Tudo Sobre

Concurso Forças Armadas

Marinha inscreve nesta semana para Corpo de Engenheiros

A partir desta quinta-feira, dia 15, começam as inscrições para o Processo Seletivo de Ingresso no Corpo de En



Redação
Publicado em 09/02/2007, às 14h50

A partir desta quinta-feira, dia 15, começam as inscrições para o Processo Seletivo de Ingresso no Corpo de Engenheiros da Marinha - 2007. Serão oferecidas 22 vagas, distribuídas entre as seguintes especialidades de Engenharia: Elétrica (04), Eletrônica (04), Mecânica (04), Mecatrônica (04), Produção Industrial (02) e Química (04).

REQUISITOS

Os candidatos que quiserem participar dessa seleção deverão atender a alguns requisitos, entre eles: ter menos de 32 anos em 31 de março de 2008, data de início do curso (nascidos a partir de 01/04/1976); ter concluído o curso de Engenharia, relativo à profissão que concorre, até a data prevista para a verificação de documentos; estar registrado no órgão fiscalizador da profissão, até a data prevista para a verificação de documentos.

SELEÇÃO

O processo seletivo é composto pela Seleção Inicial, com aplicação de provas de Expressão Escrita (redação e tradução de texto em inglês) e de Conhecimentos Profissionais, respectivamente, nos dias 9 e 10 de junho; Seleção Psicofísica (de 13 a 27/08); Teste de Suficiência Física (de 29/08 a 14/09) e Exame Psicológico (de 29/10 a 01/11).

CARREIRA

O candidato aprovado classificado na Seleção Inicial realizará o Curso de Formação de Oficiais (CFO), cuja finalidade é preparar o candidato para o exercício de funções em Organizações Militares da Marinha, situadas em todo o País. Durante este curso, o Guarda-Marinha receberá remuneração de acordo com a sua graduação.

Após o CFO, o candidato fará um Estágio de Aplicação (EA), com duração de até seis semanas, que tem por objetivo a adaptação às características do serviço naval inerentes à profissão, à complementação de sua formação militar-naval e à avaliação complementar para o desempenho de funções técnicas administrativas. O EA será realizado em Organizações Militares (OM) designadas para tal. O CFO e o EA, conjuntamente, terão a duração de 39 semanas.

O ingresso no Corpo de Engenheiros da Marinha ocorrerá no posto de Primeiro-Tenente, após o candidato obter a aprovação em todas as fases da Seleção Inicial (CFO e EA).

Antes de completar cinco anos da nomeação ao Oficialato, os oficiais serão avaliados pela Comissão de Promoções de Oficiais, visando à sua permanência em caráter definitivo na Marinha. Aqueles que não obtiverem avaliação favorável serão licenciados do Serviço Ativo da MB.

INSCRIÇÃO

Os interessados poderão inscrever-se no endereço www.densm.mar.mil.br, entre as oito horas do dia 15 de fevereiro e as 16h30 do dia 23 de março (horário de Brasília/DF), clicando no link "Concursos" e, na seqüência, em "Processo Seletivo para Ingresso no Corpo de Engenheiros da Marinha-2007". O valor da taxa de participação é de R$ 62,00.

Vale dizer que a data limite para inscrições foi alterada pelos organizadores dessa seleção. Segundo a Diretoria de Ensino da Marinha (DensM), o prazo final (que era até 6 de março) foi estendido até o dia 23 em virtude do Carnaval.

Quem preferir, poderá efetuar a sua inscrição nas Organizações da Marinha Responsáveis pela Divulgação e Inscrição (ORDI). Os endereços podem ser conferidos no edital dessa seleção, disponível abaixo.

(R.J.)

+ Resumo do Concurso Forças Armadas

Forças Armadas
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Forças Armadas
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda do Concurso

09/02/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas