MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Inscrições para 47 mil vagas em cursos superiores

23 universidades federais e 26 institutos federais de educação, ciência e tecnologia oferecem as vagas.

Redação
Publicado em 29/01/2010, às 15h22

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Estão abertas as inscrições para a primeira etapa do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para instituições federais que adotaram a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como fase única do processo seletivo.

O SiSU é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionarão novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2009.

Vinte e três  universidades federais e 26 institutos federais de educação, ciência e tecnologia oferecem 47,9 mil vagas em cursos superiores - bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia.

Além das federais, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) selecionarão candidatos pelo programa.

Podem se inscrever na seleção unificada os estudantes que fizeram o Enem 2009. A lista das instituições participantes do SiSU e dos cursos oferecidos pode ser consultada no site do programa (www.sisu.mec.gov.br).

O processo seletivo será realizado em três etapas. Em cada uma, o estudante poderá fazer uma opção de curso e instituição. Enquanto o período de inscrições estiver aberto, o sistema informará ao candidato a nota de corte entre os que fizeram determinada opção.

A nota de corte será atualizada ao fim de cada dia. Assim, caso o candidato não tenha atingido a nota suficiente para obter a vaga no curso desejado, ele poderá alterar sua opção inicial de curso. As notas de corte serão informadas pelo sistema a partir do segundo dia de inscrições de cada etapa.

Ao fim de cada fase, o sistema classificará automaticamente os candidatos de acordo com a nota do Enem e com as vagas oferecidas pelas instituições. Os alunos classificados deverão efetuar matrícula na instituição de ensino em que o curso escolhido é ministrado.

As vagas não ocupadas na primeira etapa serão oferecidas na segunda. Os processos são independentes, ou seja, estudantes que não tentaram a vaga na primeira etapa podem participar da segunda. Após a nova seleção e a realização das matrículas nas instituições, o sistema abrirá uma terceira e última etapa de seleção, com a oferta das vagas ainda não ocupadas.

Matrícula

Após o período de inscrição, o sistema selecionará automaticamente os candidatos, de acordo com as notas do Enem e com as vagas oferecidas pelas instituições. A relação dos classificados em cada instituição será divulgada na página eletrônica do SiSU.
A primeira etapa de inscrições vai até 3 de fevereiro.


Serviço

Para ter acesso ao desempenho individual do Enem 2009, basta acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep): www.enem.inep.gov.br

Luana Almeida

Veja também:

Enem: 2,5 mi já podem acessar desempenhos individuais

Enem: Melhores colocados podem estudar na Espanha

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso SiSU

Sisu - Sistema de Seleção Unificada
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda do Concurso

29/01/2011 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.