com novo relatório encaminhado ao secretário executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Irajá Lacerda, a empresa busca aval junto ao Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos para realizar a nova seleção em 2024, para o preenchimento de nada menos do que 1.126 vagas, para preenchimento gradual, no decorrer de quatro anos.

A realização do concurso Embrapa é considerada necessária em decorrência de grande necessidade de pessoal, principalmente após a realização de um Plano de Demissão Voluntária (PDI).

A expectativa é de que o total de vagas seja preenchido da seguinte forma:

  • 268 vagas em 2024
  • 563 vagas em 2025
  • 239 vagas em 2026
  • 56 vagas em 2027

"Houve uma redução de forma consistente no quadro de pessoal na Embrapa. O último concurso expirou em 2014. Logo serão dez anos que não contratamos mão de obra. Fizemos um programa de demissão incentivada em 2019, com a saída de 1.180 pessoas. Precisamos, sim, fazer um novo concurso. Já estamos estudando e a próxima diretoria deve tocar isso", disse, em abril, o presidente do Emprapa.

Segundo ele, a intenção é focar na contratação de pessoal em áreas estratégicas para a agricultura brasileira, para a pesquisa e para o desenvolvimento.

Concurso Embrapa: saiba como foi a última seleção

O último concurso Embrapa ocorreu em 2009, com uma oferta de 697 vagas, além de formar cadastro reserva de pessoal, distribuídas por diversos cargos, com opções para quem possui alfabetização ao nível superior. A banca organizadora, na ocasião, foi a Cetro Concursos. 

Na ocasião, para ensino fundamental incompleto, a seleção contou com oportunidades para o cargo de assistente classe C. Para fundamental completo, assistente classe B.

Para nível superior, as opções foram as seguintes:

  • pesquisador classe A
  • pesquisador classe B
  • analista classe A
  • analista classe B

Para a maior parte das carreiras de nível superior, além da escolaridade também foi exigido possuir pós-graduação ou experiência anterior na área.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Embrapa 2023

Embrapa
Vagas: 890
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Técnico, Analista, Pesquisador
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 4790,00 Até R$ 11047,00

concursosconcursos federaisconcursos 2024provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.