MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

As 8 principais razões para investir em uma carreira internacional; confira

Professor especialista lembra que é preciso ouvir pessoas mais experientes e ficar a par das prováveis vivências que terá nos países-alvo

Trabalhar no exterior
Trabalhar no exterior - Freepik
Douglas Terenciano

Douglas Terenciano

douglas@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/01/2023, às 14h32

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Ano novo, vida nova! 2023 chegou e muitos profissionais já estão de olho no mercado de trabalho. As escassas oportunidades em determinadas áreas e os baixos salários fazem muitos pessoas buscarem oportunidades fora do Brasil. No entanto, sempre bate aquele frio na barriga na hora de tomar a decisão de trabalhar em outros países. "Embora algumas oportunidades sejam tentadoras, não se pode garantir que a experiência será um sucesso", afirma Edgard Rodrigues, professor da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa.

Segundo o professor, é preciso ouvir pessoas mais experientes e ficar a par das prováveis vivências que terá nos países-alvo, cuidando com carinho do assunto para projetar e imaginar tudo o que usufruirá. "Desse modo, evita-se aventuras profissionais com chances de causar frustrações e perda de tempo", recomenda.

Mas, apesar do cuidado, trabalhar no exterior pode ser uma experiência muito rica. Além de encorpar o currículo, amadurece o colaborador como profissional e faz com que ele tenha mais referências, tolerância e, claro, conhecimento.

Edgard Rodrigues listou oito razões para investir em uma carreira internacional. Confira:

1 - Vivenciar novas experiências relevantes de trabalho

Esta é uma das motivações mais valiosas. A vivência de trabalhar por um tempo em um país diferente e compartilhar conhecimentos com pessoas de outros países é transformadora. Por meio dela, o profissional terá acesso a novas formas de trabalho, de casos de sucesso e de não tanto sucesso assim, e verá de perto como todos lidam com isso. "É um aprendizado contínuo, que vale para todas as esferas da vida", afirma o professor da ESEG.

2 - Estabelecer, em pessoa, um network internacional

Um networking rico e bem alimentado pode aumentar as oportunidades de sucesso profissional. Por meio dele e do apoio de pessoas com propósitos e objetivos similares, é possível melhorar projetos, fazer contatos e criar coisas totalmente novas. E nada melhor do que um networking internacional para agregar ainda mais potencial à sua rotina de trabalho.

3 - Conhecer profundamente outra cultura

Vivemos em um mundo globalizado e, hoje, é possível ter experiências de trabalho internacionais sem sair de casa. Mas nada se compara com a experiência de participar da rotina de trabalho e conhecer de maneira menos superficial a cultura de um povo. Trabalhar no exterior significa ter uma experiência de imersão cultural muito mais interessante e bem aproveitada, na opinião de Rodrigues.

4 - Acelerar a carreira

Muitos colaboradores se interessam por trabalhar na sede de sua empresa estrangeira, na subsidiária de sua multinacional brasileira. Isso facilita promoções porque agrega muito mais conhecimento sobre a cultura da própria empresa, assim como amplia o networking.

5 - Juntar dinheiro

Muitos profissionais procuram um emprego no exterior para fazerem seu pé de meia. Uma questão importante para se levar em conta é a relação custo de vida e salário, que irá determinar se será possível acumular algum dinheiro enquanto se trabalha em um país estrangeiro. Mas, sem dúvida, é uma excelente razão para buscar uma oportunidade.

6 - Melhorar a autoestima

Para o professor, viver no exterior significa ir ao encontro do novo. "Ao mudarmos, nos deparamos com o desconhecido que passará a habitar dentro de nós mesmos. Podemos nos conectar com emoções, reações, sentimentos e pensamentos que não conhecíamos ou pouco havíamos explorado antes", diz ele. Além disso, o profissional passa a se conhecer melhor, descobrindo o que realmente o define - o que eleva a autoestima.

7 - Consolidar o domínio de idiomas

Quando falamos que um indivíduo possui fluência em inglês, estamos falando que aquela pessoa detém domínio do idioma no que compete a comunicação (fala / escuta), leitura e escrita. Morar no exterior pode consolidar o domínio do idioma em definitivo.

8 - Conciliar nova formação e pesquisa com o trabalho

A melhor maneira de conseguir conciliar trabalho e estudo é procurando a sua motivação. "Manter-se motivado é lembrar o que você espera ganhar com a nova qualificação. Isso é fundamental para conseguir administrar todas as novidades que um emprego no exterior pode proporcionar", finaliza o especialista.

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosvagas de emprego

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.