MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Evento em São Paulo orienta sobre imigração e vagas de emprego no Canadá

O Canadá se depara com a falta de profissionais qualificados, especialmente em relação a algumas habilidades, mais conhecidas como soft skills

Canadá oferta vagas de emprego em diversas áreas
Canadá oferta vagas de emprego em diversas áreas - Foto: Rumo ao Canadá
Douglas Terenciano

Douglas Terenciano

douglas@jcconcursos.com.br

Publicado em 07/03/2023, às 14h46 - Atualizado às 14h49

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A escassez de trabalhadores no Canadá faz com que muitos brasileiros pensem em se aventurar no exterior. Apesar da forte recessão da economia global, o país na América do Norte tem apresentado sinais de recuperação de seu cenário econômico. Prova disso, é a movimentação em busca de contratação de mão de obra qualificada em diversas áreas, que inclui construção civil, saúde, RH, marketing, entre outras.

Como os empresários locais estão encontrando dificuldades para essas contratações, as portas se abrem aos imigrantes. E saber como aumentar as chances de contratação no Canadá, o processo de imigração e quais os requisitos exigidos por esses empregadores é a proposta da ExpoCanada, evento gratuito que acontecerá em São Paulo, no dia 11 de março, das 13h às 18h, no Blue Tree Transatlântico Convention Center, que fica na av. Cecília Lottenberg, nº 130, na Chácara Santo Antônio, zona sul da capital.

O que o Canadá procura?

Hoje, o Canadá se depara com a falta de profissionais qualificados, especialmente em relação a algumas habilidades, mais conhecidas como soft skills, ou seja, aquelas que vão além das competências profissionais - são aquelas habilidades exigidas para resolução de situações diárias. De acordo com assessoria de imprensa do ExpoCanadá , atualmente, o país oferece mais de 1 milhão de vagas de emprego e, a cada ano, este número só cresce.

De acordo com estudos recentes, realizados pela The Canadian Press, 77% dos empregadores canadenses estão valorizando mais as “habilidades interpessoais”, como comunicação, flexibilidade e atenção aos detalhes, do que “habilidades técnicas”, como especialização ou conhecimento técnico profundos. Ao invés de focar somente no currículo de um candidato, as empresas canadenses estão preocupadas mais com o que o indivíduo pode agregar à equipe. “Eles buscam pessoas que são mais flexíveis, espírito de liderança (sem ser arrogante), comunicativas, capazes de resolver problemas com maior eficiência e agilidade, além de engajar a equipe a conquistar melhores resultados”, ressalta o proprietário da Six Education e organizador da ExpoCanada, Ed Santos.

Confira os principais cargos e salários no Canadá

  • Arquiteto de Soluções - $84 a $130 mil/ano (CAD - em dólares canadenses)
  • Gerente de Construção Civil - $81 a $120 mil/ano (CAD)
  • Engenheiro Eletricista - $80 a $100 mil/ano (CAD)
  • Gerente de RH - $75 a $156 mil/ano (CAD)
  • Desenvolvedor de programas (TI) - $68 a $155 mil/ano (CAD)
  • Analista de Ciências da Computação - $62 a $142 mil/ano (CAD)
  • Engenheiro Mecânico - $66 a $131 mil/ano (CAD)
  • Enfermeira - $68 a $94 mil/ano (CAD)
  • Soldador - $42 a $94 mil/ano (CAD)
  • Marketing Digital - $40 a $62.500/ano (CAD)

Imigração e vistos de Residente Permanente (Permanent Residency) – Para empresas que enfrentam escassez de mão de obra, o Global Talent Stream, que faz parte do Programa de Trabalhadores Estrangeiros Temporários, oferece uma solução rápida. Os pedidos de autorizações de trabalho e vistos para o Canadá podem ser concluídos em até duas semanas.

Para quem pretende realizar todo o processo de imigração, há grandes oportunidades. De acordo com o departamento canadense IRCC (Imigração, Refugiados e Cidadania), a meta do Canadá é conceder 447.055 vistos de Residente Permanente em 2023, e, em 2024, este número subirá para 451 mil.

Além de apresentar toda a documentação exigida pelos órgãos competentes, o candidato a imigração precisa ter: inglês fluente; qualificação profissional (reconhecida pelos órgãos regulatórios de cada profissão e de cada província); adaptabilidade à cultura do país e a alta adesão a soft skills.

Além disso, Ed alerta: “As pessoas interessadas em migrar para o Canadá precisam entender a cultura do país em todos os sentidos, principalmente, a corporativa. Por exemplo, aqui, se o profissional trabalhar muitas horas e não curtir a família, é visto como incompetente. A pessoa precisa ter uma vida equilibrada entre trabalho, família e lazer. Nenhuma empresa séria, que busca reter talentos, quer ser vista como exploradora de mão de obra, que não pagam benefícios, etc”, destaca Ed.

Sobre a ExpoCanada 2023

Quem estiver interessado em conhecer mais sobre o mercado de trabalho, imigração e profissões mais requisitadas no Canadá, o ExpoCanada 2023 será realizado entre os dias 9 e 14 de março nas capitais: Porto Alegre (9); São Paulo (11), Curitiba (12) e Campo Grande (14). Participarão várias entidades educacionais canadenses (colleges, universidades, high school, idiomas e cursos profissionalizantes), empresários que darão dicas de como encontrar um bom emprego, etc. Saiba mais no site: www.expocanada.com.br.

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosvagas de emprego

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.