Em recente pesquisa, dados mostram que antes de encararem os temidos processos seletivos, muitos brasileiros buscam na internet informações sobre as companhias
A pesquisa realizada entre a consultoria Universium em parceria com a CNN Money mostra que ao buscar mais informações sobre um empregador, 49% dos brasileiros procuram mais detalhes nas redes e comunidades sociais. Esse índice faz parte de um estudo que entrevistou estudantes das áreas de negócios e engenharia em 12 países, incluindo o Brasil.
De acordo ainda com a pesquisa, o segundo lugar na preferência é para os sites de carreiras das companhias, com 40%. Para Andressa Schneider, responsável pelo conteúdo da 99jobs.com, comunidade de carreira voltada principalmente para jovens entre 18 e 24 anos, a busca por informações sobre as organizações é essencial. “Muito mais do que guiar-se por uma descrição de cargo, é necessário entender que organização é aquela, e quem trabalha lá”, defende.
Quanto mais informações os trabalhadores tiverem sobre a empresa, melhor. A ideia é tentar reunir um leque de informações como vídeos, avaliações, missão, valores, se o lugar é formal ou informal e até depoimentos de quem trabalha na área. “Queremos que com isso, as pessoas explorem aquele ambiente, vejam se combina com elas e se vai ser agradável passar os dias naquele tipo de lugar. Afinal, saber com quem você vai fazer é tão importante quanto saber o que você vai fazer”, completa Andressa.
Com isso, os processos seletivos tendem a serem mais produtivos, já que o candidato tem ao menos uma noção do que poderá encontrar na empresa, caso seja contratado.
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