MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Indústria em alta: volume de negócios salta 12,7% em janeiro

Conforme o INE, um dos fatores que ajudou no crescimento de negócios é que o mês de janeiro teve um dia útil a mais em relação ao mês anterior

A industria cresceu em relação ao mês de dezembro
A industria cresceu em relação ao mês de dezembro - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 10/03/2023, às 09h07 - Atualizado às 09h13

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Conforme informações do Instituto Nacional de Estatística (INE), a indústria está em alta, registrando uma variação de 12,7% em janeiro deste ano. Os dados foram divulgados na última quinta, 9 de março. No mês anterior, em dezembro, o número foi de 11,2%. 

As vendas da indústria cresceram 13,6%, isso sem contar o agrupamento de energia. Com as variações dos índices relativos ao mercado nacional (12,8%) e do mercado externo (12,6%). O mercado interno colaborou com 7,4 pontos percentuais para o aumento do índice total. No mercado externo a contribuição de 5,3 pontos percentuais. 

Já em relação aos agrupamentos, os bens de consumo tiveram um crescimento de 16,1% no primeiro mês de 2023, significando, um aumento de 4,3 pontos percentuais em relação ao mês de dezembro de 2022. Sobre os bens intermédios e o investimento, o crescimento foi de 8,9% e 21% respectivamente. Apenas no grupo de energia teve uma diminuição, caindo para 9,8% em janeiro, conforme o INE

+++ Bayer abre inscrições para o preenchimento de 130 vagas de estágio

Empregos e Remuneração

Sobre os números em relação ao empregado, salários e horas trabalhadas, todos apresentaram um aumento, respectivamente, de 1,8%, 11,9% e 6,8%. Em dezembro do ano passado, esse crescimento foi de 1,8% para emprego, 6,7% para salários e 1,1% para horas trabalhadas. O INE dá ressalvas que em janeiro teve um aumento no valor do salário mínimo de 7,8%. 

Agora, mensalmente, o emprego e remuneração tiveram uma queda de 0,6% e 24,6% em janeiro. As horas trabalhadas cresceram 15,5%. O INE também destacou que o mês de janeiro deste ano teve um dia útil a mais que o último mês de 2023, influenciando na aceleração dos resultados. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre processos seletivos no mercado de trabalho, na editoria de Empregos do JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.