Colocando mais verde dentro dos lares...
Faltando poucos dias para que se inicie mais um ano, uma nova modalidade começa a fazer parte do rol de opções de cursos Superiores de Tecnologia (Tecnológicos), disponíveis no mercado. Trata-se de Paisagismo para Casa e Jardim, curso que começa a ser lecionado em fevereiro de 2006 na Universidade Cidade de São Paulo.
Desenvolvido pelo Paisagista e Arquiteto, Plinio Toledo Piza, e coordenado pelo Arquiteto e Designer, Carlos Perrone (foto), o curso foi criado com o objetivo de atender a demanda do mercado por profissionais especializados no setor, tendo em vista a crescente busca pela qualidade de vida da habitação e a tendência mundial de valorização da ecologia e das coisas da natureza.
“O Paisagismo está deixando de ser um produto consumido pela elite, que contratava Paisagistas para projetarem os jardins de suas amplas casas e fazendas. Hoje, cada vez mais as pessoas sentem necessidade de trazer o verde para dentro de suas casas, exigindo, portanto, o acompanhamento de um profissional capaz de orientá-las na composição das plantas”, enfatiza o professor Piza.
Com a experiência de quem atua há 30 anos no DEPAVE (Departamento de Parques e Áreas Verdes), da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura do Município de São Paulo, onde projetou e executou diversas praças e parques públicos, Piza esclarece que Paisagismo é uma atividade diferente da Jardinagem. “O Paisagista precisa lidar com diversas áreas do conhecimento, entre elas a arquitetura, desenho, iluminação, agronomia e artes”.
CURSO
O novo curso de Paisagismo de Casa e Jardim, que será oferecido pela Universidade Cidade de São Paulo, será desenvolvido em módulos, durante quatro semestres. A modalidade tratará do Paisagismo de pequenos espaços interiores ou exteriores, próximos ou dentro da arquitetura: jardins internos, jardins de entrada de edifícios, sacadas, jardineiras, espelhos d’água, jardins residenciais urbanos e saguão de prédios.
“Terá ênfase em estudo de revestimentos disponíveis para áreas abertas ou semi-abertas, como avarandados, pérgolas ou pátios internos. Tratará, também, de artes decorativas, como murais, arranjos florais, pedras e cerâmicas”, explica Piza, que complementa, falando sobre as atribuições do profissional de Paisagismo: “o Paisagista pode projetar, executar e fazer a manutenção de jardins em várias escalas, dependendo da sua formação. Pode atuar por conta própria, trabalhar para escritórios de arquitetura ou junto a firmas de execução e manutenção de jardins”, esclarece.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Para o professor Piza, a área de Paisagismo está em franco crescimento. “Basicamente, o Paisagista é aquele profissional que gosta de plantas e se identifica com temas ambientais e relacionados à natureza. É um trabalho dinâmico, que envolve criatividade, conhecimentos ambientais e artísticos”, aponta.
Piza considera promissoras as áreas ligadas a projetos e execução de jardins para empresas incorporadoras e aquelas relacionadas à construção civil. Fazer um bom curso, aprofundar conhecimentos através de leitura constante e atualização por meio de revistas nacionais e internacionais, participar de eventos, congressos e seminários, tomar parte em uma associação profissional, encarar seriamente a profissão, procurando apreender e, se possível, trabalhar com profissionais renomados de alto nível. Essas são algumas dicas do professor Piza para quem quer vencer na profissão.
Rogerio Jovaneli
Reportagem/SP
Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação:
Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC,
AL,
AP,
AM,
BA,
CE,
DF,
ES,
GO,
MA,
MT,
MS,
MG,
PA,
PB,
PR,
PE,
PI,
RJ,
RN,
RS,
RO,
RR,
SC,
SP,
SE,
TO
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.