Tudo Sobre

Concurso Profissões e Cursos

ESTETICISTA

Novos tempos, novo padrão de beleza



Redação
Publicado em 29/01/2007, às 10h39

O Esteticista, profissional especializado em tratamentos que garantem a boa aparência, vem ganhando destaque no mercado de trabalho, já que o cuidado com o corpo e a beleza está em alta nos últimos tempos. Esta carreira ganhou ênfase nos últimos anos, tanto que já existe até curso de nível superior para a área. O Esteticista trata da depilação, limpeza de pele e até peelings.

PERFIL

O interessado em exercer essa profissão deve possuir o ensino médio completo e, principalmente, saber lidar com gente. É essencial gostar também de tocar as pessoas, pois em todos os procedimentos ele estará trabalhando manualmente. Além disso, precisa ser ético, discreto e hábil para lidar com o público e colegas de profissão.

“Ser esteticista é um sacerdócio. É dar mais do que receber. Precisa gostar de tocar nas pessoas e valorizá-las. Precisa estudar sempre, ler muito, reciclar-se, freqüentar congressos e seminários porque a estética muda a cada dia e atualizar-se é fundamental”, enfatiza Maria Dulce de Assis Porto, diretora técnica da Payot (empresa de cosméticos), que durante 36 anos exerce a profissão de esteticista e professora de estética.

CURSO

O curso técnico de Esteticista na área de Saúde é o caminho mais curto e barato para quem quer ingressar no mercado de trabalho. Tem a duração média de 1 ano e 8 meses. O curso abrange as disciplinas de Fisioanatomia, Fisiopatologia Estética, Nutrição, Cosmetologia, Eletroterapia, Fundamentos Básicos de Saúde, Ética Profissional, Gestão e Marketing, entre outras. Já os cursos profissionalizantes de Estética Facial e Estética Corporal têm duração de, aproximadamente, 7 meses cada um. No conteúdo curricular entram matérias de Citologia, Fisiologia, Histologia, Anatomia Humana, Física Aplicada, Cosmetologia, Técnicas Profissionais, Gestão de Negócios de Beleza, Ética e Relações no Trabalho e Primeiros Socorros.

CARREIRA

É importante participar de feiras e congressos do setor e, além disso, procurar ler todas as publicações especializadas no ramo. Além disso, várias faculdades formam tecnólogos especializados em estética, onde os alunos aprendem desde maquiagem e depilação até noções de farmácia, bioquímica e anatomia.

O Esteticista também poderá trabalhar como autônomo, que recebe um percentual sobre os procedimentos que efetuar ou como contratado, em clínicas de estética, SPAS, hotéis, academias de ginásticas, consultórios de médicos dermatologistas ou cirurgiões plásticos, salões de beleza ou até mesmo, fazer atendimento em domicílio, dar consultoria a lojas e indústrias, além de poder ter o seu próprio espaço estético. Além dessas áreas de atuação, poderá, atuar em empresas fabricantes de cosméticos, produtos e equipamentos voltados para Esteticistas.

INFORMAÇÕES

Os interessados em ingressar nesta carreira poderão entrar em contato com o telefone do Instituto Ibeco (11) 3073-1469, ou pelo site www.ibeco.com.br, ou ainda, no Centro Avançado de Estética Payot (Caesp), pessoalmente na rua Borges Lagoa, 913 - Vila Clementino – São Paulo/SP, pelo telefone (11) 5081-7790, e/ou no site www.caesppayot.com.br. Também poderão ser consultados um dos seguintes endereços eletrônicos de Instituições que oferecem o curso técnico de esteticista:

* Senac - www.sp.senac.br;
* Mag Estética - www.magestetica.com.br;
* Ibrape - www.ibrape.com.br
* Colégio Método - www.cursosmetodo.com.br.

Grace Kelly Teixeira
Reportagem/SP

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda do Concurso

29/01/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas