Publicado: 09/11/2018 - 10:22 | Atualizado: 09/11/2018 - 10:22
Publicado: 09/11/2018 - 10:22 | Atualizado: 09/11/2018 - 10:22

Famema SP complementa comissão para 1.726 vagas

Oportunidades são para o Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina de Marília, com opções em todos os níveis escolares e iniciais até R$ 14,3 mil

Saúde e Educação

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro

Após divulgar, no último dia 2, os nomes dos membros da comissão do seu novo concurso público, o Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina de Marília (Famema), no interior paulista, divulgou, por meio de publicação em diário oficial,  nesta sexta-feira, dia 9, um novo complemento, indicando os membros de outra comissão, desta vez para dois cargos na área de educação que não estavam incluídos na publicação anterior. O concurso, autorizado pelo governador Márcio França em 14 de setembro, agora depende da confirmação do nome da banca organizadora, para que o edital de abertura de inscrições possa ser efetivamente publicado. De acordo com responsáveis pelo setor de recursos humanos do órgão, a expectativa é de que a liberação do documento ocorra, no mais tardar, até o início de 2019.

Ao todo serão oferecidas nada menos do que 1.726 vagas, sendo 167 para cargos com exigência de ensino fundamental, 818 para ensino médio e 741 para cargos de nível superior, com remunerações iniciais de R$ 1.355,14 a R$ 14.386,50, para jornadas de trabalho de 12 a 40 horas semanais.

A comissão será presidida pelo servidor Tarcício Adilson Ribeiro Machado, tendo como suplente Rafael José da Silva, além de Daniele Valentim Vieira, tendo como suplente Alessandra da Silva Fernandes Duarte. Essa comissão não engloba apenas quatro cargos da autorização do concurso: cirurgião dentista,  analista socio cultural,  professor assistente mestre e professor adjunto doutor.

Agora, nesta sexta, foi formada a comissão para os cargos de professor assistente mestre e professor adjunto doutor. Será presidida pela servidora Lúcia de Fátima Furlan Borges, tendo como suplente Eliana de Lima Busto. Conta, ainda, com os seguintes membros: Renata Alves Perri de Brito, Magali Aparecida Alves de Moraes, Elza de Fátima Ribeiro Higa e Luciamare Perinetti Alves Martins, tendo como suplentes Silvia Franco de Rocha Tonhom, Haydée Maria Moreira Rodrigues, Mara Guaglio Chirelli e Zamir Calamita   

 “É uma conquista histórica. Após as restrições do período eleitoral, vamos iniciar os processos e compor os quadros próprios com funcionários públicos estaduais. Importante ressaltar que foi um trabalho em equipe, em prol da saúde dos 62 municípios (atendidos pelo órgão), disse a superintendente do Hospital das Clínicas da Famema, dra Paloma Aparecida Libânio Nunes, quando da autorização do concurso. “Esse é o resultado de um trabalho longo, construído em conjunto pela gestão da Famema, em conjunto com alunos, docentes e funcionários, com apoio político de várias esferas do governo”, disse o diretor geral da Famema, professor dr. Valdeir Fagundes de Queiroz.

Concurso Famema - Ensino Fundamental

No caso de ensino fundamental, todas as 167 vagas autorizadas são para o cargo de auxiliar de saúde, com remuneração inicial de R$ 1,355,14 em caso de 50% do Prêmio de Incentivo (PIN) e  R$ 1567,64 no caso de 100% do benefício.

Concurso Famema - Ensino Médio

No caso de ensino médio, as oportunidades serão para os cargos de agente técnico de saúde (44 vagas, com inicial de R$ 1.424,14 no caso de 50% do PIN e R$ 1.705,64 para 100%), oficial administrativo (137, R$ 1.292,64 para 50% do PIN e R$ 1.442,64 para 100%), oficial operacional (24, R$ 1.292,64 para 50% e R$ 1.442,64 para 100%), técnico de enfermagem (532, R$ 1.464,14 para 50%e R$ 1.765,64 para 100%), técnico de laboratório (36, R$ 1.367,64 para 50% e R$ 1.592,64 para 100%) e técnico de radiologia (45, R$ 1.367,64 para 50% e R$ 1.592,64 para 100%).

Concurso Famema - Nível Superior

Por fim, para nível superior, as opções serão para agente técnico de assistência à saúde (223, R$ 1.972,43 para 50% do PIN e R$ 2.631,43 para 100%), analista administrativo (42, R$ 2.364,46 para 50% e R$ 2.714,45 para 100%), analista sociocultural (6, R$ 2.364,46 para 50% e R$ 2.714,45 para 100%), cirurgião dentista (3, R$ 2.512,77 para 50% e R$ 2.762,77 para 100¨%), enfermeiro (154, R$ 2.391 para 50% e R$ 3.266,10 para 100%), engenheiro (7, R$ 4.890,59 para 50% e R$ 5.240,69 para 100%), médico I (213, R$ 2.685,82 para 12 horas com 50% do Prêmio de Produtividade Médica - PPM  e R$ 3.726 para 100% com 12 horas, R$ 4.476,37 para 50% com 20 horas e R$ 6.210 para 100% com 24 horas, R$ 5.371 para 50%  para 24 horas e R$ 7.452 para 100% e R$ 10.919 com 50% para 40 horas e R$ 14.386,50 para 40 horas), tecnólogo de radiologia (18, R$ 1.646,96 para 50% do PIN e R$ 1.871,96 para 100¨%), professor assistente mestre (14, com R$ 2.164,80 para 20 horas, R$ 3.247,20 para 30 e R$ 4.329,60 para 40 horas) e professor adjunto doutor (61, R$ 3.609,95 para 20 horas, R$ 5.514,91 para 30 e 7.219,89 para 40 horas).       

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Atualizado: 08/11/2018 - 15:30

Reformas de Bolsonaro e o impacto na geração de empregos

Conversamos com especialistas sobre como a criação do Superministério da Economia e a extinção do Ministério do Trabalho poderão impactar na vida dos trabalhadores

Fusão dos ministérios

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro

A reforma ministerial do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que aos poucos vai anunciando as mudanças que veremos em 2019, gera dúvidas e incerteza na cabeça de muitos brasileiros, especialmente nas áreas da economia e do trabalho. Conversamos com especialistas sobre como a fusão dos ministérios da Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio Exterior, que ficou conhecido como “Superministério da Economia”, além da extinção do Ministério do Trabalho, confirmada na última terça-feira, 7, poderão impactar na geração de emprego, especialmente na iniciativa privada.

Na visão de Cleverson Luiz Pereira, professor de cenários econômicos do Centro Universitário Internacional – Uninter, é preciso ressaltar o Superministério da Economia necessitará de tempo para alinhar sua nova estrutura de funcionamento, já que sua criação envolverá a fusão de outros ministérios. Em plenas condições de atuação, a nova pasta poderá promover a agilidade das decisões e criar impactos ágeis dentro da economia. “Economia ágil gera riquezas e postos de trabalhos com maior frequência e impacta de forma positiva na geração de empregos”, afirma.
 
Para exemplificar uma ação ágil, Cleverson cita que o superministério poderia dar acesso amplo a todos os empreendedores brasileiros, sem distinção, ao crédito de desenvolvimento através de programas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a desburocratização da abertura de empresas.

Por outro lado, Silvio Soledade, consultor e coordenador da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN), recorda que não será a primeira tentativa de agrupar órgãos públicos. “Já tentamos na gestão Collor constituir um Superministério da Economia e a experiência não deu certo. O foco dos ministérios são diferentes, enquanto o Ministério do Planejamento é voltado para o funcionamento da máquina pública, os outros (Fazenda e Indústria e Comércio) são voltados para a iniciativa privada”, explica.

Silvio avalia que é prematuro entender como será o funcionamento e a atenção das demandas geradas pelos ministérios, antes separados, agora sob um único comandante. A interlocução entre a novo órgão e as empresas da iniciativa privada deverá ser bem executada para evitar frustrações de ambos os lados. “Os industriais podem pressionar o governo com ameaças de demissão em massa em função desta falta de interlocução. Pode ser só pressão ou pode ser também que a ausência de um diálogo com o novo governo possa impactar não somente em demissões, mas principalmente na geração de novas vagas na iniciativa privada”, completa.

Resultados não devem vir a curto prazo

Ambos os especialistas entrevistados concordam que os impactos da reforma ministerial não devem ser a curto prazo. Vale destacar que no caso do Superministério da Economia serão três pastas unificadas em uma. “Em virtude da grande estrutura a ser adaptada e da nova lógica de funcionamento do superministério, que deverá levar um tempo para maturidade, não teremos impactos em curto prazo, mas vejo boas perspectivas para o final de 2019 e começo de 2020”, prevê Cleverson.

Deve levar um tempo para que seja estabelecido um elo de convergência do novo governo do presidente eleito Jair Bolsonaro com o mercado, acredita Silvio. “Pelos diálogos iniciais não me parece que essa convergência acontecerá no curto prazo. O governo vai ter de provar para que veio”, diz.

Reforma ministerial x Geração de emprego

Quando perguntado sobre até que ponto uma reforma ministerial poderia contribuir para a geração de emprego, o coordenador da ABMEN explica que a geração de emprego no curto prazo depende de investimento em infraestrutura. “E isto só vai acontecer na hora que o governo tomar pé da situação. Não me parece que será foco no primeiro ano do governo”, salienta. Silvio acrescenta que os primeiros meses da nova gestão poderão trazer bons indícios. “Um bom sinal será o equilíbrio das contas públicas e a reconquista da confiança por parte dos investidores, que poderá acontecer nas iniciativas que serão implementadas e no diálogo com o Congresso no primeiro semestre”.

O professor Cleverson comenta que o ponto principal de uma reforma de ministerial é enxugar estruturas "inchadas" em uma menor, capaz de ser igual ou mais eficiente do que a antiga. “No caso do superministério, se ele funcionar da maneira apresentada pela equipe do novo governo, trará agilidade na tomada de decisões fundamentais para o desenvolvimento da economia. Uma vez aquecida, a economia fortalece a geração de riquezas e contribui para abertura de novos postos de empregos”, crê.

Corte de encargos trabalhistas é pouco, dizem especialistas

Em entrevista durante o período de eleições, o economista Paulo Guedes, futuro ministro da nova pasta da economia, disse que pretende cortar encargos trabalhistas e gerar até 10 milhões de empregos em dois ou três anos. Na visão de Cleverson, a medida pode ajudar, mas não será o suficiente, pois a estratégia para fomentar a geração de empregos em um único mandato precisará muito mais do que cortes em encargos trabalhistas. “Outras medidas são necessárias, por exemplo: impulsionar o crescimento econômico, apoiar projetos de investimentos dos novos e antigos empresários (reduzir a burocracia), desenvolver obras de infraestrutura pelo país, facilitar e baratear o acesso ao crédito para as pessoas físicas e jurídicas, entre outros”, afirma.

Silvio reforça que além de cortar encargos trabalhistas, o que vai determinar o crescimento nos índices de empregabilidade é a situação da economia do país. “Independentemente da desoneração da folha de pagamento, isto só acontecerá se houver perspectivas de crescimento da economia, investimento em infraestrutura e a conquista da confiança dos investidores externos”.

A extinção do Ministério do Trabalho

Outro ponto que poderá influenciar na vida dos trabalhadores é a extinção do Ministério do Trabalho, confirmada por Jair Bolsonaro na última quarta-feira, dia 7, após reunião com o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, e o futuro ministro da Justiça, Sergio Moro. Na ocasião, Bolsonaro disse que "o Ministério do Trabalho vai ser incorporado a algum ministério", sem entrar em detalhes.

Cleverson não vê com bons olhos a extinção do órgão. “Incorporar o Ministério do Trabalho a outra pasta ministerial é um retrocesso dentro da sociedade democrática que somos. Pois o Ministério do Trabalho tem uma importância pluralista nas relações entre empregado e empregadores dentro do mercado de trabalho”, pontua.

Vale destacar que a pasta foi criada há 88 anos e é responsável por elaborar políticas e diretrizes para a geração de emprego e renda, além da modernização das relações de trabalho. Além disso, a pasta é incumbida por realizar a fiscalização dos postos de trabalho; participar da elaboração de políticas salariais e de desenvolvimento profissional; entre outras atividades.

“Do ponto de vista do empregado, o Ministério do Trabalho é o responsável pela gestão dos direitos e deveres dos trabalhadores em suas relações com os empregadores e fiscaliza para que os direitos e deveres sejam preservados. Já do ponto de vista do empregador, o bom empregador sofrerá com a concorrência desleal de empregadores aproveitadores, capazes de contratar mão de obra em condições ‘escravas’, uma vez que não existe mais um ministério específico e atuante no mercado de trabalho”, finaliza o professor.

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Atualizado: 08/11/2018 - 14:58

Câmara de Turmalina SP: concurso com inscrições abertas

Oferta do edital é de uma vaga para o cargo de auxiliar administrativo. Prazo se encerrará no dia 20 de novembro

Nível médio

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro

Já estão abertas as inscrições do concurso público da Câmara Municipal de Turmalina, localizada no Estado de São Paulo. A seleção visa o provimento de uma vaga para a função de auxiliar administrativo. 

Para ingressar na carreira é necessário possuir diploma de conclusão de curso de ensino médio. O salário inicial é de R$ 1.613,53 para jornada de trabalho de 40 horas semanais. 

Para participar basta preencher a ficha cadastral no endereço eletrônico www.setaconcurso.com.br e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 40. O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 20 de novembro. 

O certame será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, dez de matemática, dez de conhecimentos gerais e dez de conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, a avaliação será aplicada na cidade de Turmalina/SP no dia 9 de dezembro, em locais e horários a serem divulgados após a homologação das inscrições. 

Atribuições do auxiliar administrativo da Câmara de Turmalina SP

Realizar todos os trabalhos burocráticos do legislativo, executando serviços gerais de redação e técnica legislativa, classificando documentos e correspondências, auxiliando a presidência, as comissões e vereadores no desenvolvimento dos trabalhos legislativos da câmara; executar os trabalhos e se responsabiliza pela secretaria administrativa, executando as funções pertinentes ao Poder Legislativo; auxiliar na redação das correspondências oficiais da câmara; redigir os atos administrativos, expedientes, atas, resoluções, projetos de lei e outros correlatos; atender ao público; auxiliar no controle de projetos pautados, constando prazos para apreciação, adiamentos, aprovação ou rejeição e outros motivos de encerramento, para tramitação da matéria; auxiliar no arquivamento de leis, decretos legislativos, resoluções, moções, requerimentos, indicações, atos e sistema de referenciamento em meio magnético ou manual; auxiliar nas atividades relacionadas ao protocolo, arquivos e zeladoria da câmara municipal; auxiliar durante as sessões ordinárias, extraordinárias e solenes, fornecendo material de apoio que se fizer necessário para atender as solicitações do vereador; executar serviços simples de escritório, arquivando, tirando cópias de documentos, atendendo telefone, anotando recados e outros, para auxiliar o andamento dos serviços administrativos; orientar e encaminhar visitantes às diversas unidades da organização, prestando informações necessárias, atendendo às solicitações dos mesmos; manusear e operar os aparelhos de som da edilidade e demais equipamentos eletrônicos utilizados na gravação dos trabalhos legislativos, de forma e executar outras tarefas que lhe forem determinadas pelo superior imediato.
 

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Atualizado: 08/11/2018 - 13:18

Concurso em Catanduva SP tem vagas na área da educação

Prefeitura oferece chances para berçarista, recreacionista e professor. Inscrições seguem abertas até 13 de novembro

Últimos dias

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro

A Prefeitura de Catanduva, em São Paulo, mantém abertas até 13 de novembro as inscrições para processo seletivo destinado a formar cadastro reserva em cargos na área da educação.   

Com vencimentos de R$ 13,26 por hora, as carreiras de berçarista, professor I e recreacionista admitem profissionais com escolaridade a partir de nível médio.

Curso superior é requisito para professor de educação especial e professor II nas áreas de arte, ciências, educação física, espanhol, geografia, história, inglês, língua portuguesa e matemática. A remuneração é de R$ 17,28 por hora.

Os interessados podem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do endereço http://www.ibamsp-concursos.org.br/. As taxas custam R$ 73 (ensino médio) e R$ 83 (superior).  

Marcada para 9 de dezembro, a prova objetiva cobrará a resolução de 30 questões de múltipla escolha abordando língua portuguesa, legislação e conhecimentos pedagógicos e específicos. 

O concurso da Prefeitura de Catanduva terá validade de um ano, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do governo municipal, conforme prevê o edital.

Concurso Prefeitura Catanduva: atribuições do berçarista

Recebe crianças de berçário e maternal, verificando suas condições de saúde e higiene; planeja, executa e avalia as atividades educativas e de assistência sanitária, alimentar e social das crianças; acompanha, orienta, incentiva, registra em fichas apropriadas e avalia o desenvolvimento das crianças em seus aspectos lúdicos, sociais, físicos, emocionais e intelectuais; participa na elaboração de planos educacionais e projetos específicos em conjunto com os demais profissionais da área da Educação Municipal; cumpre as demais tarefas que lhe forem atribuídas pelo superior imediato.

Concurso Prefeitura Catanduva: atribuições do recreacionista

Desenvolve atividades educativas, planejando e executando jogos, recreação e atividades musicais, preparando textos e materiais pedagógicos, realizando o desenvolvimento de atividades de coordenação motora; promove trabalhos de desenho, pintura, modelagem, teatro, canto e dança, examinando e corrigindo hábitos de higiene, limpeza, obediência e tolerância; elabora estudos, pesquisas e levantamentos que subsidiem a definição e implementação de planos e programas na área cultural, articulados com setores competentes; implementa eventos, programas e projetos de incentivo ao desenvolvimento e preservação da cultura local e regional, além de outras tarefas correlatas que lhe forem determinadas.
 

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Atualizado: 08/11/2018 - 12:42

MP SP: PL que cria 320 vagas em compasso de espera

Do total de postos, 250 são para oficial de promotoria, de nível médio; e 70 são para analista, incluindo analista de promotoria II – agente de promotoria, e analista I nas áreas de saúde e assistência social

Níveis médio e superior

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro

Segue, em compasso de espera, pronto para ser votado no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) o projeto de lei 788/2017,  que cria 320 vagas junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP) para preenchimento por meio de realização de novos concursos públicos ou convocação de remanescentes em concursos em validade. A proposta já está pronta para votação, na ordem do dia, há quase um ano, desde 30 de novembro de 2017.   Do total de novas vagas, 250 são para a carreira de oficial de promotoria I, cargo que conta com remuneração básica inicial de R$ 4.433,58 e exige apenas ensino médio para o ingresso.
As 70 vagas restantes são para carreiras com necessidade de nível superior para ingresso, sendo 40 para o cargo de analista de promotoria II – agente de promotoria e 30 para analista de promotoria I – área da saúe e assistência social. Para estas carreiras, as remunerações básicas iniciais são de R$ 6.017,71 para o cargo de analista de promotoria I na área de saúde e R$ 9.450,93 para analista de promotoria II – agente de promotoria.
De acordo com a proposta do procurador-geral do estado, Gianpaolo Poggio Smenio,  que encaminhou o projeto para a Alesp em 22 de agosto, as despesas resultantes da ampliação do quadro de pessoal do MP/SP correrão à conta das despesas orçamentárias consignadas no orçamento vigente, suplementadas, se necessário, não havendo impacto imediato, quando da aprovação do projeto para a criação de vagas.
No caso de oficial de promotoria, o órgão ainda conta com um concurso em validade, iniciado em 2015, cujo resultado final foi divulgado em 6 de setembro de 2016. Desta forma, o prazo vai até setembro de 2018. Até então, caso aprovada a criação das vagas, o órgão poderá convocar remanescentes. A partir de setembro, o MP/SP poderá, caso aprovado o projeto, realizar nova seleção para a carreira ou prorrogar o prazo de validade do certame, por mais dois anos.
Já para os cargos de analista de promotoria II – agente de promotoria e analista de promotoria I na área de saúde, o último concurso público foi realizado em 2013, com resultados finais divulgados em 10 de março de 2014.  Com isto, a tendência é de que, uma vez aprovada a criação de vagas para estas carreiras, seja necessária a realização de novo certame.


Últimos concursos


 A última seleção para o cargo de oficial de promotoria, realizada em 2015, foi organizada pela Fundação Vunesp, contando com uma oferta de 73 vagas, destinadas para a capital paulista e municípios de Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Taubaté e Vale do Ribeira.
No caso de analista de promotoria II – agente de promotoria, no concurso de 2013 foram oferecidas 29 vagas, para a capital e grande São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos/Vale do Ribeira, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté. A organizadora foi o IBFC.
Por fim, para analista I na área de saúde, em 2013 foram oferecidas quatro vagas, sendo uma para médico clínico e três para  médico legista. A banca também foi o IBFC.  
  
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Atualizado: 08/11/2018 - 11:40

Nova Europa SP tem concurso com inscrições abertas

Prazo para registro de candidaturas termina neste domingo (11). Oportunidades são para analista legislativo (nível médio) e procurador jurídico (ensino superior)

Câmara

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro

Terminam neste domingo (11), às 23h59, as inscrições para o concurso da Câmara de Nova Europa, em São Paulo, destinado a preencher quatro vagas, sendo duas imediatas e outras duas para cadastro reserva (CR).

O edital tem chances para analista legislativo (1 posto + 1 CR e salário de R$ 3.000) e procurador jurídico (1 + 1 CR - R$ 7.442,23), que cobram níveis médio e superior, respectivamente.  

Os interessados podem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do endereço www.idecan.org.br. São cobradas taxas de R$ 65 (analista) e R$ 80 (procurador). 

As provas objetiva (ambas as carreiras) e discursiva (procurador) estão marcadas para 2 de dezembro. Haverá também análise de títulos para o cargo de nível superior, em data a ser definida. 

O concurso da Câmara de Nova Europa terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do Legislativo, conforme prevê o edital.

Concurso Câmara Nova Europa: conteúdo programático para analista

Língua portuguesa - Fonologia: conceito, encontros vocálicos, dígrafos, ortoépica, divisão silábica, prosódia, acentuação e ortografia; Morfologia: estrutura e formação das palavras, classes de palavras; Sintaxe: termos da oração, período composto, conceito e classificação das orações, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, crase e pontuação; Semântica: a significação das palavras no texto; Interpretação de texto.

Raciocínio lógico - Princípio da Regressão ou Reversão. Lógica Dedutiva, Argumentativa e Quantitativa. Lógica Matemática Qualitativa. Sequências Lógicas envolvendo Números, Letras e Figuras. Regra de três simples e compostas. Razões Especiais. Análise Combinatória e Probabilidade. Progressões Aritmética e Geométrica. Conjuntos: as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Geometria plana e espacial. Trigonometria. Conjuntos numéricos. Equações de 1º e 2º graus. Inequações de 1º e 2º graus. Funções de 1º e 2° graus. Geometria analítica. Matrizes determinantes e sistemas lineares. Polinômios.

Conhecimentos específicos - Licitação (Lei nº 8.666/93): conceito, finalidades, princípios e objeto; obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade e vedação; modalidades; procedimento, revogação e anulação; sanções penais; normas gerais de licitação. Pregão (Lei nº 10.520/2002). Princípios da Administração Pública. Computadores padrão IBM PC: arquitetura e funcionamento, características de componentes de hardware (placas, memórias, barramentos, discos rígidos), dispositivos de entrada e saída, instalação e configuração de periféricos, instalação, configuração e manutenção de microcomputadores e impressoras. Sistemas Operacionais Windows 10, instalação e configuração de suítes de escritório (MS-Office, Open Office), instalação e configuração de browser's (Internet Explorer e Mozilla Firefox). Noções de redes de computadores: Topologias lógicas e físicas, protocolos TCP/IP, DNS, TELNET, FTP e HTTP, serviços (DHCP, WINS, DNS).

Concurso Câmara Nova Europa: atribuições do analista 

Responsável pelo setor de Compras, que compreende a realização de orçamentos, acompanhamento de licitação em todas as suas modalidades, alimentação e preenchimento de todas as informações necessárias do sistema/software de compras e informações ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; Responsável pela atualização no site da Câmara Municipal de Nova Europa do link e-Sic - Serviço de Informação ao Cidadão, Ouvidoria; Responsável pela atualização do site da Câmara Municipal de Nova Europa do link Galerias do Presidente, Cadastro dos Vereadores, Últimas Notícias e Convites de Audiências Públicas; Realizar manutenção preventiva em todos os microcomputadores, notebooks, impressoras, hardwares e softwares da Câmara Municipal, em todas as Unidades Administrativas; Monitorar e realizar manutenção preventiva do sistema de rede, avaliar o desempenho da rede, da internet, do servidor, configurar programas, formatação, equipamentos e impressoras e procedimentos de segurança da rede, evitando e prevenindo o mau funcionamento e instabilidade da Câmara Municipal de Nova Europa; Coordenar projetos e oferecer soluções para ambientes informatizados, prestar suporte e treinamento ao usuário, estabelecer padrões, elaborar documentação técnica, pesquisar tecnologia em informática, orientar áreas de apoio, acionar suporte de terceiros, instalar e configurar software e hardware, dimensionar requisitos e funcionalidade de sistemas, definir alternativas físicas de implementação, especificar a arquitetura do sistema, testar sistema, monitorar o desempenho do sistema, identificar falhas no sistema, executar procedimentos para melhoria de desempenho de sistema; Acompanhamento das gravações nos dias das sessões, ordinárias, extraordinárias e solenes, depoimentos realizados perante as comissões e conselho de ética que se fizer necessário, bem como fazer cópias das referidas gravações quando solicitado; Monitorar e realizar manutenção do equipamento de áudio e som; Emitir pareceres a respeito da manutenção dos equipamentos e necessidade de troca de peças à autoridade competente; Responsável pelo Pregão Eletrônico e Registro de Preços; Integrar comissões de serviços administrativos, como por exemplo, estágios probatórios e eficiência, processos administrativos disciplinares, licitação e concursos públicos; Emitir informações e necessidades do cargo, ao Presidente da Câmara, quando necessário.
 

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Atualizado: 08/11/2018 - 10:23

Concurso UFABC SP: divulgado edital com 36 vagas

As chances do edital da Universidade Federal do ABC são para cargos técnico-administrativos, que requerem os níveis técnico e superior

Ganhos de até R$ 4,1 mil

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro

A Universidade Federal do ABC (UFABC) publicou o edital de abertura das inscrições do concurso público para cargos técnico-administrativos. A seleção visa o preenchimento de 36 vagas, sendo três reservadas a pessoas com deficiência e cinco aos negros. A instituição possui dois campi, um situado na cidade de Santo André e o outro em São Bernardo do Campo, ambos na Grande São Paulo.

Aqueles que têm ensino médio e curso técnico podem disputar as funções de assistente em administração (25 vagas), técnico de laboratório nas áreas de mecatrônica (1) e química (2), técnico de tecnologia da informação (1), técnico em audiovisual (1) e técnico em segurança do trabalho (1). O salário inicial é de R$ 2.446,96. 

Para quem tem o nível superior, as chances do edital são para os empregos de administrador (1), bibliotecário/documentalista (1), engenheiro mecânico (1), pedagogo (1) e psicólogo da área da saúde (1). A remuneração é de R$ 4.180,66. 

• APOSTILAS CONCURSO UFABC SP 2018 - ASSISTENTE / CARGOS TÉCNICOS

Além dos vencimentos, a UFABC ainda oferece para os seus servidores os seguintes benefícios: auxílio-alimentação, auxílio-transporte, assistência à saúde e auxílio pré-escolar. 

Concurso UFABC SP: inscrições e prova

As inscrições serão recebidas no período das 10h do dia 9 de novembro às 16h de 10 de dezembro. A ficha cadastral estará disponível no endereço eletrônico da banca organizadora do certame, que é a Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). 

Será cobrada uma taxa de participação, nos valores de R$ 60 (ensino médio) e R$ 90 (nível superior), e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite do prazo, somente nas agências do Banco do Brasil. 

O concurso será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, noções de informática, legislação e/ou conhecimentos específicos. 

A avaliação será aplicada na cidade de Santo André/SP no dia 10 de fevereiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado, oportunamente, nos sites da Fundação Vunesp e da UFABC (www.ufabc.edu.br/concursos/tecnicos-administrativos).  

Descrição do assistente em administração da UFABC

Dar suporte administrativo e técnico nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atender usuários, fornecendo e recebendo informações; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios e planilhas; executar serviços em áreas de escritório. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
 

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Atualizado: 08/11/2018 - 09:22

Proguaru SP encerra hoje prazo de concurso com 92 vagas

Ofertas do edital são destinadas a candidatos que têm os níveis fundamental, técnico e superior

Ganhos de até R$ 8 mil

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro

Na região metropolitana de São Paulo, serão encerradas às 17h desta quinta-feira (8) as inscrições do concurso público da Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A, denominada Proguaru. A seleção visa o preenchimento de 92 vagas, sendo quatro reservadas a pessoas com deficiência. 

Quem tem o ensino fundamental pode concorrer para as funções de ajudante geral (50 vagas), jardineiro (5), motociclista (2), pintor predial (10) e soldador (3). Os salários iniciais oscilam entre R$ 1.275,47 e R$ 2.026,39.

Para aqueles que têm curso técnico, as chances são para os empregos de assistente contábil (1), auxiliar de enfermagem do trabalho (2), programador (1), técnico de informática (1), técnico de pavimentação (3) e técnico de segurança do trabalho (4). Os vencimentos variam de R$ 2.560,92 a R$ 3.495,57. 

Candidatos que têm o nível superior estão aptos às carreiras de analista de suporte e redes (1), analista econômico financeiro (1), arquiteto (2), assistente social (1), comprador (3) e engenheiro eletricista (2). As remunerações partem de R$ 3.733,08 e chegam a R$ 8.039,77. 

De acordo com o edital, o contrato de trabalho será regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

Concurso Proguaru SP: inscrições e provas 

A ficha cadastral está disponível no site do Instituto Mais (www.institutomais.org.br), organizador do certame. Os valores da taxa de participação são de R$ 25 (ensino fundamental), R$ 45 (curso técnico) e R$ 60 (formação superior). 

O certame será constituído das seguintes etapas: prova objetiva para todos os cargos; prova dissertativa para assistente social; prova de redação para técnico de segurança do trabalho; teste físico para ajudante geral; prova prática para jardineiro, motociclista, pintor predial e soldador; tempo de experiência profissional para assistente contábil, comprador, programador, técnico de informática, técnico de pavimentação e analista de suporte e redes; e análise de títulos para assistente social, analista econômico financeiro, arquiteto e engenheiro eletricista. 

As provas objetivas, dissertativas e de redação, assim como a entrega de documentos para a prova de títulos e de tempo de experiência profissional, serão realizadas na cidade de Guarulhos/SP na data prevista de 9 de dezembro, no período da tarde, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado nos sites do Instituto Mais e da Proguaru (www.proguaru.com.br) a partir do dia 30 de novembro. 

A prova objetiva será composta por questões do tipo múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico e/ou conhecimentos específicos. 

A prova de redação será constituída de texto dissertativo/argumentativo e deverá conter entre 20 e 30 linhas. Já a prova dissertativa contemplará quatro questões dissertativas, que deverão conter de cinco a dez linhas.
 

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Atualizado: 07/11/2018 - 15:10

Concurso em Piacatu SP tem vaga para nível fundamental

Oferta do edital é de uma vaga para o cargo de operador de máquinas, que paga R$ 1,3 mil

Até 20 de novembro

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No Estado de São Paulo, a Prefeitura Municipal de Piacatu abriu as inscrições do concurso público que selecionará um profissional para a função de operador de máquinas. 

Interessados devem possuir diploma de conclusão de curso de ensino fundamental, além de carteira de habilitação na categoria “C” ou superior. O salário inicial é de R$ 1.376,90 para jornada de trabalho semanal de 40 horas. 

Entre as atribuições do posto, estão: operar retroescavadeira, patrol, pá-carregadeira, esteira, moto-niveladora, procedendo a conservação das vias públicas municipais; operar veículos motorizados especiais, tais como: guinchos, guindastes, máquinas de limpeza e rede de esgoto, carro plataforma, máquinas rodoviárias, agrícolas, tratores e outros; abrir valetas e cortar taludes; proceder a escavações, transportes de terra, compactação, aterro e trabalho semelhantes; auxiliar no conserto de máquinas; lavrar e discar terras, obedecendo as curvas de níveis, cuidar da limpeza e conservação das máquinas, zelando pelo seu bom funcionamento; ajustar as correias transportadoras a pilha pulmão do conjunto de britagem; executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

A ficha cadastral está disponível no endereço eletrônico da Unisisp (www.unisisp.com.br), empresa responsável pela organização e execução do certame. As candidaturas deverão ser registradas até o dia 20 de novembro. O valor da taxa de participação é de R$ 25. 

Concurso Prefeitura de Piacatu SP: provas

A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos será a prova objetiva, caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, dez de matemática e dez de conhecimentos específicos. 

A avaliação será aplicada na cidade de Piacatu/SP no dia 16 de dezembro, na EMEF Prof. Eládio Rosseto, situada na Rua Antônio Gomes Jardim, nº 101, Jardim Brasília, com início às 8h e duração máxima de duas horas. 

Os participantes ainda serão submetidos à prova prática, que avaliará o grau de conhecimento e as habilidades do candidato por meio de demonstração prática das atividades inerentes ao cargo. 
 

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Atualizado: 07/11/2018 - 14:45

Concurso em Valentim Gentil SP inscreve para dez vagas

A participação no certame deverá ser garantida até o dia 30 de novembro. Os salários oferecidos chegam a R$ 3,6 mil

Níveis médio e superior

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A Prefeitura Municipal de Valentim Gentil, localizada no Estado de São Paulo, abriu as inscrições do concurso público que visa o provimento de 10 vagas do seu quadro de pessoal. 

Uma das ofertas é destinada ao cargo de auxiliar de farmácia, que requer diploma de conclusão de curso de ensino médio. O salário inicial é de R$ 1.220,44. 

As outras nove vagas estão distribuídas entre os postos de professor de educação básica I (3), médico atendente I (1), enfermeiro (1), assistente social (1), psicólogo (1) e dentista (2). A exigência é de nível superior e as remunerações variam de R$ 1.953,98 a R$ 3.659,76. 

Interessados deverão se inscrever até o dia 30 de novembro, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico da Unisisp (www.unisisp.com.br). O valor da taxa de participação é de R$ 50 para todos os empregos. 

Concurso Prefeitura de Valentim Gentil SP: provas

Os participantes serão avaliados por meio de prova objetiva. Ela contemplará questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, informática, conhecimentos educacionais, conhecimentos em saúde e/ou conhecimentos específicos. 

O exame será aplicado na cidade de Valentim Gentil/SP no dia 16 de dezembro, na Escola Vicente Santoro, situada na Rua Cidadão João Novaes, nº 747, Centro, com início às 8h e duração máxima de três horas. 

Aqueles que pleiteiam o posto de professor ainda serão submetidos a prova dissertativa e análise de títulos na mesma data da objetiva. A prova dissertativa será composta de um tema extraído do conteúdo programático e a resposta deverá conter entre dez e 15 linhas, sendo avaliados: desenvolvimento do tema proposto; gramática; e análise de concordância. 

A etapa final do concurso será a avaliação do perfil psicológico, exclusiva para o cargo de professor. Ela irá aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com as atribuições da carreira. 
 

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Atualizado: 07/11/2018 - 13:53

Prefeitura de Taubaté SP abre concurso com 21 vagas

As chances são para candidatos de níveis médio, técnico e superior. Inscrições serão recebidas até o dia 2 de dezembro

Dois editais

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Encontram-se abertas as inscrições de dois editais de concurso da Prefeitura Municipal de Taubaté, localizada no Estado de São Paulo. Ao todo, serão preenchidas 21 vagas do seu quadro de pessoal. 

Quem tem o ensino médio completo pode se inscrever para as funções de fiscal do meio ambiente (2 vagas), fiscal de posturas (10) e agente comunitário de saúde (1). O salário inicial é de R$ 1.458,83.

O cargo de técnico de segurança do trabalho (1) requer curso técnico na área e registro no órgão de classe. O vencimento é de R$ 1.627,71. 

Aqueles que têm o nível superior estão aptos às carreiras de enfermeiro do trabalho (1) e médico nas especialidades de neurologia (1), oftalmologia (1), pneumologia adulto (1), reumatologia (1), urologia (1) e do trabalho (1). As remunerações são de R$ 1.978,67 para enfermeiro e R$ 3.553,80 para médicos. 

• APOSTILAS CONCURSO PREFEITURA DE TAUBATÉ 2018 - FISCAIS

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no site do Instituto Excelência (www.institutoexcelenciapr.com.br) e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 15,65 para todos os empregos. O prazo se encerrará no dia 2 de dezembro. 

Concurso Prefeitura de Taubaté SP: prova

Os candidatos serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório. Ela será composta por 50 questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa e interpretação de textos, matemática, conhecimentos gerais, atualidades, legislação de saúde pública e/ou conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, o exame será aplicado no município de Taubaté/SP no dia 16 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado com antecedência de três dias. 

Descrição dos cargos de nível médio

Fiscal do meio ambiente - orienta e fiscaliza as atividades e obras para prevenção/preservação ambiental e da saúde, por meio de vistorias, inspeções e análises técnicas de locais, atividades, obras, projetos e processos, visando o cumprimento da legislação ambiental e sanitária; promove educação sanitária e ambiental. Executa outras atividades correlatas.

Fiscal de posturas - fiscalizam estabelecimentos comerciais, feiras, diversões públicas, bares, casas de jogos, comerciantes autônomos e outros, verificando o cumprimento da legislação vigente, a fim de fazer cumprir a política tributária. Entre outras tarefas.

Agente comunitário de saúde - age como elo entre a comunidade e os serviços de saúde. Seu trabalho é realizado casa a casa, em sua micro área de abrangência, auxiliando as pessoas e os serviços na promoção e proteção da saúde. 
 

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Atualizado: 07/11/2018 - 13:29

Prefeitura de Guarantã SP abre concurso com 22 vagas

Edital reúne chances para ajudante geral, merendeira, motorista, assistente administrativo, professor, veterinário, diretor de escola, entre outros cargos

Todos os níveis

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Localizado a cerca de 400 km da capital paulista, o município de Guarantã oferece 22 vagas para contratação imediata por meio de concurso público realizado pela prefeitura

A função de ajudante geral (5 postos e salário de R$ 954) admite candidatos com ensino fundamental incompleto. Já profissionais que concluíram esse ciclo escolar têm opções como agente de saneamento (1 - R$ 1.143,25), merendeira (1 - R$ 954), motorista (2 - R$ 1.371,90), oficial de conservação (1 - R$ 1.143,25) e pajem (1 - R$ 954).  

Há chances de nível médio para agente comunitário de saúde (1 - R$ 1.178,30), assistente administrativo (1 - R$ 2.370,64), auxiliar administrativo (1 - R$ 1.143,25), chefe de água e esgoto (1 - R$ 1.975,53), chefe de merenda (1 - R$ 1.646,28), eletricista (1 - R$ 1.646,28), inspetor de alunos (1 - R$ 1.143,25) e professor de educação básica (2 - R$ 2.307,81),   

As oportunidades com exigência de curso superior se destinam a diretor de escola (1 - R$ 4.050) e veterinário (1 - R$ 3.413,70). 

Concurso Prefeitura Guarantã: inscrições e etapas

As inscrições ficam abertas até 19 de novembro, por meio do site da Cemat Assessoria (www.cematconcurso.com.br), empresa que organiza a seleção. São cobradas taxas que variam de R$ 53 a R$ 75. 

A seleção envolverá provas objetiva (todos os cargos), em 2 de dezembro, prática (ajudante geral, motorista e oficial de conservação), no dia 16 do mesmo mês, e de títulos (diretor, veterinário e professor), com envio dos documentos, via Sedex, durante o período para registro de candidaturas. 

O concurso da Prefeitura de Guarantã terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

Concurso Prefeitura Guarantã: conteúdo programático parcial para nível fundamental

Língua portuguesa –  Alfabeto, vogais, consoantes; dígrafos – encontros consonantais e vocálicos; Flexão de gênero e número dos nomes: singular/plural; masculino/feminino; aumentativo/diminutivo; graus comparativo e superlativo; Sinônimos/antônimos; Tipos de oração: afirmativa, negativa, exclamativa, interrogativa; Pontuação; Classificação de palavras quanto ao número de sílabas e à tonicidade; Substantivos: classificação – concreto/abstrato; primitivo/derivado; próprio/comum; simples/composto; coletivo; flexão; Adjetivos – classificação; adjetivo pátrio; locução adjetiva; graus dos adjetivos; Artigos definido e indefinido; Numeral; Pronomes pessoal; possessivo; demonstrativo; relativo; indefinido; interrogativo; Verbos até 3ª conjugação; Sujeito e predicado; Bilhete, cartas, descrição e narração; Interpretação de textos; Acentuação gráfica; Nova Ortografia oficial.

Matemática - Operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão; Problemas envolvendo as quatro operações; Operações com números racionais; Sistema de numeração decimal, operações, transformações e expressões numéricas; Numeração romana; Teoria dos conjuntos, símbolos, operações e diagramas; Geometria, noções básicas, curvas, retas, perímetro, polígonos e quadriláteros; Operações básicas com frações: M.D.C., M.M.C., resolução de problemas; Regra de três simples, porcentagem, razão e proporção, proporcionalidade; Juros simples; Estatística; Probabilidade; Medidas e unidades: comprimento, tempo, massa, líquido, área/volumes e escala.

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Atualizado: 07/11/2018 - 10:41

Concurso SAP SP: formada comissão para 109 vagas

Governador autorizou o preenchimento de 594 vagas no órgão, sendo 109 para novo concurso e 485 para convocação de remanescentes de concursos em validade. Iniciais de até R$ 7,7 mil

Níveis médio e superior

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A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária de São Paulo (SAP/SP) divulgou, nesta quarta-feira, 7 de novembro, os nomes dos membros da comissão organizadora do seu novo concurso público, autorizado pelo governador Márcio França em 1º de setembro. O aval do governador foi para o preenchimento de 594 postos no órgão, sendo  109 para a  nova seleção e 485 para a convocação de aprovados em concursos em validade. Para o novo concurso são 25 cargos para o cargo de oficial operacional, que pede apenas ensino médio e 84 para a carreira de médico I, de nível superior. No caso de oficial, os interessados também deverão possuir carteira de habilitação nas categorias "D" ou "E".  De acordo com a presidente da comissão, Daniela Marinho Nunes Borsetti, no momento, o processo está em fase de elaboração do edital de licitação para a escolha da banca organizadora, que deve ser feita por meio de pregão eletrônico, em breve. Desta forma, segundo ela, como isto ainda deve passar por ajustes e alguns departamentos internos do órgão, a tendência é de que a publicação do edital de abertura de inscrições fique para o início de 2019. 

• APOSTILAS CONCURSO SAP SP 2018 - DIVERSOS CARGOS

Para oficial operacional, a remuneração inicial do cargo é de R$ 1.339,29 em caso de 50%  do Prêmio de Desempenho Individual (PDI) e R$ 1.535,94 no caso de 100% do benefício.

Para a carreira de médico I, o inicial é de R$ 5.630,40 no caso de 50% do Prêmio de Produtividade Médica (PPM) e R$ 7.710,75 em caso de 100% do benefício.

O documento também estabelece as especialidades médicas que serão oferecidas na seleção, que serão as de clínico geral, ginecologista e psiquiatra.

Além da presidente, a comissão conta, ainda, com os seguintes membros: Marilda Gonçalves e Mario Sergio Jannini, tendo como suplentes Christian Wolfmann, Adriana Gomes Nascimento e Paula dos Santos.

A autorização do concurso determina que a nomeação dos aprovados ocorra somente em 2019, em decorrência da lei eleitoral, que impede a nomeação de aprovados em concursos homologados 90 dias antes ou 90 dias após a eleição.

 

 

Concurso SAP-SP - Remanescentes

 

Além do novo concurso, o governador também autorizou o preenchimento de mais 485 vagas no órgão, para a convocação de aprovados em concursos já realizados.

São duas autorizações, sendo que a primeira conta com 285 vagas de agente de segurança penitenciária masculino, 85 agente de segurança penitenciário feminino e 27 de agente de escolta e vigilância.

Na segunda são  mais 86 vagas para agente de segurança penitenciária I e 2 de agente de escolta e vigilância.

 

 

Concurso SAP-SP - Atribuições do Oficial

 

 

As atividades do oficial operacional são as seguintes: dirigir veículos automotores, obedecendo ao Código Nacional de Trânsito, seguindo itinerário e programa estabelecido; adotar medidas adequadas à prevenção ou solução de qualquer incidente, garantindo sua própria segurança e a dos passageiros; providenciar a conservação do veículo, procedendo à lavagem, limpeza e lubrificação; verificar o abastecimento de combustível, água e óleo; executar pequenos reparos no veículo.


Concurso SAP-SP - Últimos concursos


No caso de oficial operacional, o último concurso ocorreu em 2011, quando foram oferecidas 80 vagas para a carreira. A banca organizadora foi a Fundação Vunesp e a prova objetiva foi composta de 40 questões, sendo 20 de língua portuguesa, dez de conhecimentos gerais e dez de conhecimentos específicos.


Para os médicos, a última seleção foi em 2013, com 262 postos. Também organizado pela Vunesp, o concurso contou com 40 questões de conhecimentos específicos.

 

 

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Atualizado: 06/11/2018 - 15:54

Pirassununga SP: concurso reúne três vagas no Saep

Edital tem chances para pedreiro, hidrometrista e leiturista. Inscrições vão de 7 a 25 de novembro

Salários até R$ 1,8 mil

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O Serviço de Água e Esgoto de Pirassununga (Saep), no interior de São Paulo, abriu concurso público destinado a preencher três vagas. 

Com salário de R$ 1.899,69, a função de pedreiro é opção para candidatos que completaram o quinto ano do ensino fundamental.

Já os cargos de hidrometrista e leiturista de hidrômetro cobram ensino médio. Ambos oferecem remuneração de R$ 1.170,76.

Será possível se inscrever entre 7 e 25 de novembro, por meio do site www.sigmarh.com.br. O valor da taxa é de R$ 30,45. 

A seleção envolverá provas objetiva (todos os cargos), em 9 de dezembro, e avaliação prática (somente para pedreiro), prevista para 6 de janeiro.

O concurso do Saep terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da autarquia, conforme estabelece o edital.

Cronograma do concurso do Saep Pirassununga

Concurso Saep Pirassununga: atribuições dos cargos


 

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Atualizado: 06/11/2018 - 15:11

Concurso Ibama: pedido de autorização segue em análise

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades nos cargos técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos chegam a R$ 7,7 mil

1.888 vagas

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Um dos concursos federais mais esperados e que depende de autorização do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) é o do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O órgão solicitou o preenchimento de 1.888 vagas para o seu quadro de pessoal.

Do total de oportunidades requeridas, 759 destinam-se à carreira de técnico administrativo, 832 para analista ambiental e 297 para analista administrativo.

Para concorrer aos cargos de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama deve-se ter nível superior completo, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com apenas ensino médio.

Atualmente, as remuneração iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458. 

• CURSO CONCURSO IBAMA 2018 - ANALISTAS ADMINISTRATIVO E AMBIENTAL

Espera-se que o ministro do Planejamento libere o mais rápido a autorização para o concurso do Ibama, ainda mas que o órgão não tem nenhuma seleção vigente.

Concurso Ibama: últimos editais de analista

A seleção anterior para analista ambiental do Ibama foi aberta em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 na área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 em licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 em monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 em gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.

Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.

Os dois processos seletivos foram organizados pelo Cespe/UnB.

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Atualizado: 06/11/2018 - 14:57

Concurso em São Pedro do Turvo SP tem inscrições abertas

Oportunidades do edital são para os cargos de leiturista de hidrômetro e técnico contábil que requerem níveis fundamental e técnico

Até 12 de novembro

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Ainda dá tempo de participar do concurso do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Pedro do Turvo, localizado no Estado de São Paulo. A seleção visa o provimento de duas vagas do seu quadro de pessoal.

Candidatos que têm diploma de conclusão de curso de ensino fundamental podem se inscrever para a função de leiturista de hidrômetro (1 vaga), cujo salário inicial é de R$ 1.388,64.

Já para o cargo de técnico contábil (1) a exigência é de ensino médio, curso técnico em contabilidade e registro no órgão de classe. O vencimento é de R$ 2.119,41. 

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 12 de novembro, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.spbrasilconcursos.com.br. Os valores da taxa de participação são de R$ 40 (ensino fundamental) e R$ 50 (nível médio). 

O concurso será constituído de uma única etapa: prova objetiva, caráter classificatório e eliminatório. Ela contemplará questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, informática, conhecimentos gerais e/ou conhecimentos específicos. 

A avaliação será aplicada na cidade de São Pedro do Turvo/SP no dia 2 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

Atribuições dos cargos do SAAE de São Pedro do Turvo

Técnico contábil - legalizar documentos; administrar os tributos do SAAE; registrar atos e fatos contábeis; controla o ativo permanente, gerencia custos, prepara obrigações acessórias tais como: declarações acessórias ao fisco, órgãos competentes e contribuintes e administra o registro de livros nos órgãos apropriados; elabora demonstrações contábeis, presta informações gerenciais, realiza auditoria interna e externa; atende solicitações de órgãos fiscalizadores e realiza perícia técnica nos documentos contábeis.

Leiturista de hidrômetro - atua em serviço de leitura, repasse e conferência de hidrômetro, serviços de vistoria dos hidrômetros, bem como interagir entre o SAAE e o consumidor final, nas comunicações relacionadas ao serviço. Trabalho Individualmente ou em equipe e ocasionalmente são supervisionados.
 

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Atualizado: 06/11/2018 - 12:34

Borborema SP: banca em breve para 21 vagas e cadastros

Concurso contará com oportunidades para diversos cargos, em todos os níveis de escolaridade. Em fase de licitação

Todos os níveis

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A Prefeitura de Borborema, no interior paulista, a 380 km da capital, e próxima a Araraquara, deve divulgar, em breve, o nome da banca organizadora do seu novo  concurso público,  que será para o preenchimento de 21 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal. Do total de postos imediatos, três são para quem possui ensino fundamental incompleto, cinco para fundamental completo, seis para ensino médio e sete para nível superior. As remunerações iniciais ainda serão confirmadas.


O processo está em fase de licitação para a escolha da banca organizadora, que está sendo feito pelo critério de pregão presencial, com abertura das propostas inicialmente marcada para 5 de outubro. Porém, o processo foi alterado para o dia 17 seguinte e ainda está em trâmite. Somente após a escolha da empresa poderá ser definida a data de publicação do edital de abertura de inscrições.

 

Ensino Fundamental Incompleto
Quem possui ensino fundamental incompleto poderá concorrer aos cargos de agente de apoio operacional (1 vaga, com jornada de 40 horas semanais), coveiro (1, 40 horas) e lavadeira (1, 40 horas).

 

Ensino Fundamental Completo
Para ensino fundamental completo: condutor de máquinas (1, com carteira de habilitação, 40 horas), guarda municipal (1, 40 horas), motorista (1, com carteira de habilitação, 40 horas), padeiro (1, com curso específico, 40 horas) e pedreiro (1, 40 horas).

 

Ensino Médio
Para ensino médio: agente administrativo (1, 40 horas), agente de controle de vetores (1, 40 horas), agente de fiscalização tributária (1, 40 horas), agente sanitário (1, 40 horas), escriturário (1, 40 horas),  auxiliar de saúde bucal (1, com curso específico, 40 horas) e técnico de enfermagem (Cadastro reserva, com registro no órgão competente, 30 horas).

 

Nível Superior
Por fim, para nível superior: fiscal de obras e postura (1, 40 horas), médico I pediatra (1, com especialização e registro no órgão competente, 8 horas),    médico I – ginecologista (1, com registro no órgão, 8 horas), médico I – psiquiatra (1, com registro no órgão, 8 horas), médico I – urologista (1, com registro no órgão, 8 horas), médico I – ultrassonografista (1, com registro no órgão, 8 horas), médico I – ortopedista (CR, com registro no órgão, 8 horas), médico I – cirurgião (CR, com registro no órgão, 8 horas), médico I – otorrinolaringologista (1, com registro no órgão, 8 horas) e médico ESF (CR, com registro no órgão, 40 horas).


De acordo com o edital  de licitação, a publicação do edital e abertura de inscrições devem começar sete dias após a assinatura do contato com a banca organizadora. O prazo de inscrições será de 14 dias, no mínimo, com aplicação das provas 20 dias após o término das inscrições. 

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Atualizado: 06/11/2018 - 09:36

Concurso CRQ SP: última semana do prazo para 520 vagas

Destinadas a profissionais de níveis médio/técnico e superior, carreiras oferecem vencimentos acima de R$ 10,1 mil. Edital tem chances na capital e em cidades do interior e litoral

12 municípios

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Esta é a última semana para quem pretende se inscrever no concurso do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ 4), com jurisdição em São Paulo, destinado a formar cadastro reserva em 520 vagas distribuídas entre a capital e cidades do interior e litoral. O prazo termina às 23h59 da próxima segunda-feira (12). 

Profissionais com ensino médio podem concorrer como profissional de serviços técnico-administrativos (PSA) nas áreas de administração (20 - salário de R$ 4.419,55), manutenção predial (20 - R$ 4.419,55), manutenção predial/alvenaria/hidráulica e pintura (20 - R$ 4.419,55) e teleatendimento (20 - R$ 3.657,60).

Além de segundo grau, é necessário possuir formação técnica para disputar as funções de profissional de suporte técnico nas seguintes especialidades: compras (20), financeiro (20), recursos humanos (20), contabilidade (20) e informática (20). Todas as ofertas pagam R$ 5.129,13.  

Curso superior é requisito do concurso do CRQ SP para profissional de atividades estratégicas nas funções de fiscal (240 - R$ 10.117,45), bibliotecário (20 - R$ 7.097,15), analista de sistemas - programação (20 - R$ 7.097,15), analista de sistemas - rede (20 - R$ 7.097,15), advogado (20 - R$ 7.097,15) e jornalista (20 - R$ 7.097,15). 

• APOSTILAS CONCURSO CRQ SP 2018 - DIVERSOS CARGOS

Os vencimentos informados já incluem os valores referentes aos vales refeição e alimentação. Além disso, os contratados terão direito a convênio médico e odontológico, vale transporte e plano de cargos e salários. 

Todas as vagas são para atuar na capital, exceto para fiscal, carreira que também reúne oportunidades em Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. 

Concurso CRQ SP: inscrição e etapas

Os interessados devem se inscrever por meio do site do Instituto Quadrix (http://www.quadrix.org.br). São cobradas taxas de R$ 60 (ensino médio), R$ 65 (técnico) e R$ 75 (superior). 

Em 9 de dezembro, os candidatos realizarão provas objetiva e discursiva. A primeira trará 120 questões do tipo 'certo' ou 'errado', enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto contendo entre 15 e 30 linhas. 

Com duração de quatro horas, os exames ocorrerão em Araçatuba, Araraquara, Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Paulo.

O processo seletivo será finalizado com teste prático para fiscal e jornalista. A aplicação está prevista para 16 e/ou 17 de fevereiro, na capital paulista. 

O concurso do CRQ SP terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do conselho, conforme prevê o edital

Cronograma do concurso do CRQ SP

Concurso CRQ SP: conteúdo programático parcial

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

Raciocínio lógico e matemático - 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.

Atualidades - 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como recursos hídricos, segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

Confira o conteúdo programático completo do concurso do CRQ SP
 

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Atualizado: 06/11/2018 - 09:28

Concurso Prefeitura SP: última semana para inscrição

Com vencimentos acima de R$ 7 mil, oportunidades são destinadas a analista de planejamento, agrônomo, arquiteto e engenheiro

168 vagas

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro

Terminam às 17h da próxima segunda-feira (12) as inscrições do concurso da Prefeitura de São Paulo para preenchimento de 168 vagas em cargos de nível superior. Distribuídas entre dois editais, as oportunidades são destinadas a diversas secretarias do município.

Há chances para analista de planejamento e desenvolvimento organizacional - ciências contábeis (50 postos e salário de R$ 6.106,33), arquiteto (58 - R$ 7.03290), agrônomo (14 - R$ 7.032,90) e engenheiro nas seguintes áreas: civil (34 - R$ 7.032,90), do trabalho (2 - R$ 7.032,90) e florestal (10 - R$ 7.032,90). 

As inscrições devem ser efetuadas pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). O valor da taxa é o mesmo para todas as funções: R$ 82,20.

Fases do concurso da Prefeitura de São Paulo

Em 16 de dezembro, os candidatos realizarão provas objetiva e discursiva, com aplicação nos períodos da manhã e tarde, respectivamente. 

• APOSTILAS CONCURSO PREFEITURA DE SÃO PAULO 2018 - NÍVEL SUPERIOR

O conteúdo programático abrange língua portuguesa, raciocínio lógico, realidade municipal/administração pública e conhecimentos específicos.  

A avaliação objetiva trará 70 questões de múltipla escolha para arquiteto, agrônomo e engenheiro; e 80 para analista. Já o exame discursivo será composto por uma pergunta dissertativa e um estudo de caso.

A entrega dos documentos relativos à análise de títulos está prevista também para 16 de dezembro. Os participantes poderão apresentar diplomas de especialização, mestrado e doutorado.

O concurso da Prefeitura de São Paulo terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do governo municipal, conforme estabelecem os editais.

Cronograma do concurso da Prefeitura de São Paulo

Concurso Prefeitura São Paulo: conteúdo programático parcial  

Língua portuguesa - Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal.

Raciocínio lógico - Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios. Dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal; raciocínio matemático (que envolva, dentre outros, conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal, conjuntos numéricos complexos, números e grandezas proporcionais, razão e proporção, divisão proporcional, regra de três simples e composta, porcentagem); raciocínio sequencial; orientação espacial e temporal; formação de conceitos; discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

Realidade municipal e administração pública - Princípios constitucionais. Princípios fundamentais da Constituição Federal e Direitos e garantias fundamentais na Constituição Federal. Organização do Estado político-administrativo na CRFB/88. Administração Pública na CRFB/88. Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário na Constituição. Lei Orgânica do Município de São Paulo e Processo legislativo municipal. Ordem Social na CRFB/88. Organização Administrativa do Estado Brasileiro. Princípios da Administração Pública. Teoria geral da função pública. Serviços públicos: conceito e natureza, modalidades e formas de prestação, o perfil moderno do serviço público. Concessão, Permissão e Autorização. Regime jurídico da Licitação e dos contratos administrativos: obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade e vedação da licitação; procedimentos, anulação e revogação; modalidades de licitação. Lei n.º 8.666/93 e legislação posterior. Contratos administrativos: conceito, características e interpretação. Reequilíbrio econômico-financeiro. Modalidades de acordos administrativos: concessões de serviço público. Parcerias público-privadas. Contrato de Gestão. Convênios e consórcios administrativos. Teoria geral do ato administrativo: conceitos, classificação, espécies, elementos, requisitos e atributos do ato administrativo, extinção dos atos administrativos. Vinculação e discricionariedade. Controle dos atos administrativos. Processo administrativo: importância e necessidade. Espécies e suas distinções gerais. Competência administrativa: conceito e critério de distribuição. Avocação e delegação de competências. Ausência de competência: agente de fato. Dinâmica e estrutura demográfica do município de São Paulo: mudança no perfil demográfico e janela demográfica, imigração; impactos das mudanças demográficas nas políticas públicas. Desigualdades geográficas, econômicas e sociais dentro do município de São Paulo; discriminação e exclusão social; dinâmica social no município; indicadores sociais; cobertura e atendimento dos serviços públicos básicos. Desenvolvimento local, desafios da metrópole e da região metropolitana. Infraestrutura e condições para o desenvolvimento econômico municipal. Planejamento regional e urbano; Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo. Cidades, espaço público x privado, conceito e apropriação dos espaços públicos. Mercado habitacional e gestão do uso do solo. Economia urbana e urbanização. A localização das atividades econômicas no espaço intraurbano, concentração e problemas. Saneamento ambiental e meio ambiente urbano. Degradação e poluição ambiental e desafios. Resíduos sólidos: coleta, limpeza pública, tratamento, reciclagem e destinação final. Drenagem urbana e manejo de águas pluviais urbanas. Transportes, transporte coletivo, acessibilidade e mobilidade urbana. Segurança urbana.

Concurso Prefeitura São Paulo: atribuições dos cargos

Arquiteto - Realizar coleta de dados, estudo, planejamento, projeto e edificação; elaborar orçamento; realizar estudo de viabilidade técnica, financeira e ambiental; executar, fiscalizar e conduzir obra, instalação e serviço técnico; realizar a supervisão, coordenação, gestão e orientação técnica; elaborar planos, projetos, vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria e arbitragem; prestar assistência aos órgãos encarregados da representação judicial do município e realizar perícias próprias da área de atuação, para fins judiciais e extra judiciais.

Engenheiro - Realizar coleta de dados, estudo, planejamento, projeto e edificação; elaborar orçamento; realizar estudo de viabilidade técnica, financeira e ambiental; executar, fiscalizar e conduzir obra, instalação e serviço técnico; controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados; elaborar planos, projetos, vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria e arbitragem; desenvolver projetos de engenharia nas respectivas modalidades; elaborar normas e documentação técnica; prestar assistência aos órgãos encarregados da representação judicial do município e realizar perícias próprias da área de atuação, para fins judiciais e extra judiciais; desenvolver outras atividades afins. 

Agrônomo - Realizar coleta de dados, estudo, planejamento, projeto e edificação; elaborar orçamento; realizar estudo de viabilidade técnica, financeira e ambiental; controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados; elaborar planos, projetos, vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria e arbitragem; elaborar normas e documentação técnica; planejar, coordenar e executar atividades pertinentes à área de atuação e do uso de recursos naturais renováveis e ambientais; fiscalizar as atividades, orientar as ações e elaborar normas e documentação técnica de sua área de atuação; prestar assistência aos órgãos encarregados da representação judicial do município e realizar perícias próprias da área de atuação, para fins judiciais e extra judiciais; desenvolver outras atividades afins; desenvolver outras atividades afins.

Analista - Elaborar plano de contas, rotinas e normas técnicas de contabilidade, balancetes, balanços e demonstrações contábeis e financeiras de forma analítica e sintética; definir a classificação de receitas e despesas; orientar e supervisionar a escrituração dos atos e fatos contábeis; proceder à incorporação e consolidação de balanços; realizar auditorias contábeis e nos processos de realização de despesas em todas as suas etapas; apurar o valor patrimonial de participações, quotas e ações e convênios; avaliar balanços do posto de vista contábil, acervos patrimoniais; verificar haveres e obrigações para quaisquer finalidades; prestar assistência aos órgãos encarregados da representação judicial do município e realizar perícias próprias da área de atuação, para fins judiciais e extra judiciais; desenvolver outras atividades afins. 
 

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Atualizado: 05/11/2018 - 15:55

Concurso Bacen para 220 vagas segue no aguardo do aval

A solicitação de um novo edital do concurso Banco Central conta com 220 vagas nas carreiras de analista e procurador

Até R$ 17,7 mil

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro

 

É grande a expectativa para que o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) libere a autorização para a abertura do novo concurso do Bacen (Banco Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB). Em maio, o órgão encaminhou um pedido para o preenchimento de 200 vagas.

Das oportunidades pleiteadas, 200 destinam-se à carreira de analista e 20 de procurador; desta vez não foi contemplado o cargo de técnico. A solicitação anterior era para 800 postos de analista, 150 de técnico e 40 de procurador.

O concurso Bacen é um dos vários que precisam ser realizados realizados urgentemente devido à grande defasagem de pessoal. No momento, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Banco Central não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.

Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o Bacen não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

Concurso Bacen: Sobre os cargos

A função de técnico, não contemplada mais no pedido, requer certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece salário inicial de R$ 6.463,44.

Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.

APOSTILAS CONCURSO BANCO CENTRAL (BACEN) - TÉCNICO DE SUPORTE ADMINISTRATIVO

CURSO ONLINE CONCURSO BANCO CENTRAL (BACEN) - PROCURADOR

Concurso Bacen: edital anterior para técnico e analista

Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.

A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. A exigência era de ensino médio completo.

Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.

O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação aos candidatos aprovados.

Todos os profissionais contratados pelo concurso foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

Concurso Bacen: último edial de procurador

O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades na função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.

Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

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Atualizado: 05/11/2018 - 15:50

Aberto concurso para nove vagas em Guzolândia SP

Edital tem chances para monitor de transporte escolar e professor. Inscrições vão até 18 de novembro

Dois cargos

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro

A Prefeitura de Guzolândia, em São Paulo, abriu processo seletivo destinado a preencher nove vagas temporárias em cargos na área da educação, além de formar cadastro reserva.

Há oportunidades para monitor de transporte escolar (8 postos e remuneração de R$ 954) e professor de educação infantil e ensino fundamental (1 - R$ 12,28 por hora/aula), ambas com exigência de escolaridade a partir de nível médio.

Será possível se inscrever até 18 de novembro, mediante a realização de cadastro pelo site https://www.setaconcurso.com.br/. As taxas custam R$ 40 (monitor) e R$ 60 (professor). 

A seleção envolverá prova objetiva (ambos os cargos), marcada para ocorrer em 9 de dezembro, e avaliação de títulos (professor), com entrega dos documentos na mesma data, de acordo com o edital. 

Concurso Prefeitura Guzolândia: conteúdo programático para monitor

Língua portuguesa - Compreensão de Texto. Sinônimos e Antônimos. Frases (Afirmativa, Negativa, Exclamativa, Interrogativa). Noções de Número: Singular e Plural. Noções de Gênero: Masculino e Feminino. Concordância do Adjetivo com o Substantivo e do Verbo com o Substantivo e com o Pronome. Pronomes Pessoais e Possessivos. Verbos Ser, Ter e Verbos Regulares. Reconhecimento de Frases Corretas e Incorretas.

Conhecimentos gerais - História do Brasil, Geografia do Brasil, Atualidades sobre Ciências, Religião, Cultura, Política, Esporte, Saúde e os mais diversos temas de interesse social no Brasil e no mundo divulgados pela grande mídia (Radio, jornais, TV e internet).

Conhecimentos específicos - Constituição da República Federativa do Brasil (Art. 205 - 214), Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90.

Concurso Prefeitura Guzolândia: atribuições do monitor de transporte escolar

Acompanhar alunos desde o embarque no transporte escolar até seu desembarque na escola de destino, assim como acompanhar os alunos desde o embarque, no final do expediente escolar, até o desembarque nos pontos próprios: Verificar se todos os alunos estão assentados adequadamente dentro do veículo de transporte escolar; Orientar e auxiliar os alunos, quando necessário a colocarem o cinto de segurança; Orientar os alunos quanto ao risco de acidente, evitando colocar partes do corpo para fora da janela; Zelar pela limpeza do transporte durante e depois do trajeto; Identificar a instituição de ensino dos respectivos alunos e deixá-los dentro do local; Ajudar os alunos a subir e descer as escadas dos transportes; Verificar a segurança dos alunos no momento do embarque e do desembarque, verificar os horários dos transportes, informando aos pais e alunos; Conferir se todos os alunos frequentes no dia estão retornando para os lares, ajudar os pais e alunos especiais na locomoção dos alunos; Executar tarefas afins; Tratar os alunos com urbanidade, comunicar casos de conflito ao responsável pelo transporte de alunos; Ser pontual e assíduo, ter postura ética e apresentar-se com vestimentas confortáveis e adequadas para melhor atendimento as necessidades dos alunos; Executar outras tarefas correlatas que lhe forem determinadas pelo superior imediato.
 

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