MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Job rotation: A estratégia de gestão que pode potencializar a carreira e a empresa

O Job Rotation ajuda a melhorar o clima organizacional de empresa, identificando futuros líderes e impulsionando a carreira dos profissionais

Job Rotation ajuda a impulsionar a carreira
Job Rotation ajuda a impulsionar a carreira - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 01/03/2023, às 10h53 - Atualizado às 10h58

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Estava se candidatando para uma vaga de emprego e descobriu que se for contratado, vai passar pelo Job Rotation e não sabe o que é? Essa técnica também pode ser chamada de rotação de trabalho, sendo feita pela gestão de recursos humanos em que consiste movimentar os funcionários de uma empresa entre diferentes áreas ou funções, visando proporcionar uma experiência mais ampla e diversificada no ambiente de trabalho. 

Essa estratégia ajuda no desenvolvimento de competências e habilidades dos colaboradores, além de que ajuda a aumentar a capacidade de adaptação e flexibilidade diante diferentes desafios, desde os colaboradores de base até os executivos. 

Ao fazer essa movimentação com os funcionários de uma área para a outra, a empresa também consegue diversos benefícios, como conhecimento dos profissionais sobre diferentes processos e áreas da empresa, aumento da colaboração e comunicação entre diferentes áreas e a possibilidade de identificar novos talentos e potenciais líderes

3 razões para fazer Job Rotation

Identificação de talentos: ao movimentar os colaboradores entre diferentes áreas, a empresa pode identificar talentos e potenciais líderes, sendo assim possível desenvolver e preparar para assumir novas responsabilidades e cargos no futuro.

Melhora o clima organizacional: o Job Rotation é uma forma de fazer com que os profissionais se sinta mais valorizados e reconhecidos, além de que vão ter oportunidade de trabalhar com pessoas diferentes em diversas áreas.

Desenvolvimento de habilidades: como já citado, a rotação dos funcionários permite com que os profissionais aprimore habilidades que já possui ou desenvolva novas, além de valorizar as competências existentes. O Job Rotation também permite que os funcionários conheçam melhor a empresa e os diferentes processos feitos. 

Porém, para que o Job Rotation seja bem-sucedido, é preciso que a empresa planeje e execute essa estratégia de forma cuidadosa e estruturada, considerando as competências e interesses de cada colaboradores, além das necessidades da empresa.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.