MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Sistemas de Informação

Informação ‘correta’ é a alma do negócio

Redação
Publicado em 29/01/2007, às 10h28

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O bom desempenho de uma empresa ou instituição depende, quase que de maneira essencial, do fluxo “adequado” de informações, em todos os níveis, do operacional ao gerencial. O acesso aos dados corretos, no momento oportuno, é decisivo para a organização atingir aos seus objetivos. Daí a importância do profissional de Sistemas da Informação, encarregado de planejar, desenvolver, implantar, manter e administrar os sistemas computacionais que geram informações para a tomada de decisão das empresas.

De acordo com o Professor Robert Joseph Didio, coordenador do curso superior de Tecnologia em Sistemas da Informação da Faculdade de Tecnologia Oswaldo Cruz, o profissional dessa área está qualificado a administrar centros de suporte a usuários de computador; gerenciar projetos de sistemas da informação, recursos da Internet, Extranet ou Intranet; planejar, selecionar e implantar soluções/aplicativos para as empresas, utilizando diversos sistemas e tecnologias; além de controlar a qualidade do software.

CURSO

O primeiro curso de Sistemas da Informação no País foi criado em 1997 pela Faculdade de Ciências do campus da UNESP, em Bauru, no interior de São Paulo. A modalidade pode ser cursada em nível de bacharelado (quatro anos), mas também há cursos superiores de Tecnologia, os chamados Tecnólogos, ministrados em menos tempo. No entanto, o Ministério da Educação exige que esses cursos tenham, no mínimo, 2000 horas/aula. “Os dois são cursos superiores. O curso tecnológico é mais prático, utiliza intensivamente laboratórios e é mais focado às necessidades imediatas do mercado. Forma profissionais ‘prontos para produzir’, pois costuma adaptar-se rapidamente às novas tecnologias e ferramentas do mercado. Como ele é dividido em módulos específicos, permite certificados parciais em cada um deles”, analisa o coordenador da Oswaldo Cruz.

PERFIL

Na opinião do coordenador da São Judas, o estudante que deseja seguir essa carreira precisa gostar de Informática e Administração. As habilidades, competências e atitudes esperadas do formado nessa área são:

* ter visão sistêmica e multidisciplinar;
* agir com ética;
* expressar-se com coerência e objetividade;
* dominar as várias formas de expressões específicas de sua área;
* saber trabalhar em equipe;
* ter a capacidade de absorver novos conhecimentos e tecnologias no decorrer de sua vida profissional;
* ter atitude empreendedora;
* ter raciocínio lógico.

MERCADO

Sobre o mercado para formados em Sistemas da Informação, o coordenador da Faculdade Oswaldo Cruz cita uma pesquisa realizada no evento ITForum, envolvendo os executivos de algumas das maiores corporações do País. De acordo com Didio, o estudo aponta o Analista de Negócios ou Informação como o profissional mais requisitado pelo setor de Tecnologia da Informação. “O Analista de Informação já é alvo de 42% das empresas, sendo considerado o mais procurado para se compor uma equipe de TI e um recurso estratégico para as empresas”.

Para o professor Ulisses, da São Judas, o mercado está em expansão, já que cada vez mais se tem a necessidade de organizar o fluxo de informações e de processos de gestão. “Ter as informações de forma organizada e rápida torna a empresa mais competitiva”, diz.

Rogerio Jovaneli
Reportagem/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

29/01/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.