Profissional qualificado
Com 21 anos de experiência no segmento de Celulose e Papel, Maristela conta que o curso técnico do Senai-SP é ministrado na forma de Projeto Especial (sala descentralizada), dentro das próprias indústrias. A carga horária total é de 1.200 horas e o curso é realizado entre dois anos e dois anos e meio, dependendo da especificidade de cada empresa. Cada aula tem duração de quatro horas e compreende teoria (em sala de aula) e aulas práticas.
“As atividades práticas são desenvolvidas em laboratórios do Senai instalados próximos às empresas. Também é usada uma Escola Móvel, montada pelo instituição, em parceria com a empresa Regmed (fabricante de equipamentos para ensaios em celulose e papel)”, relata a coordenadora, que completa: “o currículo atual do curso é resultado do trabalho entre técnicos do Senai e representantes das principais indústrias do setor. Nesse trabalho, colaboraram, também, representantes da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP)”.
ONDE ESTUDAR
Segundo Maristela, além da Escola Theobaldo De Nigris, em São Paulo – localizado à Rua Bresser, 2.315 – Mooca – telefone (11) 6097-6300 –, o Senai mantém uma escola especializada em Celulose e Papel no Estado do Paraná. A unidade fica na Av. Pres. Kennedy, 66 -Telêmaco Borba - telefone (42) 3273-3366. A coordenadora indica, ainda, uma outra escola do Senai, que oferece o mesmo curso. Trata-se do Centro de Tecnologia Industrial – Cetind, que fica na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia – Av. Luiz Tarquínio Pontes, 938 – Aracuí – telefone (71) 3379-8200.
MERCADO
O profissional formado no curso técnico poderá atuar em indústrias de Papel e Celulose, em empresas fornecedoras de matérias-primas e de equipamentos para a indústria do setor, em companhias clientes da indústria papeleira e em empresas que comercializam papel, cartão e papelão.
Na opinião de Maristela, o mercado de trabalho para técnicos em Celulose e Papel está cada vez mais exigente. Segundo ela, a automação dos processos industriais exige mão-de-obra especializada. “Mais que o domínio operacional, o mercado precisa de profissionais com poder analítico e com visão estratégica”, ressalta a coordenadora do Senai-SP, que complementa: “cada empresa tem seus critérios de seleção e contratação, mas todas elas valorizam o profissional que é pró-ativo na busca da melhoria de suas competências. Sugiro aos interessados em ingressar no segmento de Celulose e Papel que se informem sobre os programas de treinamento oferecidos pelo Senai-SP e por escolas nos outros Estados”.
Rogerio Jovaneli
Reportagem/SP
Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação:
Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC,
AL,
AP,
AM,
BA,
CE,
DF,
ES,
GO,
MA,
MT,
MS,
MG,
PA,
PB,
PR,
PE,
PI,
RJ,
RN,
RS,
RO,
RR,
SC,
SP,
SE,
TO
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.