MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Gestor de Projetos em TI

Profissional é responsável pelo gerenciamento dos projetos no setor de TI.

Redação
Publicado em 05/09/2008, às 15h39

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Responsável pelo gerenciamento dos projetos no setor de Tecnologia, o Gestor de Projetos de TI tem papel importante ao disponibilizar soluções tecnológicas que conduzam à eficiência dos processos operacionais e de tomada de decisões das empresas.

Esse novo profissional trabalha no aprimoramento contínuo de produtos e serviços, a partir da incorporação de modernas tecnologias. Sua missão é coordenar o desenvolvimento e a implantação de projetos, de forma harmonizada, contribuindo para que a organização possa alcançar suas metas, além de reduzir custos.

“Este profissional executa atividades que vão desde a criação do plano do projeto, passando pelo acompanhamento das atividades e das pessoas, até a garantia de que os projetos sejam entregues com sucesso, dentro dos prazos e custos”, explica Cláudio Luís Carvalho Larieira, coordenador do curso de Gestão de Projetos em TI da Faculdade IBTA.

Segundo o educador, esse profissional pode atuar tanto em empresas muito pequenas, com apenas cinco pessoas, como em grandes multinacionais, com mais de cinco mil funcionários. “Pode trabalhar em empresas que produzem software ou programas de computador, em companhias que prestam serviços de suporte técnico, Data Center, telecomunicações, segurança da informação, fabricação de hardware, entre outras áreas”, aponta.

Curso

De acordo com Larieira, o curso de Gestão de Projetos em TI, coordenado por ele no IBTA, visa capacitar especialistas da área de TI com os conhecimentos de gestão de projetos. “Após cursar essa nossa pós, o aluno estará apto a criar planos de projetos para ações especificas, controlar as equipes e atividades de projetos”.

“Essa pós é indica, principalmente, a pessoas que tenham cursado graduações em Sistemas de informações, Análise de Sistemas, Ciência da Computação. Mas pessoas que fizeram outros cursos, desde que sejam profissionais de TI, também podem fazer a pós”, esclarece Larieira.

Mercado de trabalho

O setor de Tecnologia é um dos mais promissores em termos de ofertas de emprego. Para especialistas em gerenciamento de projetos, o cenário não é muito diferente, conforme aponta o coordenador do IBTA: “há uma demanda muito forte. Primeiro, porque as empresas de TI têm percebido a importância de tocar seus projetos com organização e boas práticas de gestão e, segundo, porque o Brasil tem se tornado um grande provedor de serviços e produtos pelo mundo afora, o que demanda a execução de projetos em grande quantidade”.

Para o educador do IBTA, além de possuir conhecimentos em linguagens de programação, bancos de dados, algoritmos, redes, o profissional dessa área deve aprender novas habilidades e competências para lidar, não apenas com máquinas, mas também com pessoas.

“Gerentes de Projetos sempre vivem novos desafios, já que nenhum projeto é igual ao outro, então não há rotina. É um trabalho que requer um aprendizado contínuo e a busca constante de novas estratégias e possibilidades que garantam a boa execução dos projetos”, complementa Larieira.

Como iniciar na área

De acordo com o coordenador, o início de carreira para os Gestores de Projetos se dá na própria empresa onde atua. “Alguém que já seja um Analista ou um Coordenador obtém a capacitação e, a partir daí, basta estar preparado para quando surgir a oportunidade de tocar um projeto ou gerenciar uma equipe”, diz.

“Outra possibilidade – continua Larieira – é dar um salto na carreira, mudando de empresa e até mesmo de área, já que o mercado está ‘comprador’ de bons profissionais”.

Remuneração

Segundo Larieira, Gerentes de Projetos podem iniciar a carreira como Assistentes de um Gerente Sênior, ganhando por volta de R$ 3 mil. “Há Gerentes mais experientes que, no topo da carreira, chegam a ganhar até R$ 15 mil”, destaca.

“Existe uma certificação internacional chamada PMP (Project Management Professional). Ela é realizada pelo mundo afora, via PMI (Project Management Institute), com o objetivo de atestar que o aprovado é especialista em Gestão de Projetos. Nos processos de recrutamento e seleção, é comum que os anúncios solicitem profissionais certificados, por isso é um grande diferencial em termos carreira”, finaliza.

Rogerio Jovaneli/SP
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Operacional
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda do Concurso

05/09/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.