MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Inscrições começam amanhã, dia 21

As inscrições para o processo seletivo do ProUni referente ao segundo semestre começam amanhã, dia 21.

Redação
Publicado em 20/05/2008, às 13h12

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As inscrições para o processo seletivo do ProUni referente ao segundo semestre deste ano começam amanhã, dia 21.

De acordo com a portaria do MEC que regulamenta essa nova seleção, publicada no Diário Oficial da União (ver arquivos abaixo), os estudantes deverão inscrever-se até as 21h do dia 6 de junho, exclusivamente pela internet, mediante preenchimento de ficha de inscrição disponível no site do programa: www.mec.gov.br/prouni.


O ProUni concede a estudantes brasileiros de baixa renda e que não possuam diploma de nível superior bolsas de estudos, integrais e parciais para cursos em instituições privadas parceiras. Em contrapartida, oferece isenção de alguns tributos às escolas.

Também podem participar alunos portadores de deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública.

No caso dos professores, eles concorrerão a bolsas nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Requisitos

Para concorrer ao ProUni, o candidato deve:

• ter obtido nota mínima de 45 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado;
• ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral;
• precisa comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 622,50) para concorrer à bolsa integral, e de até três salários mínimos (R$ 1.245) para a bolsa parcial (50% do valor da mensalidade) ou mesmo para bolsa complementar de 25% – nessa modalidade, os outros 75% restantes da mensalidade são custeados pelo Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) para disciplinas consideradas prioritárias, como Medicina, Engenharia, Geologia, Licenciaturas em Física, Química, Matemática, Biologia, além de cursos do Catálago Nacional de Cursos Superiores Tecnológicos do MEC (ver em www.mec.gov.br/setec).


Neste processo seletivo, os candidatos devem optar por uma modalidade de bolsa e escolher até sete opções de instituições de ensino, cursos, habilitações ou turnos, dentre as disponíveis conforme sua renda familiar per capita.

Vale dizer que os limites de renda citados não se aplicam aos professores.

Pré-seleção

A pré-seleção dos estudantes inscritos no processo seletivo do ProUni – 2º Semestre de 2008 considerará a média aritmética entre as notas obtidas pelo candidato nas provas objetiva e de redação do Enem referente ao ano de 2007.

Os candidatos serão pré-selecionados em primeira, segunda ou terceira chamada, em ordem decrescente, e de acordo com o limite de bolsas disponíveis.

Caso haja empate, o desempate entre os candidatos será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios:

I - maior nota na prova de redação;
II - candidato mais idoso;
III - persistindo o empate, o desempate beneficiará o candidato que efetuou primeiramente sua inscrição.

O MEC divulgará, no dia 11 de junho, no site do ProUni na Internet, o resultado com os nomes dos classificados, em primeira chamada, no processo de pré-seleção. Aqueles que não forem contemplados nessa primeira lista deverão conferir se obtiveram a classificação na 2ª e 3ª chamada, previstas para serem reveladas nos dias 7 e 17 de julho, respectivamente.

Informações

Outras informações sobre processo seletivo do ProUni referente ao segundo semestre deste ano podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161.


Rogerio Jovaneli

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso ProUni

ProUni - Programa Universidade para Todos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

20/05/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.