MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Conheça 5 alimentos que podem diminuir o estresse

Um estudo irlandês verificou que certos alimentos podem diminuir o estresse, devido à relação entre intestino e cérebro e a produção de bactérias psicobióticas. Saiba mais

Pai e filho sorriem ao comer
Pai e filho sorriem ao comer - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 28/11/2022, às 11h39

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Não são poucas as pessoas que têm que lidar com o estresse, afinal, nossos modos de vida caminham constantemente para a insalubridade. Mais exigência nas demandas do lar, trabalho, filhos e estudos, além de doenças, guerras e atentados, tudo isso contribui para o aumento dos níveis de cortisol, hormônio que provoca a irritabilidade. Mas, a boa notícia é que alguns alimentos podem diminuir o estresse e vamos conhecê-los aqui.

Algumas pesquisas apontaram que o estresse e comportamento estão relacionados à nossa microbiota (ou microbioma) intestinal que, por sua vez, está diretamente ligada ao que ingerimos. Dessa forma, um novo estudo publicado por membros do centro de pesquisas APC Microbiome Ireland, indicou que certos tipos de alimentos têm impactos marcantes sobre os níveis de estresse.

Como exemplo de resultado deste estudo, alimentos fermentados e ricos em fibras, quando consumidos diariamente pelo período de apenas quatro semanas, podem reduzir significativamente os níveis de cortisol no organismo, hormônio responsável pelo estresse. Isso pode se dar devido à relação entre o cérebro e nosso intestino.

+++ Psicobiótico: bactérias do intestino podem influenciar nosso humor; saiba como

Veja alguns tipos de alimentos que podem diminuir o estresse

Os alimentos utilizados na pesquisa foram aqueles com potencial chamado de psicobióticos, que estimulam a produção de bactérias pelo intestino, capazes de afetar nosso humor, portanto, nossa saúde mental. Os voluntários do estudo que receberam a dieta psicobiótica apresentaram menor nível de estresse, em comparação com aqueles que não ingeriram esses alimentos pelo tempo avaliado, que foi de até quatro semanas.

Outra melhoria apontada pelo estudo foi do sono: voluntários que receberam a dieta psicobiótica apresentaram um quadro positivo e satisfatório na hora de dormir. Com isso, os pesquisadores constataram que uma dieta específica, levando em conta os tipos de alimentos mencionados podem promover ainda uma melhora na saúde mental a longo prazo. A saber, alguns tipos de alimentos ricos em fibras prebióticas e fermentação são:

  • Cebolas
  • Maçãs
  • Bananas
  • Aveia
  • Repolho

+++ Saiba quais alimentos evitar para ter uma boa memória

Trinta minutos de exercícios físicos por dia é suficiente para se manter saudável?

Confira esta dica de artigo do Blog da Medcel. Com base em estudos, o portal responde à pergunta: trinta minutos de exercícios físicos por dia é suficiente para se manter saudável? Assim, você poderá saber a quantidade ideal de tempo para a prática, a fim de estabelecer bons níveis de saúde. No Blog você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.