MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Saiba as 4 habilidades essenciais para os profissionais em 2022

As soft skills, inteligência emocional e o conhecimento técnico são fundamentais para obter destaque na seleção. Confira dicas de especialista!

As habilidades essenciais para os profissionais de 2022
As habilidades essenciais para os profissionais de 2022 - Divulgação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 11/03/2022, às 08h08 - Atualizado às 08h23

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com os processes seletivos cada vez mais acirrados, conquistar um novo emprego não é uma tarefa simples. As soft skills, inteligência emocional e o conhecimento técnico são fundamentais para obter destaque na seleção. E você, já parou para pensar sobre quais habilidades são mais procuradas pelo mercado de trabalho? Segundo o consultor de carreira e negócios da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, as três são essenciais para conquistar a tão sonhada vaga de emprego, ou uma posição melhor na vida profissional.

Confira as dicas do especialista para adquirir habilidades e crescer profissionalmente:

Invista em conhecimento

Nunca pare de estudar! Você pode adquirir conhecimento na graduação, cursos de especialização, palestras, lives, livros técnicos, mas ficar parado, jamais! De acordo com Alexandre Weile, um levantamento realizado pelo iDados a partir da Pnad Contínua, mostra a relação dos diplomas de pós-graduação com uma maior renda: quase nenhum trabalhador sem pós-graduação ganha mais de 10 salários-mínimos. Outro estudo do Sindicato de Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior (Semesp) aponta remuneração 150% a 255% superior para os profissionais com algum tipo de pós-graduação em relação aos colegas sem essa formação.

Desenvolva a inteligência emocional

Resiliência, empatia, colaboração e capacidade de se comunicar são algumas das soft skills que estão cada vez mais sendo avaliadas nos profissionais. E engana-se quem pensa que são características que nascem com as pessoas: elas podem ser desenvolvidas através de livros, palestras, cursos e até mesmo em sessões de terapia.

Crie metas profissionais

Saiba aonde quer chegar! Se o sonho é trabalhar em uma multinacional, é preciso aprender outro idioma. Se deseja mudar de área, é preciso conquistar certificados e diplomas. Ter as metas definidas é essencial para traçar estratégias assertivas para a vida profissional.

Equilíbrio entre a vida profissional e pessoal

Benefícios e um melhor salário não podem ser os únicos pontos para decidir trocar de emprego. O que você aprende no dia a dia, a importância do seu trabalho para a empresa e a possibilidade de crescer internamente são valiosos para criar uma carreira sólida, e uma melhor posição no mercado de trabalho. Valorize as empresas que oferecem a possibilidade de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, pois nelas você terá mais oportunidades, e tempo disponível, para continuar se desenvolvendo na profissão.

+++ Se você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho, seja uma vaga de emprego, estágio ou trainee, fique ligado no site do JC Concursos! Na editoria de empregos, publicamos diariamente diversas notícias sobre processos seletivos, dicas de carreira e muito conteúdo sobre empregabilidade para trabalhadores de todos os níveis de escolaridade e de todo o Brasil. O JC ainda dispõe de uma página exclusiva com informações sobre empresas da iniciativa privada com vagas abertas no momento.

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosvagas de emprego

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.