Tudo Sobre

Empregos Nube 2021

Nube prevê a abertura de 42.800 vagas de estágio até março

A boa notícia é o aumento do volume de vagas entre janeiro e março, chamada de 1ª Temporada de Estágios, aquecendo o mercado de trabalho



Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 26/01/2021, às 09h44 - Atualizado às 09h52

estágio 2021
estágio 2021 - Divulgação

O ano de 2021 começou e muitos estudantes em todo o Brasil estão em busca de uma oportunidade de estágio. A boa notícia é o aumento do volume de vagas entre janeiro e março, chamada de 1ª Temporada de Estágios, promovendo uma chance maior de encontrar a colocação ideal. Para este ano, espera-se a abertura de aproximadamente 42.800 postos de estágio em diversas áreas e localidades do país.

Para Seme Arone Junior, presidente do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), os piores meses de instabilidade já foram superados. “Isso é bastante perceptível quando analisamos o fluxo de oportunidades abertas durante os meses de 2020. Para se ter uma ideia, em abril do ano passado, houve uma redução de 92% em relação ao mesmo período de 2019. A cada mês, essa diferença foi diminuindo”, comenta.

Entretanto, a pandemia do coronavírus impactou não apenas a empregabilidade dos colaboradores das empresas, mas mudou, inclusive, a realidade de muitas contratações. “Uma parte das admissões hoje são para atuação remota, no modelo home office. Então, estudantes de todo o país, por vezes, podem concorrer para o mesmo processo seletivo”, estimula o presidente.

Para os matriculados no nível superior, serão cerca de 36.500 vagas, uma redução de 3,9% em relação ao início de 2020. Já para quem está no ensino médio, serão 6,3 mil, uma decréscimo de 4,5%. “O fluxo é maior depois do réveillon justamente porque muitos universitários e alunos do nível médio pegam seus diplomas e partem para novos desafios acadêmicos e profissionais. Justamente por isso, companhias de todos os setores passam por essa renovação para selecionarem os melhores candidatos”, constata.

De acordo com Arone Junior, a economia enfrenta desafios, mas também destaca como a força dos estagiários pode agregar na hora de superar os obstáculos. “No ano passado, tivemos um crescimento de 14% na abertura de vagas em relação a 2019 e já estávamos superando outra crise. Muitas empresas estão percebendo como é importante contar com a potência de quem está estudando para compor seu time”, comenta.

Com as novas perspectivas para a vacinação da população ainda este ano, é uma atitude empreendedora já preparar os quadros para as novas demandas. “Mesmo antes de um cenário positivo quanto à prevenção da Covid-19, o mercado já estava reagindo. Portanto, agora é a hora de integrar energia nas equipes, preparando e treinando todos para atingirem bons resultados com o retorno da atividade econômica pós-vacinação”, orienta o presidente.

De acordo com ele, quem exerce essa função tem a chance de agregar diversas características fundamentais para as organizações saírem vitoriosas depois de um período de maior instabilidade. “No estágio, é possível unir o conteúdo atualizado aplicado em sala de aula com a prática corporativa. Assim, os talentos em potencial contribuem com novas ideias, muita disposição, criatividade e garra”, afirma.

Do outro lado, o jovem tem o convívio corporativo para adquirir conhecimento técnico sobre a sua carreira. Arone Junior ainda destaca outros pontos essenciais promovidos para quem atua nessa posição. “É possível desenvolver modelos de comportamento e gestão, trabalho em equipe, comunicação interpessoal, além de ter a oportunidade de apresentar suas idéias para o público corporativo, desenvolver foco no resultado das atividades, mostrar responsabilidade e pontualidade com prazos”, expõe.

Portanto, o presidente dá algumas dicas para quem quer ser aprovado em uma entrevista ou dinâmica em grupo. Para ele, o primeiro passo é ter noção de quais são seus sonhos, qualidades, gostos e desejos. “A clareza sobre qual mercado e empresa se deseja atuar permite ao jovem ter assertividade em relação a seus objetivos e, assim, encontrar instituições compatíveis com esse perfil. Além disso, estudar sobre a vaga antes de participar da avaliação é essencial. Assim, é possível se destacar entre a concorrência. Ter calma, cuidar da boa aparência e do português também é necessário”, destaca.

A expectativa para os próximos períodos é ter dados mais animadores. “O Brasil tem uma grande resiliência e, certamente, conseguirá sair de qualquer dificuldade. Por isso, contar com os estagiários e preparar o seu capital humano para perpetuar os negócios será, sempre, a melhor investida”, conclui.

+ Resumo Empregos Nube 2021

Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios
Vagas: 4400
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Estagiário
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica, Administrativa, Saúde, Operacional
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 520,00 Até R$ 2700,00
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda

04/01/2021 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
31/12/2021 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
estágiosvagas de estágio

Comentários

Mais Lidas