MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

ENGENHARIA MADEIREIRA

Desenvolvendo novos produtos...

Redação
Publicado em 29/01/2007, às 10h32

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Engenheiro Industrial Madeireiro é um profissional com formação multidisciplinar, que abrange desde características específicas da madeira até processos de produção e de transformação dessa matéria-prima em derivados: papel, móveis, pisos, telhados, portas, embalagens, quadros, cabos e uma infinidade de outros produtos. “Ele atua em todos os processos de transformação da madeira em novos produtos. Desde o desenvolvimento do produto, passando pelo planejamento das indústrias, dos equipamentos e dos procedimentos, até o gerenciamento dessa produção, a manutenção das máquinas etc.”, explica o Professor Doutor Guilherme Corrêa Stamato, coordenador do curso de Engenharia Industrial Madeireira da Unesp, em Itapeva, no Interior de São Paulo.

CURSO

Com duração de cinco anos, o curso de Engenharia Industrial Madeireira tem por objetivo formar profissionais para trabalharem dentro das indústrias, no processamento da madeira. “No início do curso, os alunos estudam disciplinas que servirão de base para sua formação, casos de Física, Química e Matemática. Mas eles já começam cedo a conhecer melhor a madeira, sua anatomia e suas propriedades. No decorrer da graduação, passam a estudar o processamento químico e mecânico da madeira, além de terem contato com disciplinas voltadas à produção, tais como Economia, Gerenciamento de Indústrias e de Processos, entre outras”, aponta Stamato, que acrescenta: “o curso conta também com matérias da área de Humanas, como Sociologia, Gerenciamento de RH e Legislação.

Nos últimos semestres, sintetizam os conhecimentos construídos ao longo da graduação, de forma multidisciplinar, como desenvolvimento de produtos e projeto de indústrias madeireiras”. Atualmente, poucas instituições oferecem Engenharia Industrial Madeireira, casos da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba/PR e da própria Unesp, em seus campus de Itapeva, no Interior do Estado de São Paulo.

PERFIL

Para quem quer seguir carreira como Engenheiro Industrial Madeireiro, Stamato lembra que a profissão exige do aluno aptidão para a área de Exatas, com nuances de Biologia, no que concerne à madeira e com influência de administração e gerenciamento.

MERCADO

É grande a demanda por profissionais formados em Engenharia Industrial Madeireira. Segundo o coordenador da Unesp de Itapeva, o mercado está ansioso por especialistas na área. “Para se ter uma idéia, nas primeiras turmas formadas nessa profissão, na UFPR, foram verificadas mais de três ofertas de emprego para cada formando”, ressalta o educador. Outro segmento em expansão – segundo Stamato – é o de painéis derivados de madeira. “Cresceu muito, inclusive com a criação de novas fábricas e inserção de novos produtos no País, como o MDF e o OSB”. Para finalizar a relação dos setores mais promissores, Stamato cita as indústrias de molduras, de componentes e de móveis.

CARREIRA

Para o coordenador de Engenharia Industrial Madeireira da Unesp de Itapeva, o melhor caminho para quem quer vencer na profissão é a realização de um bom curso, complementado por atuações extra-curriculares em pesquisas, busca de conhecimento em outros idiomas, além do Português.

“O estudante deve ter muito claro a área que deseja atuar e qual posição seu perfil se encaixa melhor. No final do curso, o aluno deve fazer estágio em uma empresa. É a possibilidade dele poder vivenciar o ambiente industrial, ganhar experiência e testar as suas habilidades como profissional”.

Rogerio Jovaneli
Reportagem/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Alfabetizado, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior, Não informado
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda do Concurso

29/01/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.