MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Entenda o que é TI in-house, modelo que vem ganhando força no mercado de trabalho

Teve um aumento de quase 40% de profissionais para trabalharem no modelo TI in-house, conforme pesquisa

Cresce o mercado de TI in-house
Cresce o mercado de TI in-house - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 06/04/2023, às 09h05 - Atualizado às 09h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O mercado de tecnologia da informação está cada vez mais em alta e continua crescendo, trazendo mudanças a todo o momento. No momento, um modelo de trabalho chamado TI in-the house vem ganhando força dentro do mercado, 39% no crescimento de ofertas dentro do mercado, segundo a pesquisa Insight Report, da Assespro-PR (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação) e foi divulgada em janeiro deste ano. 

Muitas empresas quando procuram por uma solução de tecnologia acabam comprando de outra empresa, porém, algumas companhias estão contratando profissionais de TI mesmo que a empresa em si não seja da área. 

No modelo in-house, os profissionais de TI acabam tornando interno seus trabalhos para criar sistemas e soluções para a própria empresa, como automação, ERP, funcionamento de máquinas, servidores e controles de acesso. No Brasil, teve um aumento de 39% nos últimos dez anos na oferta desse modelo de trabalho. Entre os anos de 2011 e 2021, foram 404 mil vagas.

Setores em alta no TI in-house

  • 16% - Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas;
  • 14% - Atividades Financeiras, Seguros e Relacionados;
  • 12% - Atividades Administrativas e Complementares;
  • 10% - Indústrias de Transformação.

As áreas que realizaram mais contratações foram na administração pública, bancos múltiplos, comércio varejista especializado em equipamentos e suprimentos de informática. 

Em resumo, o TI in-house também pode ser chamado de tecnologia da informação interna e é uma forma das empresas terem sua própria equipe ou profissionais de tecnologia para gerenciar os sistemas e infraestrutura de TI, em vez de terceirizarem o serviço. 

A equipe do TI in-house podem ser responsáveis por desenvolvimento de software, gerenciamento do banco de dados, suporte técnico aos usuários, gerenciamento de redes, segurança de informação e outras atividades relacionadas ao TI. 

Além disso, ter uma equipe in-house permite que a empresa tenha mais controle e flexibilidade sobre suas operações de TI, permitindo respostas mais rápidas a problemas e possibilidades de adaptarem os sistemas de TI às necessidades específicas da empresa. 

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.