Tudo Sobre

Empregos Avon 2021

Avon Estágio 2021: empresa ultrapassa meta de contratação de estudantes negros

De acordo com a companha, entre os 5 mil inscritos, foram aprovados 34 candidatos, sendo 53% estudantes autodeclarados negros



Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 09/08/2021, às 13h09 - Atualizado às 13h27

avon estagio
Divulgação

Visando maior equidade racial na empresa, a Avon Brasil ultrapassou a meta de contratação de 50% de pessoas negras na edição de 2021 da sua seleção de estagiários. De acordo com a companha, entre os 5 mil inscritos, foram aprovados 34 candidatos, sendo 53% estudantes autodeclarados negros. Outro foco do programa foi a contratação de mulheres pretas e pardas. Como resultado, 35% dos estudantes selecionados são mulheres negras.

"Os resultados do programa são fundamentais para o cumprimento das metas estabelecidas no Compromisso Antirracista da Avon, criado como estratégia para expandir a diversidade na companhia e reduzir a desigualdade de oportunidades na sociedade", afirma Daniella Moura, Diretora de Recursos Humanos da Avon. "Nossa intenção é ter na Avon um reflexo real da diversidade brasileira, promovendo transformações sistêmicas positivas tanto interna quanto externamente e garantindo, também, a pluralidade de experiências, ideias e realidades no ambiente de trabalho", completa.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Companhia de Estágios, houve um aumento de 197% na contratação de estagiários autodeclarados pretos e pardos no início de 2021 em comparação ao início de 2020. Segundo o estudo, as justificativas para a ocorrência desse crescimento são a criação de processos seletivos mais inclusivos, com metas envolvendo equidade racial, e a redução de exigências e pré-requisitos em currículos. Em 2017, 42% dos processos seletivos tinham metas de diversidade racial. Em 2020, esse número subiu para 87%.

Esses aspectos foram agregados no Processo Seletivo de Estágio 2021 da Avon. "Para tornar o processo seletivo mais inclusivo, definimos que o domínio da língua inglesa não seria um pré-requisito e que seria possível a participação de estudantes matriculados em qualquer curso superior - bacharel, licenciatura ou tecnólogo - como pontos adicionais à meta de contratação de 50% de pessoas negras" explica Daniella. O processo seletivo também contou com alguns diferenciais envolvendo equidade racial, como um desafio individual on-line em uma das etapas focado na realidade de mulheres negras empreendedoras que fazem parte da força de vendas da companhia, além de um workshop focado em mulheres negras conduzido pela empresa de consultoria Indique Uma Preta, especializada na conexão entre mulheres negras e o mercado de trabalho.

A diversidade também foi destaque em outros aspectos do programa, especialmente na contratação de mulheres, contemplando a maior parte dos contratados - cerca de 76%. Além disso, 52% dos aprovados possuem renda familiar menor que R$ 3.992 e 28% pertencem à comunidade LGBTQIA+. Candidatos com mais de 24 anos também foram selecionados, contemplando 20,5% dos contratados, assim como pessoas com mais de 30 anos (6% dos aprovados).

Compromisso Antirracista Avon

Divulgado em novembro de 2020, o Compromisso Antirracista da Avon foi desenvolvido pelas equipes de Recursos Humanos da empresa em conjunto com a liderança e participantes da Rede pela Diversidade - um grupo formado por colaboradores voluntários da companhia que desenvolve ações de conscientização e promove debates sobre diversidade no universo corporativo - alinhado ao Compromisso com a Vida 2030 do grupo Natura &Co (formado por Natura, Avon, The Body Shop e Aesop), que inclui metas para enfrentar questões globais urgentes, como a desigualdade social e a violação dos direitos humanos, por exemplo.

Entre as principais iniciativas do compromisso envolvendo processos seletivos na Avon, estão a meta de contratação de 50% de pessoas negras e a meta de 30% de mulheres em posições de liderança até 2030. Além disso, em áreas da companhia onde há menor representatividade negra - como Comunicação, Recursos Humanos, Marketing e Vendas - é obrigatório a presença de pelo menos uma pessoa negra como finalista para processos seletivos para cargos de liderança. A Avon também vem investindo no letramento e sensibilização de seus times pela equidade racial e incentivando o empreendedorismo negro feminino.

+ Resumo Empregos Avon 2021

Avon
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Estagiário, Jovem aprendiz
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Estados com Vagas: BA, SP

+ Agenda

17/06/2021 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
30/06/2021 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
estágios

Comentários

Mais Lidas