MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Abílio Diniz revela que João Paulo Diniz "não podia nem atravessar a rua correndo, sob pena de um ataque fulminante"

João Paulo Diniz morreu aos 58 anos de idade, na cidade de Paraty, vítima de um infarto. Ele era um dos seis filhos de Abílio Diniz, importante empresário brasileiro

João Paulo Diniz em bicicleta
João Paulo Diniz em bicicleta - Reprodução/Istoédinheiro

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 01/08/2022, às 11h37

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

“Eu acompanhei um caso muito grave pelo qual o João Paulo passou anos atrás. Ele teve diagnosticada uma hipertrofia do miocárdio. Trata-se de uma doença congênita no coração que costuma matar atletas. No caso de João Paulo, que é um atleta, foi recomendado que não praticasse mais nenhum tipo de esporte. Nada. Nem atravessar a rua correndo ele podia, sob pena de morrer de um ataque fulminante. Você imagina que isso caiu como uma bomba naquela casa!” Esse trecho é parte do livro “Abílio Diniz, caminhos e escolhas, o equilíbrio para uma vida mais feliz”, escrito por ele mesmo, empresário, pai de João Paulo Diniz, que morreu neste domingo (31), no Rio de Janeiro.

João Paulo Diniz morreu aos 58 anos de idade, na cidade de Paraty, vítima de um infarto. Ele era um dos seis filhos de Abílio. Assim como o pai, João Paulo era grande entusiasta do esporte e iniciou a prática do triátlon em 1986. Desde então, João Paulo já participou de mais de 20 maratonas. Sua última participação no esporte aconteceu neste fim de semana, pouco tempo antes da sua morte.

O atleta e empresário teria saído para uma corrida no domingo (01/08), quando retornou para casa e após isso foi encontrado morto no banheiro. A causa da morte foi apontada como infarto. João Paulo é enterrado nesta segunda-feira (1º), em cerimônia familiar e entre amigos. Ele deixa esposa e quatro filhos.

+++ Conheça 7 sinais de problemas de coração para ficar atento

Sobre João Paulo Diniz

Abílio Diniz é um dos empresários mais importantes do Brasil, administrador do Grupo Pão de Açúcar, do qual João Paulo Diniz, seu filho, foi trainee por cerca de 5 anos. A partir daí, o filho do empresário seguiu os passos do pai e passou a administrar seus próprios negócios. João Paulo também se formou em Administração pela Fundação Getúlio Vargas.

Um dos momentos em que João Paulo apareceu na mídia foi em 2001, quando o helicóptero em que estava com a namorada à época, Fernanda Vogel, caiu durante uma tempestade. Ele e o co-piloto sobreviveram, tendo que nadar mais de 2km na praia de Maresias, litoral paulista. Fernanda e o piloto morreram.

João Paulo foi incentivado pelo pai desde cedo à prática de esportes. Desde então, se tornou um apaixonado pelo exercício, passando a inspirar o pai em seguida, inclusive. João Paulo participou de maratonas como a de Nova York, Paris e Londres e ajudou a fundar a Maratona de Revezamento Pão de Açúcar, grande marco da modalidade no país.

O triatleta e empresário tinha cardiomiopatia hipertrófica, considerado problema de coração de origem genética mais comum, que ocorre devido a mutações em genes codificadores das proteínas do sarcômero cardíaco. Essa doença é uma das principais causas de morte entre atletas jovens. Tem como característica o crescimento excessivo do músculo do coração. Apresenta sintomas como falta de ar; desmaios, que ocorrem geralmente durante ou após esforços físicos e dor no peito, também durante ou após atividade física.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.