MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Inscritos podem alterar local de prova

Todos os inscritos no Enem receberão um novo cartão de confirmação da prova, com data e local do exame.

Redação
Publicado em 09/10/2009, às 10h53

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem respirar aliviados diante de tantas novidades – pelo menos em relação ao local de prova. Diante do adiamento da avaliação (que seria aplicada nos dias 3 e 4 de outubro e foi remarcada para 5 e 6 de dezembro diante de constatação de fraude), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) abre inscrições para realocar os estudantes inscritos no exame que desejem realizar a avaliação em outra cidade.

As solicitações de troca serão recebidas até a próxima quarta-feira (14), às 24 horas, no site www.enem.inep.gov.br. Todos os inscritos no Enem receberão um novo cartão de confirmação da prova, com data e local específicos da realização do exame.

Outro ponto positivo é que os estudantes que não desejarem mais fazer a prova, em função da troca da data, poderão reaver o dinheiro da taxa de inscrição.

O Ministério da Educação (Mec) estuda os procedimentos para a devolução da taxa, que só serão anunciados depois das provas. Os estudantes interessados devem enviar uma carta para o Inep fazendo a solicitação do reembolso.

O endereço do instituto é: SRTVS Quadra 701, Bloco M, Edifício Sede do Inep, Brasília – DF. CEP: 70340-909. 

Recusa

Diante da nova data, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) comunicou que não utilizará a nota do Enem 2009 em seu vestibular. Como o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio é utilizado para a composição da nota da primeira fase, a instituição comunicou que não haverá tempo hábil para sua utilização.

No Vestibular Unicamp, o Enem podia ajudar com até 20% a nota da primeira fase.

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) também estabeleceu que não irá utilizar o resultado do exame na composição de nota do processo seletivo 2010. A Fundação está com 10.797 vagas abertas, sendo 10.607 para a USP; 100 para a Santa Casa e 90 vagas para o Barro Branco.

A decisão de não utilizar o Enem 2009 no vestibular também foi tomada pela PUC-SP e PUC-MG.

Alteração da data da prova

Quatro universidades federais e doze estaduais que tinham vestibulares marcados para os dias 5 e 6 de dezembro confirmaram a mudança das datas de suas provas. Em relação aos vestibulares mais concorridos do país, destacam-se:

• Universidade de Brasília (UnB): o Programa de Avaliação Seriada (PAS) será realizado em 12 e 13 de dezembro;

• Universidade Federal do Ceará (UFC): as provas de conhecimentos específicos e redação serão aplicadas em 13 e 14 de dezembro;

• Universidade Estadual da Bahia (UNEB): 20 e 21 de dezembro;

• Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ): a prova discursiva será realizada em 13 de dezembro;

• Faculdade Tecnológica de São Paulo (Fatec) e Universidade Estadual Paulista (Unesp): 13 de dezembro.

Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG):28 de novembro

A Estadual de Londrina (UEL) decidiu manter a data, mas compatibilizará os horários no mesmo dia: a prova da universidade seria feita em um turno e o Enem, em outro.

Luana Almeida

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.