MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Governo Federal: ministra da gestão volta a confirmar novas autorizações de concursos

Em resposta a candidatos nas redes sociais, a ministra da Gestão, Esther Dweck, voltou a confirmar mais autorizações de concursos do governo federal

Governo Federal: ministra da gestão volta a confirmar novas autorizações de concursos
Ministério da Gestão: ministra Esther Dweck; Edu Andrade: Ascom Ministério da Fazenda
Fernando Cezar Alves

Fernando Cezar Alves

fernando@jcconcursos.com.br

Publicado em 12/04/2023, às 10h16 - Atualizado às 14h18

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Após a publicação, na última segunda-feira, 10 de abril, de autorização do novo concurso MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação), para 814 vagas, cresce a expectativa pela divulgação de novos avais para outros concursos do governo federal. A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, voltou a confirmar, na manhã desta quarta-feira, 12 de abril, que novas autorizações devem ser anunciadas nos próximos dias, em resposta a questionamento de um candidato nas redes sociais. "Estamos trabalhando no Ministério da Gestão esta semana para ter mais novidades para vocês", disse a ministra.

No último dia 4, em entrevista para a Agência Brasil, Dweck havia anunciado que os primeiros concursos do governo Lula seriam autorizados a partir da última segunda, dia 10. Com isto, além do MCTI, diversas outras seleções estão previstas para os próximos dias. 

Na ocasião, a ministra confirmou, ainda, que até o final de 2023 deverão ser anunciados três blocos de novos concursos federais. 

A ministra reforçou, na ocasião, que há orçamento do governo para a contratação de pessoal, de forma a serem priorizados os órgão com maior necessidade de servidores. "Várias áreas estão com dificuldades. Foi um período de muito desmonte, praticamente sem nenhum concurso", disse.  

Veja publicação

Governo Federal: seleções para a área ambiental

Na última terça-feira, 11 de abril, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, confirmou que três concursos deverão ser autorizados nos próximos dias para a área ambiental, para preenchimento de vagas no Ibama, ICMBio e no próprio Ministério do Meio Ambiente. Cargos e vagas ainda devem ser oficializados.

Além disso, nesta quarta-feira, o ICMBio publicou a portaria para início das inscrições para contratações em caráter temporário para agentes ambientais.

Outras seleções esperadas

Entre outros concursos do governo federal com grande expectativa está o do INSS . Neste caso, a expectativa é de que sejam oferecidas oportunidades para técnicos, de ensino médio, e peritos, para quem possui nível superior.

Desde o final de 2022, quando formada a equipe de transição para o novo governo, foi constatado que o último certame, também realizado no último ano, não havia sido suficiente para suprir as necessidades básicas.

Desta forma, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, já anunciou o interesse de convocar, ainda este ano, 2.250 aprovados no último certame em andamento para técnicos, além de iniciar os preparativos para a nova seleção.

Também já está confirmada a realização de um processo seletivo para contratações temporárias emergenciais na Agência Nacional de Mineração (ANM). A expectativa é de que o edital seja divulgado já no decorrer dos próximos dias, contemplando cargos e vagas.

Siga o JC Concursos no Google Newsconcursosconcursos federaisconcursos 2024provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.