MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Mais de 70% da população é a favor de diploma

Segundo pesquisa CNT/Sensus, 74,3% querem exigência diploma para exercício da profissão de jornalista.

Redação
Publicado em 23/09/2008, às 15h20

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Pesquisa CNT/Sensus, divulgada ontem, 22, em Brasília (DF), pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), registra que a grande maioria da população brasileira é a favor da exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Dos dois mil entrevistados em todo o país, 74,3% se disseram a favor do diploma, 13,9% contra e 11,7% não souberam ou não responderam.

Para o presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Sergio Murillo de Andrade, o resultado da pesquisa renova as forças dos que estão lutando pela regulamentação profissional. “Esses números da pesquisa CNT/Sensus mostram que a população brasileira tem a real dimensão da importância do jornalismo para o país e que quer receber informações de qualidade, apuradas por jornalistas formados".


Murillo afirmou, também, que esses dados ficam ainda mais importantes com a proximidade da votação da exigência do diploma pelo Superior Tribunal Federal (STF) e espera que os ministros percebam o desejo da sociedade. "O STF tem a chance de mostrar à população que anda junto com seus anseios, reconhecendo que jornalismo precisa ser feito por profissionais com formação teórica, técnica e ética e que o jornalismo independente e plural é condição indispensável para a verdadeira democracia".


A pesquisa CNT/Sensus quis saber, também, o que a população acha da criação do Conselho Federal dos Jornalistas. Para a pergunta o sr. (a) acha que deveria ou não deveria ser criado um Conselho Federal dos Jornalistas para a regulamentação do exercício da profissão no país - como as OABs para os Advogados e os CREA's para os Engenheiros?, o resultado foi que 74,8 % acham que o Conselho deveria ser criado e 8,3% que não deveria ser criado. Para 6,5%, depende e 10,4% não sabem ou não responderam.


A última pergunta relacionada ao tema foi sobre a credibilidade das notícias. Parte dos entrevistados, 42,7%, disseram que acreditam nas notícias que lêem, ouvem ou assistem; 12,2% não acreditam, 41,6% acreditam parcialmente e 3,5% não sabem ou não responderam.

A pesquisa foi realizada de 15 a 19 de setembro, com questionários aplicados em cinco regiões brasileiras e 24 estados, com sorteio aleatório de 136 municípios pelo método da Probabilidade Proporcional ao Tamanho - PPT. A margem de erro é de 3%.

Rogerio Jovaneli

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Profissão de Jornalista

Profissão de Jornalista
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda

23/09/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.