MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Veja quais atitudes tomar para reter talentos

A retenção de talentos ajudam a diminuir a rotação de funcionários dentro da empresa, trazendo benefícios e resultados positivos para ambos os lados

Flexibilidade é um dos pontos fortes para reter talentos
Flexibilidade é um dos pontos fortes para reter talentos - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 07/02/2023, às 09h53 - Atualizado às 09h59

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A retenção de talentos é uma dificuldade que empresas vem enfrentando nos últimos tempos dentro do mercado de trabalho. Além disso, a rotação de profissionais dentro do trabalho também não é um bom sinal. Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria Robert Half mostrou que o Brasil teve um aumento na rotação de funcionários em comparação com a pré-pandemia. 

Outro ponto mostrado no levantamento é que o Brasil foi o país com mais rotação e demissões em relação aos outros que participaram da pesquisa. Além disso, a demissão por vontade própria do funcionário saiu de 33% para 48% após a pandemia de Covid-19.

Como reter talentos 

Uma das formas de reter talentos e diminuir o número de demissões voluntárias, é pensar nos benefícios, mais buscados pelos profissionais. Como mais flexibilidade e salários condizentes com o atual cenário. 

Flexibilização 

A flexibilidade é um dos pontos de maior interesse entre os profissionais, é o que aponta o Workmonitor de 2023 da Randstad. 91,5% das pessoas entrevistadas, falaram sobre a importância dos horários flexíveis. 87,2% também apontaram sobre a flexibilidade em relação aos locais de trabalho. Neste período de pós-pandemia, muitas empresas estão retornando ao trabalho 100% presencial, o que não é do agrado de muitos funcionários, que buscam por opções de trabalho híbrido ou remoto. 

Plano de carreira

Profissionais também buscam por empresas onde exista a possibilidade de crescimento e com oportunidades para desenvolver habilidades e conhecimentos, sejam comportamentais e técnicos. Investir em plano de carreira é uma forma de ajudar reter talentos, afinal, ninguém quer continuar pelo resto da vida no mesmo cargo realizando as mesmas atividades. 

Estabilidade 

Na mesma pesquisa da Randstad, Workmonitor, mostrou que 95,9% dos entrevistados buscam e dão importância para a estabilidade nos empregos. 59,7% responderam que tem medo de perderem suas vagas. Por isso é importante se manter transparente sobre a situação da empresa, principalmente quando estamos falando de um cenário onde está ocorrendo demissões em massa. 

Salário 

Salário também é muito importante, principalmente devido à inflação que o mundo vem sofrendo. Aqui não entra apenas o ganho mensal, mas bônus, benefícios corporativos também são importantes e costumam atrair e reter talentos.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.