MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Governo Federal: novo pacote de autorizações pode ser anunciado ainda nesta sexta (28)

Entre os concursos públicos do governo federal que contam com previsão de novos avais estão as seleções voltadas para órgãos ambientais

Governo Federal: novo pacote de autorizações pode ser anunciado ainda nesta sexta (28)
Presidente Lula: Agência Brasil
Fernando Cezar Alves

Fernando Cezar Alves

fernando@jcconcursos.com.br

Publicado em 28/04/2023, às 11h19

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

É aguardada para ocorrer ainda nesta sexta-feira, 28 de abril, a divulgação de novas autorizações para a realização de concursos públicos do governo federal. De acordo com informações divulgadas pelo Correio Brasiliense, as novas seleções devem ser anunciadas pela ministra de Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, juntamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante   evento para anunciar a aprovação dos reajustes salariais para o funcionalismo público, que será de 9%.

Vale ressaltar que, nesta semana, o assessor especial da ministra da Gestão , José Celso Cardoso Júnior, já havia anunciado que novas autorizações serão divulgadas, para o preenchimento de aproximadamente 8 mil vagas.

De acordo com o assessor, em um primeiro momento, o Ministério da Gestão está organizando as estruturas do estado e priorizando a realização de concursos públicos nas áreas mais necessitadas. "com cerca de oito mil vagas, que serão anunciadas até julho".

A expectativa pelas novas autorizações é grande desde o último dia 5, quando a ministra Dweck confirmou que os primeiros avais para contratação de servidores seriam divulgados a partir de 10 de abril.

De efetivo, apenas uma autorização chegou a ser publicada no diário oficial, no dia 10, para o preenchimento de 814 vagas no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTI).

Governo Federal: ênfase para concursos da área ambiental

Entre os próximos concursos que serão autorizados a expectativa é de que seja dada uma boa ênfase para a contratação de servidores na área ambiental, incluindo órgãos como Ibama, ICMBio, Funai e Ministério do Meio Ambiente.

No caso da Funai, a seleção foi anunciada pela presidente da autarquia, Joênia Wapichana.  Neste caso, o anúncio de nova autorização, para o preenchimento de 500 vagas, já estava previsto para ocorrer nesta sexta-feira, 28 de abril. 

Os concursos do Ibama, ICMBio e Ministério do Meio Ambiente também já haviam sido confirmados pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

De acordo com Marina, ao deixar o Ibama, em 2008, o instituto contava com um total de 1.700 fiscais. Atualmente existem apenas 700. Ainda segundo ela, durante o governo Bolsonaro ocorreu um desmonte da instituição. "Ainda bem que já conseguimos concurso para o Ibama, para o ICMBio e para o próprio Ministério do Meio Ambiente", disse, no último dia 17, durante seminário sobre os direitos dos povos indígenas, no Superior Tribunal de Justiça (STJ).  

Siga o JC Concursos no Google Newsconcursosconcursos federaisconcursos 2024provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.