MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

É possível prever gravidade da Covid-19 nas pessoas infectadas? Saiba mais

Estudo revela que substância presente no sangue pode prever gravidade da Covid-19 no organismo infectado. Entenda como

O estudo funciona a partir de análise de substâncias no sangue de pessoas com Covid | Foto: Agência Brasil
O estudo funciona a partir de análise de substâncias no sangue de pessoas com Covid | Foto: Agência Brasil

Glícia Lopes* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 22/06/2022, às 17h50

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da Universidade de São Paulo, descobriu um método que possibilita prever gravidade da Covid-19 em pessoas infectadas pelo coronavírus. O método segue uma análise do plasma sanguíneo e identifica uma variação na concentração de seis substâncias presentes no sangue: os metabólitos glicerol, formato, glucuronato, lactato, acetato e 3-aminoisobutirato. O estudo foi divulgado em 8 de junho pela revista científica Journal of Proteome Research.

A identificação da gravidade funciona a partir da análise da variação dessas substâncias. Quanto maior o desequilíbrio dessas células no sangue, mais graves eram os quadros da doença desenvolvidos pelos pacientes. O potencial desse sistema de avaliação pode ser usado como ferramenta pelos postos de triagem da Covid-19 evitando, logo nos estágios iniciais da contaminação.

+++ MPF recomenda que hospital de SC faça aborto em menina vítima de estupro

Como prever a gravidade da Covid-19?

A pesquisa foi iniciada em 2020, contando com a participação de 110 pacientes no estudo, que apresentavam sintomas gripais. Desse total, 53 possuíam a Covid e 57 não estavam com a doença causada pelo coronavírus. Dos total de pacientes, os pesquisadores notaram que dez precisaram de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dois deles chegaram a óbito.

Do grupo que apresentou sintomas mais graves, os pesquisadores reconheceram que haviam alterações significativas nos metabólitos, substâncias presentes no plasma sanguíneo e correlacionaram com a doença, constatando a possibilidade de prever a gravidade da Covid-19.

Essa descoberta pode auxiliar no controle da doença, a partir da identificação logo no estágio inicial da doença e da prevenção dos casos que poderão evoluir, voltando uma atenção mais adequada para esses pacientes, a fim de evitar, inclusive, que venha a óbito. A pesquisa pretende continuar se desenvolvendo para aprimorar os dados, a fim de incluir questões sobre gênero e faixa etária nas análises.

*Estagiária sob supervisão da jornalista Mylena Lira

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.