MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Selecionados têm até dia 26 para comprovar dados

A segunda etapa de inscrições terá início no dia 4 de março e encerramento no dia 7 do mesmo mês.

Redação
Publicado em 18/02/2010, às 11h50

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os estudantes pré-selecionados em primeira chamada pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até o dia 26 para comparecerem às instituições de ensino nas quais se candidataram e comprovarem as informações prestadas na ficha de inscrição. Caso necessário, a instituição também submeterá o candidato a um processo seletivo próprio, com aviso de antecedência de, no mínimo, 48 horas. O não-comparecimento no prazo estipulado acarretará à perda do direito à bolsa.

Aprovados – Nessa primeira etapa, o programa selecionou 148.327 estudantes. Para ter acesso à lista, o candidato deverá entrar no site do Ministério da Educação (MEC) e informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio 2009 (Enem).

Documentação – Os candidatos que foram convocados deverão se apresentar às instituições em posse dos seguintes documentos comprobatórios:

- documento de identificação com foto (tais como RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte);

- comprovante de residência familiar (contas de água, luz, energia elétrica ou telefone, declaração do imposto de renda, extrato do FGTS, contrato de aluguel, fatura do cartão de crédito, boleto bancário de mensalidade escolar, plano de saúde, condomínio ou financiamento habitacional etc.);

- comprovante de rendimentos do candidato e de seu grupo familiar (como, por exemplo, o extrato bancário dos últimos três meses ou os três últimos contracheques);

- caso os pais (ou um deles) não constem do grupo familiar do candidato: comprovante de separação ou divórcio dos pais, atestado de óbito ou outro documento comprobatório desta condição;

- caso portador de deficiência, laudo médico que a comprove;

- caso exerça o magistério na educação básica em instituição pública, comprovante desta situação emitido pela instituição de ensino;

- comprovante dos períodos letivos cursados em escola pública ou, quando for o caso, de percepção de bolsa de estudos integral em escola da rede privada.

Para obter mais informações sobre os documentos necessários para efetuar a matrícula basta acessar o site do Ministério da Educação (MEC) e clicar no link “ProUni”.

Segunda etapa – Os candidatos que não foram pré-selecionados na primeira etapa ou não conseguiram se inscrever têm uma segunda chance de concorrer às bolsas de estudo. A partir do dia 4 de março estarão abertas as inscrições para a segunda etapa do ProUni. Os estudantes podem realizar o cadastro até o dia 7 de março. O resultado dos contemplados será divulgado no dia 10 do mesmo mês.

Quem pode participar – Podem concorrer às bolsas estudantes que prestaram o Enem 2009 e obtiveram a nota mínima de 400 pontos na média das cinco notas e na redação, e não tiveram nota zero na redação; possuem renda de até um salário mínimo e meio (R$ 765) por membro da família, caso queiram disputar uma bolsa integral; ou de até três salários mínimos (R$ 1.530) por pessoa da família, caso concorram à bolsa parcial. Além dessas exigências, o candidato também deverá preencher pelo menos um dos seguintes requisitos:

• ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública, ou com bolsa integral em escola da rede privada; ou

• ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente, com bolsa integral, em instituição privada; ou

• ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Patricia Magalhães/SP

Veja também:

SiSU: inscrições abertas para a 2ª etapa

MEC: ProUni bate recorde de inscrições

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso ProUni

ProUni - Programa Universidade para Todos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda do Concurso

18/02/2011 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.