MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Manifesto propõe a simplificação da língua

Em visita à redação do JC&E, o professor de Língua Portuguesa Ernani Pimentel apresentou a toda a equipe

Redação
Publicado em 18/03/2009, às 14h19

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Em visita à redação do JC&E, o professor de Língua Portuguesa Ernani Pimentel apresentou a toda a equipe o manifesto Acordar Melhor, que se propõe a discutir não só o novo acordo ortográfico como também algumas regras já tradicionais, buscando simplificá-las, com a reparação de arestas e correção de equívocos trazidos ou mantidos pela reforma.

Idealizado por ele, o movimento pretende levar o assunto a uma discussão pública, à pauta dos parlamentares, do governo e dos estudiosos da língua, a fim de que, com democracia, se promova um trabalho criterioso e completo para uma perfeita padronização ortográfica, racional e profunda.

“Sou professor há 45 anos e sempre peço desculpas aos alunos ao ensinar ortografia, porque muitas coisas não fazem sentido. Por que, por exemplo, “extensão” é com “x” e “estender” é com “s”? Precisamos simplificar a ortografia, para não passarmos o resto da vida amarrados a um dicionário para saber como é que se escreve”, defendeu Ernani Pimentel.

Segundo o professor, o manifesto foi lançado oficialmente no Senado Federal, em Brasília, onde contou com a adesão de quatro senadores e do governador do Distrito Federal. O objetivo é colher a assinatura de todos os senadores e levar a discussão também ao Ministério da Educação, para que este incentive as universidades a pesquisar a etimologia das palavras, com vistas a auxiliar o renascimento – dessa vez, bem-planejado – da nossa língua-mãe. Só no Brasil, são mais de 180 milhões de pessoas que seriam beneficiadas por uma simplificação das regras e eliminação de tantas exceções.

Durante sua visita, o professor Ernani colheu a assinatura do diretor de marketing e projetos do JC&E, José Ricardo de Oliveira, e recebeu o apoio de toda a redação. Quem também quiser aderir ao movimento deve acessar o site www.acordarmelhor.com.br e clicar em “Eu apoio”.

Lygia Roncel

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.