MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Como pedir um aumento salarial? Confira 6 dicas da CEO do Infojobs

Você sabe como pedir um aumento salarial de forma eficiente e profissional? Confira as dicas da CEO do Infojobs, Ana Paula Prado, e aumente suas chances de conseguir uma melhor remuneração

Como pedir um aumento salarial? Confira 6 dicas da CEO do Infojobs
Dall-E
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 21/12/2023, às 11h46

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Pedir um aumento salarial pode ser uma situação delicada e estressante para muitos colaboradores. Afinal, como abordar o chefe, quais argumentos usar e qual o momento certo para fazer a solicitação? Embora a ideia pareça desconfortável, quando um profissional sente que entrega resultados financeiros e organizacionais acima das expectativas, ele pode e deve reivindicar uma melhor remuneração.

Mas como fazer isso de forma eficiente e profissional? Para responder essa questão, o JC Concursos conversou com Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, HR Tech que oferece soluções para RHs. Ela separou seis dicas para garantir um aumento salarial com sucesso. Confira!

1. Prepare os argumentos

O primeiro passo para pedir um aumento salarial é preparar os argumentos com antecedência. Você deve enfatizar os benefícios que o seu trabalho oferece à empresa, como tempo de casa, principais resultados e as skills que contribuem para o crescimento do negócio. Não use motivos pessoais ou chantagem emocional, pois isso pode prejudicar a sua imagem profissional.

A retenção de talentos é um dos principais desafios enfrentados pelo RH. Portanto, quanto menor a rotatividade, melhor para o desenvolvimento de trabalhos a longo prazo. Apresentando os argumentos certos, como demonstrar a defasagem salarial, comprometimento e competência, a chance da resposta positiva é mais alta”, pontua Ana Paula.

2. Entenda o momento da empresa

Além de observar os seus próprios resultados, é importante analisar como está a empresa no mercado. Caso a situação não esteja boa, as chances do seu pedido ser negado são grandes. Sendo assim, o conselho é ficar atento ao momento certo para fazer a solicitação.

3. Negocie um aumento compatível com a realidade

Outro aspecto importante na hora de pedir um aumento salarial é negociar um valor compatível com a realidade do mercado e da empresa. Para isso, você deve pesquisar a média salarial para profissionais com as mesmas competências, executando a mesma função. Após ter um parâmetro dos valores pagos pelas demais empresas, você pode definir uma porcentagem entre 5% a 20% de aumento para solicitar.

Uma ferramenta que pode te ajudar nessa pesquisa é o Infojobs Advisor, por exemplo, que disponibiliza a média salarial das empresas e cargos. É possível consultar mais de três milhões de salários e comparar com o seu.

4. Saiba a melhor hora de abordar o gestor

Com a popularização do home office, algumas pessoas já pediram aumento até mesmo por Whatsapp. Apesar de ser uma prática frequente, a recomendação é sempre priorizar a conversa com o gestor cara a cara, ou pelo menos por uma chamada de vídeo.

Minha principal dica é analisar o dia a dia do superior antes de puxar a conversa. A solicitação não pode ser feita quando as demandas de trabalho impedem uma melhor negociação e nem quando ele está passando por algum problema pessoal ou profissional. As chances de negativa em uma situação adversa são maiores”, aconselha Ana Paula.

5. Deixe a vergonha de lado durante a conversa

É normal sentir vergonha ao abordar o gestor para solicitar um aumento. Mas, o funcionário deve deixar de lado esse sentimento para conquistar aquilo que deseja.

A conversa deve ser tranquila, para mostrar o seu valor. A calma ajudará a criar um ambiente mais descontraído e sem riscos do superior levar como uma “chantagem”.

6. Mostre como pode contribuir para resultados ainda melhores

Citar o histórico de conquistas é necessário, mas é passado. Para fisgar a atenção do gestor, o colaborador precisa se mostrar apto para assumir outras tarefas e entregar ainda mais resultados, através de ações diárias e também por meio de projetos que ofereçam grande visibilidade.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosestágiostrainees

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.