MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

PAISAGISMO

Colocando mais verde dentro dos lares...

Redação
Publicado em 29/01/2007, às 10h41

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Faltando poucos dias para que se inicie mais um ano, uma nova modalidade começa a fazer parte do rol de opções de cursos Superiores de Tecnologia (Tecnológicos), disponíveis no mercado. Trata-se de Paisagismo para Casa e Jardim, curso que começa a ser lecionado em fevereiro de 2006 na Universidade Cidade de São Paulo.

Desenvolvido pelo Paisagista e Arquiteto, Plinio Toledo Piza, e coordenado pelo Arquiteto e Designer, Carlos Perrone (foto), o curso foi criado com o objetivo de atender a demanda do mercado por profissionais especializados no setor, tendo em vista a crescente busca pela qualidade de vida da habitação e a tendência mundial de valorização da ecologia e das coisas da natureza.

“O Paisagismo está deixando de ser um produto consumido pela elite, que contratava Paisagistas para projetarem os jardins de suas amplas casas e fazendas. Hoje, cada vez mais as pessoas sentem necessidade de trazer o verde para dentro de suas casas, exigindo, portanto, o acompanhamento de um profissional capaz de orientá-las na composição das plantas”, enfatiza o professor Piza.

Com a experiência de quem atua há 30 anos no DEPAVE (Departamento de Parques e Áreas Verdes), da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura do Município de São Paulo, onde projetou e executou diversas praças e parques públicos, Piza esclarece que Paisagismo é uma atividade diferente da Jardinagem. “O Paisagista precisa lidar com diversas áreas do conhecimento, entre elas a arquitetura, desenho, iluminação, agronomia e artes”.

CURSO

O novo curso de Paisagismo de Casa e Jardim, que será oferecido pela Universidade Cidade de São Paulo, será desenvolvido em módulos, durante quatro semestres. A modalidade tratará do Paisagismo de pequenos espaços interiores ou exteriores, próximos ou dentro da arquitetura: jardins internos, jardins de entrada de edifícios, sacadas, jardineiras, espelhos d’água, jardins residenciais urbanos e saguão de prédios.

“Terá ênfase em estudo de revestimentos disponíveis para áreas abertas ou semi-abertas, como avarandados, pérgolas ou pátios internos. Tratará, também, de artes decorativas, como murais, arranjos florais, pedras e cerâmicas”, explica Piza, que complementa, falando sobre as atribuições do profissional de Paisagismo: “o Paisagista pode projetar, executar e fazer a manutenção de jardins em várias escalas, dependendo da sua formação. Pode atuar por conta própria, trabalhar para escritórios de arquitetura ou junto a firmas de execução e manutenção de jardins”, esclarece.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Para o professor Piza, a área de Paisagismo está em franco crescimento. “Basicamente, o Paisagista é aquele profissional que gosta de plantas e se identifica com temas ambientais e relacionados à natureza. É um trabalho dinâmico, que envolve criatividade, conhecimentos ambientais e artísticos”, aponta.

Piza considera promissoras as áreas ligadas a projetos e execução de jardins para empresas incorporadoras e aquelas relacionadas à construção civil. Fazer um bom curso, aprofundar conhecimentos através de leitura constante e atualização por meio de revistas nacionais e internacionais, participar de eventos, congressos e seminários, tomar parte em uma associação profissional, encarar seriamente a profissão, procurando apreender e, se possível, trabalhar com profissionais renomados de alto nível. Essas são algumas dicas do professor Piza para quem quer vencer na profissão.

Rogerio Jovaneli
Reportagem/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

29/01/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.