Tudo Sobre

Empregos VTEX 2021

VTEX promove capacitação gratuita para profissionais negros e pardos

A iniciativa tem como objetivo desenvolver habilidades técnicas para a atuação como Technical Writer. A turma conta com 20 vagas



Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 03/08/2021, às 13h25 - Atualizado às 13h28

Black Tech Writer
Divulgação

A VTEX, plataforma de comércio digital para grandes empresas, promove em agosto a segunda edição do Black Tech Writer, programa de capacitação gratuito para profissionais pretos e pardos com interesse em tecnologia e afinidade pela escrita para web. A iniciativa tem como objetivo desenvolver habilidades técnicas para a atuação como Technical Writer, além de proporcionar mentorias e o contato dos alunos com outros profissionais pretos e pardos do setor. A turma conta com 20 vagas.

Desenvolvido a partir da responsabilidade em tornar o mercado de tecnologia cada vez mais inclusivo, o Black Tech Writer contribui para a formação do Technical Writer, figura essencial para o desenvolvimento de um aplicativo ou software, já que este é o profissional que documenta todas as features, configurações, APIs e demais insumos técnicos de orientação para o bom funcionamento do produto. A proposta do curso é ampliar o repertório sobre a redação técnica, mostrando como são os processos, ferramentas e aplicações práticas em produtos digitais.

Com duração de cinco semanas, o programa é composto por parte teórica, aprendizado na prática e sessões de mentoria com profissionais da própria VTEX, tudo de forma on-line, possibilitando a inscrição de profissionais de qualquer parte do Brasil.

"Com o Black Tech Writer, atuamos em nossa missão de fomentar a diversidade e inspirar novas gerações de líderes no mercado de tecnologia, com mais vozes negras. Por meio de conteúdo sob demanda em vídeos, aulas ao vivo, mentorias em pequenos grupos e do contato com negros de outros times da VTEX, os participantes desenvolvem suas habilidades técnicas, ampliam sua rede profissional, focando no benefício da mentoria e no contato com profissionais pretos e pardos no mercado de tecnologia. A iniciativa também faz com que essas pessoas se sintam acolhidas no mercado, em um ambiente com muita troca de experiências, sendo um incentivo para continuarem a conhecer outras possibilidades no setor de tecnologia" comenta George Brindeiro, Head da área de Education & Documentation da VTEX.

De acordo com dados da #QuemCodaBR - PretaLab e ThoughtWorks, atualmente, a maioria dos times de tecnologia no Brasil têm menos de 10% de pessoas negras representadas e essa iniciativa da VTEX tem contribuído para mudar essa realidade, preparando os profissionais em suas carreiras, como Mariana Caetano, participante da última edição do Black Tech Writer, que hoje atua na VTEX como Technical Writer.

"Programas como esse são essenciais para que mais pessoas pretas e pardas dêem o primeiro passo no mundo da tecnologia, sintam-se representadas e estimulem times mais diversos. Além de impulsionar nossas habilidades, também mostra que podemos, sim, ocupar qualquer espaço. Hoje, posso dizer que foi uma oportunidade que surgiu de uma curiosidade mas tornou-se o início de uma nova jornada profissional para mim", relata Mariana.

Gustavo Figueredo, Technical Writer da VTEX também relata sua experiência como um dos apoiadores e realizadores deste projeto inclusivo desde a sua concepção: "Como pessoa negra, fazer parte dessa iniciativa tão impactante na vida de outras pessoas é uma grande realização pessoal e profissional. Ao dividir parte da minha trajetória com os inscritos, percebo meu papel como agente transformador, especialmente no enfrentamento da insegurança e da síndrome do impostor, que muitas vezes nos acomete. Estou feliz em já ver os resultados deste projeto em cada profissional formado, e honrado pelo impacto que o Black Tech Writer traz ao mercado de tecnologia", comenta.

Durante o curso, os alunos aprenderão mais sobre voz e tom na escrita para web, processo editorial e arquitetura da informação, além de noções básicas de Markdown, HTML, Github e API. Os vinte selecionados desta edição participarão de dois encontros semanais. As demais atividades propostas podem ser feitas no ritmo de cada participante, com início em 30 de agosto e encerramento em 2 de outubro, e posterior envio de certificado.

"Nosso principal objetivo é que, ao final deste programa, o profissional esteja ainda mais preparado para conquistar a posição que almeja no mercado de tecnologia. A participação no curso não garante vínculo empregatício com a VTEX, mas encorajamos que todos os participantes se candidatem em nossos processos seletivos e nos ajudem a continuar formando times cada vez mais diversos. Acreditamos na importância da representatividade e trabalhamos diariamente para que isso se concretize, ainda mais no mundo do ecommerce", finaliza George Brindeiro.

Como se inscrever no Black Tech Writer

As inscrições para a segunda edição do Black Tech Writer ficarão abertas até o dia 7 de agosto, no site: https://careers.vtex.com/black-tech-writer. O cronograma segue com a divulgação dos selecionados (14 de agosto), divulgação das vagas remanescentes (21 de agosto), aula inaugural e abertura da sala de aula virtual (28 de agosto), duração oficial do curso (30 de agosto a 2 de outubro) e envio dos certificados (16 de outubro).

+ Resumo Empregos VTEX 2021

VTEX
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Analista, Trainee, Desenvolvedor
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda

10/05/2021 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
31/12/2021 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
empregos

Comentários

Mais Lidas