MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Unicamp incorpora novidades ao processo seletivo

Outra alteração prevista é o aumento das 12 questões dissertativas para 48 de múltipla escolha.

Redação
Publicado em 28/12/2009, às 10h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O vestibular da Unicamp irá contar com mudanças na próxima edição. Na primeira fase, especificamente na redação, o candidato terá de escrever três textos de acordo com as instruções da prova - hoje o vestibulando seleciona uma das três propostas (narrativa, dissertação ou carta) e prepara apenas um texto. Outra alteração prevista é o aumento das 12 questões dissertativas para 48 de múltipla escolha.

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) avalia que o novo formato reforça a integração entre leitura e escrita, além de ampliar as possibilidades de avaliação, aumentar a precisão dos resultados da primeira fase e, consequentemente, a confiabilidade da seleção.

Destaca também que, com a medida, será evitado o treinamento em apenas uma proposta de texto, pois os gêneros dos textos a serem elaborados podem variar dentro de um grupo pré-determinado.

As 48 questões de múltipla escolha da primeira fase serão elaboradas com base no conteúdo de diversas áreas do conhecimento comuns ao ensino médio, de acordo com a seguinte distribuição: 12 de matemática; 18 de ciências humanas, artes e humanidades, sendo pelo menos seis de geografia e seis de história, introduzindo-se filosofia, sociologia e artes à medida que estas disciplinas forem incorporadas de forma plena aos currículos do ensino médio; e 18 questões de ciências da natureza (ciências biológicas, física e química).

A duração da prova da primeira fase passará de quatro para cinco horas.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continua a compor 20% da nota da primeira fase e passa a ser de uso obrigatório a todo candidato do vestibular da instituição. Mantêm-se inalterados os formatos das provas de aptidão, que passam a ser denominadas provas de habilidades específicas.

Na segunda fase, serão aplicadas três provas de 24 questões dissertativas, realizadas durante três dias consecutivos (com quatro horas cada um deles): prova I (12 questões de língua portuguesa e de literaturas da língua portuguesa e outras 12 de matemática); prova II (18 questões de ciências humanas, artes e humanidades, com pelo menos oito de geografia e oito de história) e seis perguntas de língua inglesa; e prova III, com 24 perguntas de ciências da natureza (ciências biológicas, física e química).

Luana Almeida

Veja também:

Etecs/SP: cursos de nível médio integrado ao técnico

Senac/SP: inscrições abertas para vagas remanescentes






Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Vestibular 2011

Vestibular 2011
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

28/12/2010 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.