MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Conheça 5 efeitos colaterais do corticoide no corpo

Os efeitos colaterais do corticoide podem ser tanto leves e reversíveis como podem não ter volta. Medicamento altera o funcionamento de células do corpo todo

Cartelas de comprimidos e caixas de medicamentos
Cartelas de comprimidos e caixas de medicamentos - Agência Brasil

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 20/10/2022, às 12h26

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os corticoides modificam a estrutura do hormônio cortisol, provocando alterações em todo o corpo. O medicamento interfere no funcionamento de células de todo o organismo, afetando partes como pele, tecido gorduroso e ossos, por exemplo. Por isso, os efeitos colaterais do corticoide são muitos e podem ir desde leves a intensos e irreversíveis.

Corticoides costumam ser utilizados no tratamento de inflamações ou para reduzir a atividade do sistema imunológico, a fim tratar condições de saúde como artrite reumatóide, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, síndrome do intestino irritável. Também podem ser usados para o tratamento de reações alérgicas graves, algumas potencialmente graves e fatais.

+++ Uso de produtos para alisar cabelo aumenta a chance de desenvolver câncer

Confira 5 efeitos colaterais do corticoide

  1. Aumento de peso: os comprimidos ingeridos via oral costumam fazer com que o corpo retenha sal o que, consequentemente, pode levar ao acúmulo de líquidos no corpo, favorecendo o aumento de peso. Outra característica dos corticoides é que eles causam aumento do apetite, além de alterar o metabolismo, mudando a forma com que o corpo armazena gordura.
  2. Alterações na pele: apesar de ser mais comum ocorrer alterações na pele com a ingestão de doses mais altas, doses baixas também podem provocar as mudanças, devido à inibição de células da pele responsáveis pela produção de colágeno. Isso pode levar à formação de estrias vermelhas na pele em regiões como abdômen, coxas, seios e braços. Outro ponto é que o medicamento pode aumentar o risco de desenvolvimento de acne, pêlos das orelhas ou dermatite, da formação de marcas roxas na pele, a equimose, e a má cicatrização das feridas.
  3. Diabetes: em doses mais altas, o corticoide provoca a redução da produção de insulina pelo corpo ou o aumento da resistência à insulina, levando ao aumento da quantidade de glicose no sangue. Assim, o medicamento leva à maior predisposição à doença, sobretudo se houver histórico familiar de diabetes ou maior risco para esta condição.
  4. Hipertensão: por provocar a retenção de líquido e interferir na quantidade de água, sais e minerais no corpo como sódio, potássio e cálcio, podem provocar o aumento da pressão dentro dos vasos sanguíneos. Além disso, podem aumentar o colesterol total e a aterosclerose e o risco de pressão alta e doenças cardiovasculares, devido ao acúmulo de gordura nas correntes sanguíneas.
  5. Infecções mais frequentes: o medicamento enfraquece o sistema imunológico, deixando o organismo mais suscetível a desenvolver infecções, devido à maior vulnerabilidade na exposição a fungos, vírus, bactérias ou parasitas, aumentando o risco inclusive para infecções mais graves.

+++ Pesquisa indica quantas horas de sono por dia são necessárias para boa saúde de pessoas com mais de 50 anos

O que é ostomia?

Vai estudar para a prova de Residência Médica e não sabe o que é ostomia? Então, aqui vai uma super dica: o Blog Medcel tem conteúdos essenciais para passar nas provas e colocar você de frente com o seu objetivo. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!

*com informações de Tua Saúde

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.