Perícia Forense

Edital do concurso Pefoce CE 2019 previsto para o segundo semestre

Concurso da Pofece CE (Polícia Forense do Ceará) foi anunciada pelo governador Camilo Santana em 2018, durante evento de nomeação dos aprovados do último concurso da Polícia Militar. Cargos ainda serão confirmados

Fernando Cezar Alves
Publicado em 30/05/2019, às 11h16

Sede da Pefoce CE
Divulgação

Cresce a expectativa pela realização do novo concurso público Pefoce CE 2019 (Perícia Forense do Ceará). A seleção, anunciada em 2018, voltou a ser confirmada pelo governador Camilo Santana em março. “A Pefoce é a polícia científica que faz todo o trabalho de análise para a investigações. Nós temos uma das melhores policias forenses em todo o país. Temos equipamentos modernos, uma equipe altamente equipada. Vamos lançar o edital e abrir concurso para novos profissionais”, disse, em 2018, ainda com expectativa de liberar o edital no mesmo ano, o que acabou não se concretizando. Como a seleção ainda depende de autorização formal, a expectativa é de que acabe se concretizando no decorrer do sgundo semestre. A oferta de vagas e distribuição por cargos somente será definida com a autorização.  

O último concurso do órgão ocorreu em 2011, quando foram oferecidas 172 vagas, destinadas aos cargos de médico perito legista de 1ª classe, perito criminal de 1ª classe nas áreas de análise de sistemas, ciências contábeis, ciências da computação, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia eletrônica, engenharia mecânica, engenharia química, física, química e farmácia, além da carreira de auxiliar de perícia de 1ª classe.

Saiba como foi o último concurso da Pefoce CE

A banca organizadora do último concurso Pefoce CE foi o Cespe/UnB e para todos os cargos a seleção contou com prova objetiva composta de 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. Além disso, os participantes foram submetidos a um curso de formação e treinamento profissional, exame de capacidade física, avaliação psicológica e investigação social.  

A parte de conhecimentos básicos, comum a todas as especialidades de perito, contou com o seguinte conteúdo programático:

LÍNGUA PORTUGUESA - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 3.1 Emprego das letras. 3.2 Emprego da acentuação gráfica. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.2 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Emprego dos sinais de pontuação. 5.4 Concordância verbal e nominal. 5.5 Emprego do sinal indicativo de
crase. 5.6 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescritura de frases e parágrafos do texto. 6.1 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.2 Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial. 7.1 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.2 Adequação do formato do texto ao gênero.


ATUALIDADES - Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas.


NOÇÕES DE INFORMÁTICA - 1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice). 3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares). 3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express, Mozilla Thunderbird e similares). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.5 Grupos de discussão. 3.6 Redes sociais. 3.7 Computação na nuvem (cloud computing). 4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 5 Segurança da informação. 5.1 Procedimentos de segurança. 5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 5.4 Procedimentos de backup. 5.5 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).


NOÇÕES DE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL - 1 Exame de corpo de delito e perícias em geral (artigos 158 ao 184 do Código Processual Penal Brasileiro). 2 Aplicação da lei processual no tempo, no espaço e em relação às pessoas; disposições preliminares do Código de Processo Penal. 3 Inquérito policial. 4 Ação penal. 5 Competência. 6 Prova; interceptação telefônica (Lei nº 9.296/1996). 7 Juiz, Ministério Público, acusado, defensor, assistentes e auxiliares da justiça; atos de terceiros. 8 Prisão e liberdade provisória; prisão temporária (Lei nº 7.960/1989). 9 Processo e julgamento dos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos. 10 Habeas corpus e seu processo. 11 Disposições constitucionais aplicáveis ao direito processual penal.
 

Material de estudo para o concurso


Quem busca se preparar para o concurso Pefoce CE pode estudar através de apostilias especializadas, além de cursos online e presenciais ou assinaturas para acesso ilimitado.

Vale ressaltar que, antes de iniciar os estudos, é importante ver se o conteúdo programático está de acordo com o novo edital ou, caso ele ainda não tenha sido divulgado, se está elaborado com base no conteúdo programático do último edital publicado pela Pefoce CE, desde que a organizadora seja a mesma do novo concurso.

Existem bancas examinadoras que aplicam diferentes critérios, como questões de múltipla escolha, caráter eliminatório ou certo/errado. Portanto, a atenção aos detalhes é fundamental para o seu melhor rendimento no processo de seleção. Também fique atento aos diferenciais oferecidos, a quem são os professores e os materiais de apoio disponibilizados. 

Os professores especializados em concursos costumam dizer que estudar com provas anteriores é sempre uma ótima opção para ganhar experiência e conhecer o estilo de prova da organizadora.

 


 
 

Mais Lidas