MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

TÉCNICO EM AÇÚCAR E ÁLCOOL

Profissional do setor sucroalcooleiro

Redação
Publicado em 29/01/2007, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Técnico em Açúcar e Álcool é o profissional que atua como elemento de ligação entre o Químico ou Engenheiro Químico e os operadores de produção das usinas sucroalcooleiras. Basicamente, trabalha no controle e na supervisão dos processos tecnológicos da produção de açúcar e álcool e subprodutos. “Ele efetua análise físico-química de amostras de matéria-prima e produtos nas etapas dos processos de industrialização da cana-de-açúcar, faz o controle de qualidade dos processos, aplica as normas internacionais e nacionais seguidas pela empresa, respeita os padrões de higiene e segurança do trabalho e preservação ambiental, além de coordenar programas e procedimentos de segurança e análise de riscos nos processos industriais”, explica Joesley Teixeira de Lemos, coordenador e professor da área Química da ETE Prof. Luiz Pires Barbosa, unidade do Centro Paula Souza em Cândido Mota/SP.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

De acordo com o educador, o Técnico em Açúcar e Álcool pode atuar em usinas de açúcar e álcool, destilarias de álcool, cervejarias, empresas distribuidoras de combustíveis, cooperativas de plantadores de cana-de-açúcar, laboratórios de pesquisas, indústrias químicas e afins. “As áreas mais promissoras são as de produção sucroalcooleira, de controle de processos agroindustriais, supervisão de setores produtivos, de analista de laboratório e manutenção de equipamentos”, afirma Lemos.

CURSO

O curso Técnico em Açúcar e Álcool, ministrado na ETE de Cândido Mota/SP, tem duração de dois anos, dividido em quatro módulos (total de 500 horas/aula). O estudante dessa área terá contato com disciplinas, tais como: Produção Vegetal Açucareira I e II, Análise de Processos I e II, Operação de Equipamentos e Processos I e II, Controle Ambiental e Segurança Industrial, Automação Industrial I e II, Tecnologia da Fabricação do Álcool I e II e Tecnologia da Fabricação do Açúcar I e II, entre outras.

“O aluno que quer atuar nessa área deverá ter afinidades com a área química. Ele realizará análises físico-químicas em diversas fases do processo, utilizando aparelhos e instrumentos adequados. Também fará a operação de máquinas e equipamentos”, ressalta o professor Lemos.

MERCADO

Para o educador, as perspectivas de aumento na exportação de açúcar e álcool ampliam o mercado de trabalho para quem atua no setor. “Há perspectivas de crescimento do setor a médio e longo prazo, com previsão de abertura de mais 40 usinas e destilarias no País”, aponta Lemos, lembrando que “a profissão é reconhecida e fiscalizada pelo Conselho Regional de Química, que se divide em regiões e emite uma carteira profissional para o Técnico, com registro da profissão”.

SITES INDICADOS

Para quem quer saber mais detalhes sobre a área, o professor Lemos recomenda a consulta aos seguintes sites:

www.canabrasil.com.br
www.copersucar.com.br
www.ctc.com.br
www.fenasucro.com.br
www.udop.com.br

Rogerio Jovaneli
Reportagem/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

29/01/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.