MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Como preparar uma refeição saudável e barata? 7 opções práticas para incluir no cardápio diário

Uma alimentação equilibrada, rápida e que custe pouco é, sem dúvidas, uma grande aliada dos brasileiros. Confira opções para inserir no cardápio

Mulher preparando alimento
Mulher preparando alimento - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/08/2022, às 12h05

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Uma alimentação saudável deve ser objetivo em todos os casos. Mas, diante do aumento dos preços dos principais alimentos, a busca por refeições mais baratas deve estar atrelada a esse objetivo, já que o poder de compra do brasileiro tem caído consideravelmente. Por isso, preparamos este artigo com opções práticas, saudáveis e o melhor, sem gastar muito, para você incluir no cardápio. Vamos lá?

Independente da sua meta, se é ganhar peso, emagrecer ou apenas se manter bem, os primeiros passos sempre incluem uma alimentação adequada. É essa parte do dia que nos fornece a energia essencial para que executemos as mais variadas demandas. Algumas vezes, o que impede as pessoas de começarem uma boa alimentação, é achar que vai ter que desembolsar muita grana para isso.

Além disso, uma boa parte da adoção de uma alimentação saudável consiste no planejamento. É nesse fator que se sustenta a boa execução do seu objetivo, já que nesta parte se leva em conta as suas necessidades, buscando otimizar tempo e dinheiro, a fim de estabelecer equilíbrio e praticidade na rotina.

+++ Esses alimentos vão te ajudar a aumentar o foco e concentração no trabalho e estudos

7 opções práticas, saudáveis e baratas para incluir no cardápio diário

É recomendável uma alimentação fracionada, respeitando um intervalo de duas a três horas entre cada refeição e em menores quantidades. Assim, evita-se que se coma muito de uma vez, com maiores intervalos de tempo. Entre as principais refeições, deve-se inserir um lanche, que vai ajudar a manter a energia necessária nesses intervalos.

Confira opções práticas, saudáveis e baratas para inserir no cardápio diário:

  1. Iogurte natural no café da manhã: Pensando em agregar variadas necessidades em uma refeição, que tal incluir um iogurte natural na rotina? Eles são fontes ricas de proteínas, vitaminas e sais minerais, essenciais para uma dieta saudável.
  2. Frutas no lanche da manhã: Aproveite o momento das safras das frutas, já que nesses períodos, por terem em maior quantidade, elas costumam ficar mais baratas. Além disso, essa é uma opção para quem quer aproveitar a quantidade de fibras e vitaminas que esses alimentos oferecem.
  3. Batata doce: Pode ser consumida em qualquer refeição do dia, seja no lanche, café da manhã ou almoço. São importantes fontes de carboidratos, que fornecem a energia necessária, sem elevar os níveis de açúcar no sangue. Também são uma ótima opção para quem quer comer menos e em menor tempo, já que proporciona maior sensação de saciedade e não costuma custar caro.
  4. Vai um franguinho aí?: Sabemos que a carne vermelha ficou caríssima nos últimos meses, certo? Uma boa opção para suprir a necessidade de proteínas tem sido o frango, que está um pouco mais barato.
  5. Ovos: Esses são cartas na manga: proteína e praticidade. Além de poderem ser preparados de diversas maneiras, costumam ficar prontos rápidos e sem muitos truques. Além de dar mais saciedade, se consumido de maneira equilibrada, pode oferecer diversos benefícios para a saúde e costuma ser barato.
  6. Não abra mão dos vegetais: Para ajudar a colorir o prato de forma saudável, os vegetais chegam para cumprir esse papel. Alguns deles ficam com menores preços, a depender da época, então, se atente a isso. Seja raiz, caule, folhas, frutos ou sementes, os vegetais fornecem uma gama variada de nutrientes essenciais para o organismo.
  7. Tapioca: É rápido e costuma ser barato o preparo deste alimento. Pode ser uma ótima opção para a noite ou café da manhã. Pode ser associado a outros alimentos como ovos, queijo, frutas como abacate e morango, basta desenvolver a criatividade. É proveniente da mandioca e é rica em amido, que fornece uma boa quantidade de energia ao corpo.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.