MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

AUTOMAÇÃO PREDIAL

Tecnologia a serviço do homem

Redação
Publicado em 29/01/2007, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Técnico em Automação Predial é o profissional que seleciona, instala e integra sistemas de automação predial; elabora e interpreta projetos integrados, leiautes, diagramas e esquemas; executa a manutenção de instalações e de sistemas de automação predial; e determina as aplicações de materiais, acessórios, dispositivos, instrumentos, equipamentos e máquinas.

“Ele atua em empresas fabricantes ou instaladoras de sistemas de automação predial: sistemas de controle, de segurança eletrônica, de cabeamento estruturado e telefonia. Também pode prestar serviço como autônomo ou funcionário de empresas instaladoras para incorporadores, arquitetos ou mesmo para moradores residenciais”, afirma Vera Lucia de Medeiros Ramos, coordenadora dos cursos técnicos de Eletrotécnica e Automação Predial da Escola Técnica Estadual (ETE) José Rocha Mendes.

CURSO

Segundo explica a coordenadora, a única instituição pública que ministra essa modalidade é a ETE José Rocha Mendes. A unidade fica na Vila Prudente, Zona Sul de São Paulo. “Com duração de um semestre, o curso tem a proposta de complementar as competências, as habilidades e as bases tecnológicas adquiridas nos cursos de Eletrônica, Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Mecatrônica, Automação Industrial ou outro curso que tenha relação com o perfil profissional de conclusão. Para tanto, o candidato deverá ter cursado, com bom aproveitamento, os módulos que serão objeto de aproveitamento de estudo”, relata Vera.

De acordo com a educadora, o estudante dessa área terá contato com as seguintes disciplinas: Sistemas de Supervisão e Controle Predial; Sistemas de Segurança; Telecomunicações e Cabeamento Estruturado; Sistemas de Computador e Software Especializado; e Instalações Elétricas e Comandos Microprocessados.

MERCADO

Para quem quer atuar nesse segmento, a profissional lembra que os principais requisitos apontados pelas empresas para a contratação de pessoal diz respeito à sólida base de conhecimentos, à flexibilidade para atuar em situações adversas, à capacidade do profissional agir e adaptar-se para acompanhar as mudanças do mercado de trabalho.

“A melhor maneira de iniciar é fazendo cursos na área, especializando-se no setor. Os profissionais de instalações elétricas terão maiores facilidades de ingresso no mercado, sobretudo aqueles que já possuem clientela própria. Empresas que realizam projetos ou executam obras no setor são também boas opções”, afirma a coordenadora, que completa: “Projetos e Instalações de Sistemas e Administração de Edifícios Inteligentes são as áreas de atuação mais promissoras”.

Ainda sobre o mercado de trabalho, Vera ressalta que, embora este seja um segmento relativamente novo, a filosofia da automação predial está crescendo entre os incorporadores e, por isso, o mercado encontra-se em expansão. “É previsto, a médio prazo, uma demanda maior para administradores de edifícios inteligentes”, comemora a coordenadora, que acrescenta: “devido à complexidade dos sistemas instalados, sob o ponto de vista do usuário, o bom profissional terá clientes permanentes, seja para manutenção dos sistemas, ampliação da instalação, upgrade, reconfiguração etc.”.

Rogerio Jovaneli
Reportagem/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

29/01/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.